Corpo para que te quero se inscreve na tradição de pesquisas e publicações que o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e intervenção Social da PUC-Rio, LIPIS, vem desenvolvendo. Mais uma vez, com agudo rigor teórico e originalidade, sem, contudo, perder o dom da leitura agradável, as organizadora..
Este é o quarto volume de coletâneas dedicadas aos estudos do corpo, em uma perspectiva interdisciplinar, que tenho o prazer de apresentar. Fruto de investigações que vêm sendo desenvolvidas no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – Lipis, da PUC-Rio, vinculado a esta vice-r..
O que pode um corpo? Como decifrar suas diversas formas de expressividade? Qual a sua linguagem? Como sofrem, afinal, os nossos corpos? Mais uma vez, as organizadoras deste livro trazem-nos os frutos de suas pesquisas no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (Lipis) e em suas..
Que corpo é este que anda sempre comigo? aborda a ampla discussão sobre os "discursos do corpo" na contemporaneidade. Do culto ao corpo à obrigação de ser bela, da dor do envelhecimento à anorexia e automutilação de jovens adolescentes, da obesidade infantil ao trauma inscrito no corpo, do percurso ..
Para além das mortes vividas, a pandemia que vivemos nos últimos dois anos, e que ainda nos assombra, trouxe em seu bojo novas formas de vivenciar a dor antes inimagináveis. Como Antígonas, muitos não pudemos enterrar nossos mortos. Como zubis, perdemos a dimensão de olhar um rosto sem máscara. O co..
A autora foi buscar a constituição da história da educação de Vilhena em entrevistas realizadas com ex-professores e ex-alunos que viveram a dinâmica do período delineado e que, hoje, narram as experiências individuais e coletivas daqueles que regeram os fatos e podem nos apresentar uma visão do aco..
Joana de Vilhena Novaes usa com muita coragem seu aprendizado sobre as atividades do pensamento ao se expor de corpo e alma na arte de imitar a vida. Sua poesia transita pelo perigoso território do desejo — a aceitação e a rejeição — no eterno embate entre o amor e as paixões. Joana revela a escolha..
No livro O Farol de Joana Preta: Heterotopias e Memórias em Olivedos- PB (1940-1970), encontram-se narrativas que anunciam uma tessitura de fios que compõem uma história, com um espaço apresentado como objeto do conhecimento histórico, o "Farol e Joana Preta" enquanto protagonista desse espaço e rep..
Organizado em torno às inúmeras articulações possíveis entre psicanálise e clínica ampliada, este livro é o segundo de uma série derivada de encontros entre pesquisadores interessados em ampliar o objeto da clínica e em pensar modos de intervenção a partir das relações entre os processos de subjetiv..
O livro Expressões da Violência: Experiências de Intervenção e Pesquisa em Serviço Social é uma coletânea de artigos que versam sobre o tema da violência na contemporaneidade. É um convite de leitura aos pesquisadores, profissionais, estudantes e interessados pelo tema, mas, sobretudo, pela leitura ..
A principal motivação para a reedição deste trabalho, escrito há mais de 25 anos, é partilhar com uma nova geração de leitores a proposição de uma teoria ao mesmo tempo democrática e eticamente fundamentada sobre os limites materiais ao poder de reforma estabelecidos pela Constituição de 1988, como ..
Istanbul: sonho e tortura narra a história do jovem Henrique Ferreira durante sua viagem à Turquia. Os problemas cotidianos enfrentados juntamente da solidão aguda vivida devido tanto às diferenças culturais, quanto às barreiras de linguagem, transformam-se em gatilhos para desencadear problemas psi..
A crise de representatividade dos Poderes Executivo e Legislativo tem acarretado uma sobreposição do Poder Judiciário, como última instância capaz de solucionar os problemas sociais e institucionais. Mas se as decisões ativistas são vistas como única solução diante dos problemas das instituições púb..
Histórias no Singular: textos, práticas & sujeitos, livro organizado por Giselle Martins Venancio, Nayara Galeno do Vale e André Furtado, reúne uma plêiade de jovens pesquisadores brasileiros instigados em desvelar e compreender as ações e trajetórias de diferentes sujeitos sociais. Personagens de h..
Este livro apresenta-se sob a forma de coletânea, resultado de um processo mais amplo que inclui dissertações e teses que estudaram a anemia falciforme em crianças e adolescentes, as quais vêm sendo desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Medicina Humana e no Mestrado de Tecnologias em Saúde –..
Estratégias para a Acreditação dos Serviços de Saúde chega a nós quando mais precisamos de informações consistentes, advindas de fontes confiáveis e publicadas por autores conscientes de suas responsabilidades na partilha do conhecimento em gestão de saúde. Admirável a iniciativa de Gilvane Lolato, ..
Este livro reúne os textos das intervenções do colóquio Quelle droite a pris le pouvoir au Brésil? Perspectives comparatistes, realizado em Paris, na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, nos dias 30 e 31 de maio de 2017. Naquele momento, a preocupação dos organizadores enquanto historiadores..
Se você tiver que responder: “Qual o maior desafio que enfrentamos como seres humanos?”, provavelmente sua mente e seu coração o levarão a diferentes direções. Como saber qual é a direção certa? O que o faz inclinar-se por este ou aquele caminho? Como ser humano sem perder a humanidade? Qual é, afin..
Sem a mediação teórica para se tornar práxis, a experiência sozinha conduz ao tecnicismo. Da mesma forma, uma teoria não mediada pela prática se torna mero palavreado. Por isso a centralidade da mediação pedagógica está na dimensão relacional na medida em que a educação articula-se com o todo, coope..
A partir dos estudos de Breuer e Freud sobre os fenômenos de conversão, os pensadores da Psicanálise começaram a interrogar-se sobre o modo como a função psíquica relaciona-se com a dimensão corpórea. Freud falava sobre como se daria o “salto misterioso” do psiquismo sobre a corporeidade. Até então,..
Livro em roda: elos entre aldeia, escola indígena e universidade é uma coletânea de textos que reúne pensares e fazeres no contexto das relações entre aldeia, escola indígena e universidade. Com artigos produzidos por pesquisadores com trânsito transdisciplinar, a publicação nasce a partir do encont..
Este livro apresenta os resumos da 1ª Conferência Internacional de Países de Língua Lusófona e Tcheca: Educação, Arte, Tecnologia e Empreendedorismo, realizada em 26 e 27 de outubro de 2020, na Universidade West of Bohemia, em Pilsen, na República Tcheca, e representa o trabalho de uma equipe de pro..
O livro Racismo na pandemia da covid-19 no Brasil, nos EUA e na França chama a atenção para os índices de morbimortalidade entre a população negra e branca nos países em destaque.
As autoras reúnem geografias afro-diaspóricas com metodologias feministas negras de forma crítica e abrem espaços para a..
O livro O fracasso NÃO é escolar é uma reflexão sobre o pano de fundo, ou seja, a essência de um tema que completa, no mínimo, quarenta anos na educação brasileira: o fracasso escolar.
Mas será que o fracasso é mesmo escolar? Que fenômenos podem justificar esse fracasso somente no espaço escolar? O ..