Ainda criança, quando viajava quase anualmente ao Rio de Janeiro para visitar minha avó materna, tive meu primeiro contato com a pichação. Não sabia dizer se achava aquilo bonito ou feio, mas a cada retorno a Campo Grande, mais e mais estranhos eram para mim os muros limpos da minha cidade natal. A ..
Depois de trabalhar a terra e plantar as sementes, nada mais alegre do que colher os frutos. As festas juninas brasileiras, principalmente no Nordeste, celebram a prosperidade e a fartura das colheitas. Bandeira de São João, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, conta, em uma narrativa simples e..
O campo da Biblioteconomia, no âmbito das tecnologias de informação e comunicação, tem contribuído para o desenvolvimento de interfaces acessíveis, que atendam a diferentes comunidades de usuários e suas necessidades informacionais. Em Educação a distância para surdos: acessibilidade de plataformas ..
A reunião dos textos teatrais de João do Rio procura fazer justiça ao escritor, que há muito merecia ter seu trabalho de dramaturgo reeditado. No jornalismo, desde cedo, João do Rio mostrou-se interessado pela vida teatral da cidade do Rio de Janeiro. As peças aqui agrupadas, ainda hoje, revelam-se ..
João do Rio foi o pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), um dos autores mais conhecidos – e controversos – do início do século XX no Rio de Janeiro. Cronista prolífico, ele também foi crítico de arte, escreveu romances, ensaios, contos, peças de teatro, conferências sobre dança, moda, ..
Você já se perguntou qual Jesus você conhece? Qual é o recorte da vida de Jesus que você mais teve acesso? Mais ouviu falar? Mais leu? Quais óculos lhe ofereceram para ler e interpretar a vida de Jesus? Ou você ainda é uma daquelas pessoas inocentes que acredita que existe uma leitura neutra sobre o..
Em Funk Ostentação SP-ZN o autor busca compreender a cena musical do funk ostentação entre jovens que vivem nas comunidades periféricas da região norte da cidade de São Paulo, especificamente nos bairros da Freguesia do ó e da Brasilândia. Trata-se de observar os fenômenos de construção de sentidos ..
O livro A pedagogia Hip-Hop: consciência, resistência e saberes em luta, permite-nos reescrever a história sobre a população negra de forma criativa. Caracteriza-se pelo conjunto de experiências relacionadas às histórias e às práticas culturais que nos foram negadas com base nas atividades realizada..
O que propor e esperar de uma formação universitária para o século XXI? Provavelmente essas sejam duas questões que interpelam os formuladores de políticas educacionais para o ensino superior, bem como docentes e alunos, independentemente dos domínios do conhecimento. Sendo um dos produtos do Seminá..
O Manual Eletrônico sobre artefatos durante a preparação de lâminas histológicas está destinado, em sua concepção, aos estudantes de graduação e pós-graduação das Ciências da Saúde. Busca-se, com ele, auxiliar os estudantes na identificação de artefatos, na preparação e na conservação de lâminas his..
Poderíamos dizer, então, que o vigor da diferença e da repetição reside em promover uma espécie de clínica filosófica, de saúde, de novo vitalismo, a partir do qual a Filosofia renuncia a servir a toda e qualquer moral, a todos os fundamentos transcendentes, conquistando um encontro com um fora, em ..
Retratos imorais é um livro inquietante; sua primeira impressão é a do choque. Ronaldo Correia de Brito se distancia de suas obras anteriores, amplifica as tensões íntimas de Galileia para criar uma coleção de contos cheia de fúria, de dor, que vibra com uma força criadora pouco vista na literatura ..
Em Sob o sol da transformação: um convite para mudar sua vida, você será guiado por uma jornada inspiradora de autodescoberta e crescimento pessoal. O autor combina habilmente orações tocantes, reflexões esclarecedoras e mensagens inspiradoras para oferecer um guia compassivo rumo a uma vida plena.
C..
Três primos atravessam o sertão cearense para visitar o avô Raimundo Caetano, patriarca de uma família numerosa e decadente que definha na sede da fazenda Galileia. Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. Ismael, Davi e Adonias passaram parte da infância ali, mas fizeram o possível para cortar s..
Uma introdução à vida e obra de Hannah Arendt, pensadora que buscou compreender os traços sombrios de nossos tempos, assim como suas possibilidades políticas mais luminosas.
Com clareza e abrangência, esse volume é um convite à leitura da filósofa alemã e uma defesa da atualidade de seu pensamento...
Prestes a completar oitenta anos, Esperança percebe que sua memória está cada vez mais confusa. Para se reconectar às lembranças do passado, decide escrever sobre as pessoas e o lugar da sua infância. Tendo os grandes eventos políticos do final dos anos 1930 a 1960 como pano de fundo, ela reconstitu..
A cada livro, Ronaldo Correia de Brito expande os limites de sua ficção, e da própria literatura brasileira. Já no primeiro conto, duas irmãs velhas estão presas a uma casa antiga e se recordam de tragédias passadas enquanto, do lado de fora, caminhões e escavadeiras varam a noite à procura de um ca..
O campo de conhecimento e atuação da arquitetura e do urbanismo se envolve com diversas escalas de observação. Este livro apresenta olhares que se debruçam sobre três dessas escalas: a arquitetura do espaço fechado, a arquitetura do espaço livre e a arquitetura da cidade. Observou-se nas duas primei..
O novo e impactante romance de Ronaldo Correia de Brito recria um Brasil mitológico, onde a vontade dos homens se impõe pela força. Aqui, histórias e lendas se mesclam — como afluentes de um rio — a uma saga familiar entremeada por embates de poder e paixões.
José e João são ainda crianças quando de..
O livro Interdisciplinaridade em (dis)curso aborda a interdisciplinaridade como um pertinente caminho paradigmático, teórico, discursivo e metodológico a ser trilhado pelo pesquisador da área de Meio Ambiente. A obra traz uma discussão inovadora, rica e fluida sobre o assunto, por meio da Análise do..
A Rede Federal de Educação Profissional no Brasil, desde sua implantação, em 1909, vive um eterno reformismo. Muitas mudanças promoveram alterações em sua estrutura organizacional e em sua oferta de diferentes cursos e níveis de ensino. Com isso, muitos nomes foram dados às instituições dessa rede, c..
Muito bom ver e sentir a narrativa histórica sendo construída, e nós, como leitores(as), perguntarmos o tempo todo: o que vem depois?Este livro é trama enredada! É trama que o leitor entra, apreende e pensa. É trama que faz o leitor sentir. Mas, acima de tudo, é trama que incita o movimento e a não ..
Benjamin e Theo são coelhos jardineiros que levam gentileza, alegria e cor por onde passam, mesmo quando tudo parece cinza e triste. Entretanto, num inverno rigoroso, eles precisam buscar apoio de um lobo cinzento e rabugento para evitar perder toda a plantação. Será que eles vão conseguir ajuda?..
Mas o verdadeiro destaque desta obra de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima é o carnaval recifense, com muito frevo e maracatu. O livro faz parte da Trilogia das Festas Brasileiras, que incluem Baile do Menino Deus e Bandeira de São João. Povoado de cantigas e referências tradicionais da cultura n..