Neste livro, que inaugura a coleção de ensaios da Temporal, Sarrazac rejeita a crítica de teatro" - entendida como uma crítica estritamente jornalística - e propõe uma "crítica do teatro". Isto é, um debate mais profundo a respeito da própria ideia do teatro, cujo propósito maior não é o de julgar, ..
O caminho da liberdade em Emílio, de Jean-Jacques Rousseau aborda, investiga e analisa as concepções filosófico-educacionais de Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou da educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a o..
Em clara alusão ao filme "História(s) do cinema", de Jean-Luc Godard, este livro guarda sua originalidade não só no modo como o autor trata a identificação das citações e alusões literárias nos filmes estudados, mas principalmente nas relações traçadas entre elementos desses filmes e aspectos de obr..
Nem por Freud, nem contra Freud, mas com Freud. Este livro em forma de manifesto está longe de ser uma apologia sistemática; é um convite ao prazer de uma obra redescoberta...
O pensamento de Pierre Lévy – Comunicação e Tecnologia é uma introdução à filosofia deste que é tido como um dos maiores pensadores de cibernética, escrita de forma a organizar seu pensamento e destacar a evolução de suas ideias, mostrando seus principais conceitos e propostas. Lévy articulou seu pe..
formação profissional em Educação Física: trajetórias à luz de Pierre Bourdieu apresenta um estudo que analisa o ser social como síntese da pluralidade de mundos, dotado de diversidade de disposições e de modos de agir, sentir e pensar. No trabalho, analisa-se, à luz dessa perspectiva, a trajetória ..
A obra As diferentes faces e interfaces de uma educação para o século XXI: diálogos fronteiriços com Paulo Freire, Edgar Morin, Fernando Hernández, Pierre Lévy e Rodolf Steiner propõe a você ampliar seus horizontes e superar o conhecimento cartesiano, reducionista e mecânico, ainda tão presente em n..
Experiência e moral: Pierre Bayle e o ateísmo virtuoso mostra que o arsenal crítico de Bayle se traduz em uma investigação da superstição, uma interrogação sobre os supostos laços indissolúveis entre sociedade e religião, uma crítica ao inatismo da ideia de um deus em todos os homens, uma indagação ..
Este livro mostra como os adeptos das expressões fundamentalistas das três religiões (judaísmo, cristianismo e islamismo) convergem perfeitamente na rejeição das tendências surgidas na modernidade: a autonomia do homem que quer governar-se conforme sua própria razão; a democracia que instaurou a sep..
A relação entre Jesus e Maria Madalena escreve uma das páginas mais lindas do Evangelho. É exatamente sobre este encontro que o novo livro de Leloup é narrado, a partir do momento em que o arrependimento da humanidade encontra a compaixão de Deus. Este livro fala da intimidade de Cristo e revela um ..
A agitação geopolítica internacional e os conflitos armados que a humanidade vem atravessando há anos proporcionam a ocasião para esta reflexão sobre a teoria de Freud acerca da “Guerra e da Morte”. Baseada no mito da horda primitiva, da morte do pai e da dívida comum, a sociedade, segundo o fundado..
Ao caracterizar a arte do ator hoje, em toda a sua diversidade, esse livro não dispensa referências históricas que chegam ao teatro grego, à commedia dell'arte e à cena romântica, embora seu terreno privilegiado sejam os trinta anos que começam na década de 1950, com o pós-guerra. O universo do palc..
Nem sempre a escola regular é capaz de ofertar a disciplina de Língua Inglesa com qualidade, o que influencia fortemente a forma negativa com que o ensino e a aprendizagem dessa disciplina são vistos pelos alunos e pelos próprios professores, gerando e cristalizando a crença de que "só se aprende In..
O centro da Ilíada é, na verdade, apenas um episódio da guerra de Tróia - a desavença entre Agamêmnon e o célebre herói Aquiles, ambos gregos. Neste livro estão narrados em prosa os acontecimentos mais notáveis da Ilíada. Sua linguagem é simples e bonita, dando oportunidade aos jovens leitores de co..
Avaliações externas em larga escala. Você certamente já ouviu falar. Os testes recebem diferentes nomes em cada sistema educacional e se espalham pelos quatro cantos do mundo. Com a popularização das políticas educacionais organizadas a partir das avaliações externas, a "prova" que milhares de estud..
Jean-Yves Leloup re-interpreta o relacionamento entre Judas e Jesus e coloca neste texto o resultado de um estudo profundo sobre os apócrifos, definindo a imagem de Judas como uma simbólica representação do lado obscuro dos seres humanos. Um livro de conteúdo radical e revelador...
A obra ora intitulada As TDIC no cenário da educação: reflexões para a formação universitária contemporânea procura explorar as diferentes práticas multiletradas fomentadas em sala de aula, assim como os desdobramentos dessas ações para o/no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. A pes..
A despeito de suas reduzidas dimensões, esse trabalho reconstitui a história da filosofia da arte, desde a imitação, o problema da estética, o destino da arte, a imaginação, até o artista (incluindo o caso Wagner), a arte e verdade, e a expressão. Conclui que, de Kant a Merleau-Ponty, uma questão nã..
Esta obra é fruto do ensino dispensado por Jean Rivero na Faculdade de Direito de Paris. A edição obteve grande sucesso, impressionando pela originalidade do seu procedimento, que consistia em publicar em duas partes distintas que na edição original formavam dois volumes a teoria geral dos direito..
Neste livro, Coquet analisa a linguagem como o "nosso elemento". Ela é como a água que é o elemento dos peixes" (Merleau-Ponty). Não é, portanto, um "exterior", um elemento que possamos nos contentar em observar. Ela é constitutiva de nossa realidade. É dela que necessitamos para levar a cabo nossa ..
Uma abordagem otimista para a economia do século XXI
Nessa obra, o Nobel de economia Jean Tirole estabelece uma nova agenda para o papel da economia na sociedade. Otimista e instrutiva, escrita para um público abrangente, trata-se de um manifesto apaixonado em defesa de um mundo no qual a economia..
O latim, língua de um povo "amoroso e ávido de raças estrangeiras", segundo a célebre fórmula de Nietzsche, tornou-se no Ocidente, durante quase dois mil anos, a língua viva da filosofia, a de santo Agostinho, Descartes, Espinosa, Leibniz. Neste 'Vocabulário latino da filosofia', o propósito é tripl..
Desde sempre, os carneiros se deixam devorar pelo lobo. Com isso todo mundo concorda. Então, quando o lobo levou o carneiro doente, ninguém disse nada, pois ninguém mais estava doente. Quando o lobo levou o carneiro preto, ninguém disse nada porque ninguém mais era preto. Mas, quando o lobo devorou ..