Você já se perguntou qual Jesus você conhece? Qual é o recorte da vida de Jesus que você mais teve acesso? Mais ouviu falar? Mais leu? Quais óculos lhe ofereceram para ler e interpretar a vida de Jesus? Ou você ainda é uma daquelas pessoas inocentes que acredita que existe uma leitura neutra sobre o..
João do Rio foi o pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), um dos autores mais conhecidos – e controversos – do início do século XX no Rio de Janeiro. Cronista prolífico, ele também foi crítico de arte, escreveu romances, ensaios, contos, peças de teatro, conferências sobre dança, moda, ..
A reunião dos textos teatrais de João do Rio procura fazer justiça ao escritor, que há muito merecia ter seu trabalho de dramaturgo reeditado. No jornalismo, desde cedo, João do Rio mostrou-se interessado pela vida teatral da cidade do Rio de Janeiro. As peças aqui agrupadas, ainda hoje, revelam-se ..
O ser humano não vive um dia sequer sem exercitar milhares de atos de fé e confiança em seus semelhantes. Esse livro aborda a fé em diversos aspectos, como o humano e o religioso, buscando demonstrar seu pertencimento à estrutura humana...
O livro didático O que comemos e o que bebemos: uma abordagem prática foi desenvolvido para professores a fim de auxiliá-los em suas atividades em sala de aula. Neste material, abordamos questões referentes a conteúdos de Bioquímica básica direcionados ao ensino superior, mas que podem facilmente se..
Neste livro você irá encontrar um esforço teórico e político de professores-pesquisadores que investigam a universidade. São diversas pesquisas sobre o tema, encontradas em artigos inéditos e outros já publicados, sobretudo em periódicos, que, juntos, contribuirão para uma reflexão das problemáticas..
A obra de João Batista Rodrigues da Silva apresenta importantes reflexões acerca da formação continuada de professores que lecionam matemática, por meio de uma sequência didática que abrange adição e subtração, com (re)agrupamento e o ábaco. Assim, o objetivo é possibilitar ao professor uma análise ..
Goiás tem a tradição de ações coletivas muito combativas de jovens secundaristas, ao menos desde o movimento estudantil de 1968. Igualmente, nas Jornadas de 2013, em que "jovens pobres" tiveram atuação impactante em ações nas periferias de Goiânia e em outras cidades. Enfim, é tema deste importante ..
Na obra Ensino dos Direitos Humanos: o equívoco da Educação, João Batista de Campos Rocha, de forma sucinta e corajosa, fazendo uma "interface" entre o olhar do Direito e o da Educação, aponta alguns "gargalos" que dificultam que a Educação em Direitos Humanos tenha pleno desenvolvimento e realizaçã..
Desde as minhas primeiras memórias, fui atravessado por dois polos: o Ideal e o Real. Assim se deu a construção de parte da minha subjetividade, por meio desses dois extremos antagônicos e paradoxalmente complementares. Foi deles que sempre me alimentei durante toda a minha existência. Hoje, na fase..
A ditadura militar instaurada no Brasil a partir do golpe de 1964 contou com expressivo apoio de segmentos da sociedade brasileira, entre os quais, destaque-se a participação da imprensa, tema já estudado há tempos por diversos historiadores. Muito já se sabe sobre a atuação de jornais do Sudeste, n..
O que é Estudos Antrópicos na Amazônia? Como decifrar suas diversas formas de expressividades? Qual sua linguagem? Como as relações de antropização podem se dar, afinal? Os organizadores deste livro trazem-nos os frutos de seus incentivos epistemológicos em diálogos de saberes e práticas com outros ..
Nos anos 1990 o hip-hop passou a chamar a atenção de vários pesquisadores das Ciências Sociais voltados para as temáticas de juventude, de movimentos sociais, de relações raciais e da sociedade civil. Oriundo de Nova York e entendido como uma expressão cultural, artística e política da população afr..
A Medida Provisória é um dos instrumentos basilares do Estado Democrático de Direito, isso ninguém discute. Já a sua imoderada e abusiva utilização tem sido objeto de muitos e variados estudos, desde que foi adotada pela Constituição de 1988. A presente obra busca transcender a simples análise do In..
O livro Universidade e trabalho na Amazônia investiga a relação entre universidade e trabalho, com o objetivo de compreender quais são as concepções de trabalho que fundamentam as pesquisas de pós-graduação realizadas na Universidade Federal do Pará (UFPA), com base nas produções acadêmicas apresent..
Caro(a) leitor(a), temos a imensa satisfação em apresentar-lhe esta obra, intitulada Inclusão de pessoas com deficiência nos Cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Ao percorrer as páginas deste livro, você se apropriará de informações, esclarecimentos e maiores co..
O livro Radicalização e Crise: o protagonismo das frentes parlamentares no Governo João Goulart (1961-1964) reconstitui os principais acontecimentos políticos do início da década de 1960 à luz de dois atores pouco estudados pela literatura especializada: a Frente Parlamentar Nacionalista e a Ação De..
Este livro lança uma nova leitura sobre a presença de Sevilha nos poemas de João Cabral de Melo Neto com base no estudo da obra poética Sevilha andando (1989), dividida em duas partes, “Sevilha andando” e “Andando Sevilha”. O livro focaliza a segunda parte, “Andando Sevilha”, ainda pouco estudada, c..
Será que conhecemos o Patrimônio Histórico e Cultural de São João de Meriti? Como é possível identificá-lo? Quais são os bens importantes a serem preservados para as futuras gerações? Como reconhecer o valor histórico e cultural desses bens? O importante é considerar sua historicidade ou as tradiçõe..
Wilhelm Heinrichs, jovem alemão, parte de sua terra natal em 1956 para a realização de um sonho. Chega ao Brasil guiado pela fé cristã e, com o exemplo de São Francisco de Assis, tem o firme propósito de trabalhar para servir as crianças e jovens na educação. Membro da Congregação dos Irmãos dos Pob..
Apiruí é um típico vilarejo do interior do Nordeste brasileiro que sofre com as consequências da seca. É sobre esse vilarejo fictício que Ruggeri Souza escreveu no romance João: uma história. A trama deste livro é inicialmente ambientada nesse sertão, região marcada por chuvas escassas e irregulares..
Por que excluíram a eugenia das biografias paranaenses? História da Eugenia e da Medicina no Paraná é livro significativo para quem quiser compreender a ciência eugênica em suas apropriações médicas no Paraná do início do século XX. Trabalhando o conceito de sociografia médica, o autor visa compreen..
“Canção de amor para João Gilberto Noll” é um livro singular, que desafia definições. Ele se situa entre a crítica literária, que interpela a rica e originalíssima obra do escritor brasileiro João Gilberto Noll, e o exercício poético e ficcional, deliberadamente se misturando com a obra literária em..
Líder carismático, prefeito revolucionário e deputado estadual influente. O visionário Miguel é retratado sob vários aspectos pela autora, filha, expectadora privilegiada da trajetória do pai e detentora das memórias do homem que encantava pelo magnetismo pessoal e habilidade incomum para dialogar c..