Com espírito crítico e rigor analítico, o livro Educação superior e trabalho docente no serviço social: processos atuais, intensificação, produtivismo e resistências realiza uma radiografia acurada da relação entre o magistério superior e o trabalho docente, a qual se afasta, radicalmente, das inter..
Em Liberdade perseguida: do sonho americano a alguns meses em uma prisão federal, Janaina Nascimento conta sua história, na qual, no decorrer de 20 anos, viveu do sonho ao pesadelo americano. Em junho de 2019, ela recebe um e-mail que mudaria sua vida para sempre: foi acusada de venda de produtos mé..
A obra tem por objetivo apresentar o tratamento legal e normativo adequado à atividade do registrador diante da declaração de nascimento. Assim como examinar os aspectos mais relevantes do registro civil de nascimento, o mais destacado dos atos de registro no ordenamento jurídico: de um lado permite..
O livro Psicologia e psicopatologia perinatal: sobre o (re)nascimento psíquico se dedica à apresentação e discussão dos principais conceitos e fenômenos psíquicos envolvidos no período perinatal; embora, subjetivamente, a maternidade e a paternidade sejam um “mundo”. A autora parte do princípio de q..
O livro O nascimento da biopolítica em Mato Grosso trata do entrelaçamento das vidas e das formas de governá-las. Entre fazer morrer e deixar viver, e fazer viver e deixar morrer, toda uma história de domínio, violência e exercício de poder desenvolve-se na tentativa de controle das populações mato-..
Em 1872, Nietzsche publica O nascimento da tragédia, provocando forte reação dos defensores da filologia pura. Além de recorrer à oposição entre apolíneo e dionisíaco para explicar a origem da tragédia, Nietzsche denunciava a morte da tragédia pelo socratismo estético e propunha seu renascimento na ..
Um dos débitos que a Psicologia ainda tem a pagar com a sociedade decorre de sua recusa em fazer a crítica da própria história, ou seja, dos seus saberes e fazeres historicamente constituídos que a tornam uma ciência ideológica. O livro O nascimento da Psicologia Social no Brasil: uma crítica a Raul..
Neste livro, cotejo proposto entre os quatro grandes doutores (Tomás, Escoto, Ockham, Suarez) ambiciona lançar luz às questões principiais necessárias para a reflexão do jurista, do legislador ou do filósofo. Não será possível que ela permita discernir respostas e, mais ainda, a fonte delas, o ipsa ..
Do surgimento do primeiro jornal brasileiro, em 1808, ao princípio do Império, esse volume mostra como a imprensa influenciou o processo de independência da nação, em um período em que política e imprensa se confundiram da forma mais radical...
Com uma abordagem filosófica ampla e rigorosa, além do esmero que caracteriza suas obras, Roberto Machado investiga a formação do pensamento sobre o trágico desde o seu surgimento na modernidade até Nietzsche, filósofo que fez a crítica mais radical do projeto moderno. Ao pensar o trágico em sua re..
A transformação digital na educação: da teoria à prática é uma viagem profunda e envolvente pelo universo da educação na era digital. Em um mundo onde a tecnologia permeia cada aspecto de nossas vidas, como a educação pode adaptar-se, evoluir e prosperar? Este livro não é apenas uma reflexão sobre o..
O livro Trajetórias de desenvolvimento adulto e cuidado lança um novo olhar sobre a questão do cuidado informal na subjetividade das mulheres que cuidam. Trata-se de uma abordagem voltada para aspectos éticos e socioculturais relativos ao cuidado com pessoas idosas e dependentes e sua interface com ..
O livro Viver à flor (e ao corte) da pele: estudo sobre a autolesão entre jovens lança uma perspectiva peculiar sobre a autolesão juvenil tão presente na atualidade. A obra propõe uma interpretação e compreensão desse fenômeno sob uma perspectiva sociológica a partir dos relatos, fotos e entrevistas..
Este livro se constrói a partir de experiências na educação especial e com as reflexões das aulas de mestrado e de doutorado em Educação na Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Na busca por conhecimento ou, mais bem dito, por uma epistemologia e uma sociologia voltadas à educação especial e..
Espaços Gendrados em Narrativas de Júlia Lopes de Almeida aborda a produção literária dessa autora brasileira, realizando uma análise crítica dos espaços ocupados por homens e mulheres em duas narrativas especificamente: A viúva Simões e A Falência, ambas escritas na virada do século XIX para o sécu..
Esta obra busca compreender o olhar do professor de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre a sala de aula invertida, suas estratégias na organização do espaço virtual de aprendizagem e como a formação continuada pode qualificar o processo de ensino-aprendizagem. A obra propõe refletir sobre o que ..
“Era uma vez...” costuma ser uma expressão bastante comum e utilizada por muitos para dar início a alguma história, especialmente de cunho infantil. Utilizando-se dela, o narrador tende a convidar o leitor ou ouvinte a interromper o que está fazendo e a disponibilizar sua atenção ou imaginação para ..
Uma dança para liberdade: redescobrindo identidades aborda como a dança influencia intimamente os seres dançantes, em especial aqueles que se encontram privados de sua liberdade. O leitor irá imergir nesse mundo pela perspectiva dos direitos humanos e da dança juntamente à autora e experimentar as s..
Este estudo visa analisar como se insere a representação dos povos indígenas no livro didático do 7° ano do ensino fundamental. Explorando a discussão racial do século XIX até o século XX no Brasil e suas influências no discurso de construção da identidade do povo brasileiro formado por indígenas, n..
Diga-me que formação se está dando para os professores e te direi que governo é esse. Pelo lugar estratégico que os professores especialmente os da rede pública possuem nas nossas sociedades, os valores com que se formam os profissionais definem a natureza de um governo, de suas políticas e das suas..
Ao localizar o Brasil dentre as várias possessões portuguesas, antecedendo o processo hoje denominado globalização, esse livro traz também uma reflexão sobre o que significa a herança do período colonial para o Brasil contemporâneo...
O livro A temática ambiental na escola e os artefatos da indústria cultural apresenta uma reflexão sobre o modo como a crise ambiental vivenciada na atualidade pode demonstrar, de forma evidente, que o modelo de relação historicamente edificado entre seres humanos e natureza tornou-se destrutivo e i..
O livro As ações afirmativas e as lutas dos movimentos negros nos sertões das Gerais apresenta para o debate nacional análise do papel do Estado e dos movimentos negros na criação e implementação de ações afirmativas como políticas públicas de estado, desconstruindo a ideia de que essas ações advêm ..
práticas de desempoderamento docente no cotidiano escolar gira ao redor de cinco eixos: saberes docentes e competência profissional, reuniões pedagógicas e ação docente, contexto escolar e valorização docente, processos avaliativos e docência e, finalmente, autonomia docente. Tais eixos, que fazem p..