Nos anos 1950, Lacan falava de um inconsciente que era um discurso contínuo, e tal formulação não dizia respeito a um tempo que se prolonga, mas já se anunciava como uma antecipação do que viria a ser nomeado, posteriormente, como o real. À ideia de contínuo ele nos acrescenta suas elaborações sobre..
O livro Henri Bergson e o ensino de história trata do Tempo e da história, da Arte e do Ensino, do Jogo e da Experimentação. Utiliza para isso uma dupla interface: os escritos de Bergson e a perspectiva das filosofias da Diferença em Educação. Evidencia uma busca por novos meios de expressão didátic..
Henri Bergson é um dos filósofos fundamentais do século XX. Seus conceitos teóricos apóiam-se na idéia central de que a experiência se manifesta sob dois aspectos - de um lado, na forma de fatos localizados no espaço, cujo estudo constitui o domínio próprio da ciência; de outro, como intuição da pur..
Esse livro remonta o surgimento, a evolução e a decadência do império inca, bem como as pré-condições para seu aparecimento. Henri Favre mostra que a civilização inca, cujo apogeu se consubstancia na Cuzci imperial do século XV, foi marcada por um minucioso sistema de produção, a existência de class..
A obra procura introduzir a profissão do advogado em um contexto histórico. O autor mostra que mais do que profissionais que atuam 'por amor à arte', estes são homens cujo desempenho está em permanente tensão entre o ideal de justiça e o peso das contradições humanas...
Este livro reúne conferências sobre determinados problemas de psicologia e filosofia. Ele mostra como, a partir de uma análise crítica dos métodos e dos resultados científicos de sua época, Bergson desenvolve seu pensamento e sua filosofia, retorno consciente e refletido aos dados da intuição, que, ..
A filosofia não é apenas a volta do espírito a si mesmo, a coincidência da consciência humana com o princípio vivo de onde emana, uma tomada de contato com o esforço criador. É o aprofundamento do devir em geral, o evolucionismo verdadeiro e, por conseguinte, o verdadeiro prolongamento da ciência c..
Análise minuciosa sobre o fenômeno do sacrifício, tomando os exemplos dos rituais védicos e judaicos. Os autores – entre os pais fundadores das ciências sociais – descrevem os mecanismos dos rituais e a recorrência de alguns de seus elementos para então formular a unidade do conceito de sacrifício, ..
Bergson, o professor, é sistemático. A unidade constitui para ele a primeira exigência da mente. A possibilidade de uma unidade sistemática de nossos pensamentos é o primeiro critério da veracidade deles. Não há dúvida de que às vezes é preciso conjugar evidência racional e certeza moral. Mas esta a..
Este volume reúne quatro cursos que Bergson consagrou à filosofia grega de 1884 a 1899. Um curso sobre Plotino, provavelmente ministrado na École Normale Supérieure em 1898-1899, constitui o centro deste volume. Um curso mais geral e escolar, sobre a história da filosofia grega; algumas páginas de u..