Essa rigorosa introdução à obra de Jacques Lacan aborda os grandes temas lacanianos: inconsciente, gozo, objeto a, fantasia e corpo, seguindo a mesma concepção do já consagrado livro Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise, do mesmo autor...
A presente obra, O Nome-do-Pai em Jacques Lacan: declinações e negatividade, como seu próprio título já indica, circunscreve o conceito lacaniano de Nome-do-Pai a partir de duas vias complementares: a da declinação e a da negatividade. Enquanto o primeiro termo destaca a existência, ao longo do perc..
Sem formalismos, sem dogmatismos, com precisão e entusiasmo, Miller guia seus auditórios em uma viagem empolgante, esclarecendo os textos de Lacan, atualizando Freud, passando pela ética e a lógica e oferecendo uma verdadeira introdução ao método psicanalítico.
Com essa coletânea o leitor brasileiro..
Reunião de nove conferências do autor. As cinco primeiras, conhecidas internacionalmente como "Conferências Caraquenhas", foram realizadas em outubro de 1979, e as quatro últimas, unidas pelo título "Duas Dimensões Clínicas: Sintoma e Fantasia", foram realizadas em Buenos Aires em 1983. Esses textos..
Dando continuidade a sua análise dos seminários de Lacan, Miller esmiúça O sinthoma – uma das últimas e mais complexas exposições do revolucionário psicanalista francês em torno da obra de James Joyce. O livro reúne 12 palestras onde importantes trechos do Seminário 23 foram analisados. Nesse livro,..
Jacques-Alain Miller reúne nesse livro extratos de aulas que ministrou entre 2008 e 2009 no Curso da Orientação Lacaniana, criado em 1980 no Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII. Com a finalidade de enfatizar o singular da experiência analítica, analisa textos de Escritos (pub..
A terceira é a última conferência de Jacques Lacan em Roma, por ocasião do VII Congresso da Escola Freudiana de Paris. Teoria de lalíngua é o pronunciamento subsequente de Jacques-Alain Miller, no qual ele discorre sobre esse conceito fundamental, retomado por Lacan em sua fala aos participantes. É ..
“A análise com Lacan não me curou definitivamente da angústia, mas mudou a minha vida. Me permitiu aceitar as minhas origens, o meu sexo biológico e me tornar mãe. Isso, por um lado, aconteceu graças ao interesse real dele pela mudança. Por outro, graças à maneira como trabalhava e que, ainda hoje..
Há cinco modalidades do outro em Lacan: o outro, meu semelhante; o Outro, lugar do inconsciente; o objeto a causa de desejo; o outro do laço social; e o Heteros, o Outro gozo, o qual abre a perspectiva de uma lógica da diferença radical. Esse livro aborda o pensamento lacaniano acerca da alteridade,..
Este terceiro volume da série Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, em nova edição revista e ampliada, apresenta os mais importantes conceitos clínicos da teoria psicanalítica — como transferência, resistência, repetição e elaboração —, além de introduzir a noção de deliberação na sua relação..
A Psicanálise praticada e pensada no Brasil é uma mixórdia colonizada, intimidada dos pés à cabeça pelo alemão de Freud, pelo inglês de Winnicott, pelo ilegivês de Lacan, pelo lerolês de Joyce, etc. Nessa embrulhada, nenhuma linha ou voz em brasilês canibalírico – a nossa língua! – capaz de desperta..
Introdução didática que esclarece, à luz de Freud e Lacan, os conceitos mais importantes da teoria psicanalítica, entre os quais: pulsão, recalque, sintoma, real-simbólico-imaginário, objeto a e sublimação.
Ao desenvolver amplamente os dois eixos principais da psicanálise (sexualidade e linguagem), ..
Os textos e as ideias de Jacques Lacan são tão difíceis que só especialistas conseguem compreendê-los. Se é isso que você pensa, é porque ainda não sabe Como ler Lacan.Slavoj Zizek, um dos grandes pensadores contemporâneos, será o seu guia nessa tarefa. Ele sabe colocar o leitor face a face com os t..
Encerrando a tetralogia Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, este volume aprofunda temas pouco desenvolvidos nos anteriores e enfoca a posição do analista em sua prática: num verdadeiro laboratório a cada sessão, entre ciência e arte.
Começando por considerar Sigmund Freud e Leonardo da V..
Com um olhar penetrante, Colette Soler mistura teoria com especialidade clínica. Ela explica de forma sedutora o que Lacan pensou sobre a controversa questão de diferença sexual. Com o cuidado que esse tópico merece, a autora discorre sobre questões como a concepção de mulher e a relação com o masoq..
Danieli Machado Bezerra fez a tese que quis sem minimizar a complexidade do objeto que ela construiu para pensar a contemporaneidade. Não concordamos sempre, tivemos boas discussões ao longo da jornada. Desde o título, o texto sustenta-se não propriamente em uma perspectiva interdisciplinar, mas em ..
Isolando de modo inédito um período fértil na obra de Freud, Marco Antonio Coutinho Jorge mostra a importância do conceito da fantasia na psicanálise. Para isso, analisa filmes, contos, poesias, pinturas, músicas e peças de teatro – produções artísticas onde a fantasia humana mais se revela.
O conc..
Lacan redivivus retrata em sua essência aquele que renovou a experiência psicanalítica: o homem, seu caráter, seus laços de afeto e a maneira como construiu seu ensino a partir de sua ideia pessoal de mundo.
Sob a tessitura cuidadosa de Jaques-Alain Miller e Christiane Alberti, reúnem-se nesta obra..
Nos anos 1950, Lacan falava de um inconsciente que era um discurso contínuo, e tal formulação não dizia respeito a um tempo que se prolonga, mas já se anunciava como uma antecipação do que viria a ser nomeado, posteriormente, como o real. À ideia de contínuo ele nos acrescenta suas elaborações sobre..
Quando se trata de aparelho psíquico, qual a diferença entre explicá-lo por conceitos, formalizá-lo com números ou mostrá-lo em imagens? Esse livro apresenta, com a ajuda de mais de trinta desenhos e esquemas, a revolucionária tentativa de Jacques Lacan de representar o real psíquico por meios imagi..
O autor empreende magníficas elaborações dos textos de Freud e Lacan ao tratar da formação do conceito de sujeito, além de refletir sobre ideias de Sócrates, Descartes, Nietzsche, Heidegger
e Foucault. O objetivo é negar a tese de que o novo milênio gerou um homem diferente, oriundo da necessidade d..
Terceiro volume da trilogia de grande sucesso entre psicanalistas e estudantes
Freud adiou a escrita de seus artigos sobre técnica por alguns anos, nos quais a experiência clínica lhe permitiu conceber o método e a finalidade da psicanálise. Marco Antonio Coutinho Jorge trata desse período, e situa..
Polêmico, excêntrico, genial, Lacan sacudiu a comunidade psicanalítica de seu tempo de modo tão violento que ainda desperta paixões radicais. A historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco novamente se debruça sobre a trajetória do mestre para revelar seu legado intelectual, além de peculiaridad..
Passadas cerca de duas décadas de sua publicação original, este primeiro volume da tetralogia Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan, grande sucesso entre psicanalistas e estudantes, ganha nova edição, inteiramente revista e ampliada.
Com clareza para condensar conteúdos teóricos complexos, Mar..