A terceira é a última conferência de Jacques Lacan em Roma, por ocasião do VII Congresso da Escola Freudiana de Paris. Teoria de lalíngua é o pronunciamento subsequente de Jacques-Alain Miller, no qual ele discorre sobre esse conceito fundamental, retomado por Lacan em sua fala aos participantes. É ..
O caminho da liberdade em Emílio, de Jean-Jacques Rousseau aborda, investiga e analisa as concepções filosófico-educacionais de Jean-Jacques Rousseau, apresentadas no Emílio ou da educação, tratado filosófico e educacional escrito no século XVIII. O ponto de partida encontra-se no Discurso sobre a o..
Essa rigorosa introdução à obra de Jacques Lacan aborda os grandes temas lacanianos: inconsciente, gozo, objeto a, fantasia e corpo, seguindo a mesma concepção do já consagrado livro Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise, do mesmo autor...
A presente obra, O Nome-do-Pai em Jacques Lacan: declinações e negatividade, como seu próprio título já indica, circunscreve o conceito lacaniano de Nome-do-Pai a partir de duas vias complementares: a da declinação e a da negatividade. Enquanto o primeiro termo destaca a existência, ao longo do perc..
A literatura de Jacques Fux se caracteriza pela intertextualidade, pela autorreflexividade e por uma postura lúdica (e lúcida) em relação a suas interrogações a respeito da literatura e da vida, da ficção e da realidade. No conto “Ménage à trois” e no filme Ménage literário: uma investigação sobre a..
O filósofo Jacques Derrida e a historiadora Elisabeth Roudinesco, ambos intelectuais respeitados e reconhecidos, buscam responder à pergunta - sempre atual - feita por Victor Hugo há quase dois séculos: De que amanhã se trata?
Em um diálogo lúcido e caloroso, no melhor estilo do tradicional gênero d..
Nesse O Seminário, livro 19, Lacan propõe uma tentativa de discurso que parte do real, indo ao encontro das ideias associadas ao individualismo moderno. "Aqui começa o último ensino de Lacan. Ali está tudo o que ele ensinou, e no entanto, é tudo novo, renovado, virado de pernas para o ar", escreve J..
Dando continuidade a sua análise dos seminários de Lacan, Miller esmiúça O sinthoma – uma das últimas e mais complexas exposições do revolucionário psicanalista francês em torno da obra de James Joyce. O livro reúne 12 palestras onde importantes trechos do Seminário 23 foram analisados. Nesse livro,..
Ao caracterizar a arte do ator hoje, em toda a sua diversidade, esse livro não dispensa referências históricas que chegam ao teatro grego, à commedia dell'arte e à cena romântica, embora seu terreno privilegiado sejam os trinta anos que começam na década de 1950, com o pós-guerra. O universo do palc..
Desde 1973, Jacques-Alain Miller vem lançando os 26 volumes de O Seminário, referente aos seminários ministrados por Lacan em Paris, de 1953 a 1980 – indispensáveis para o conhecimento integral da revolucionária leitura empreendida por Lacan da obra de Freud.
Acompanhando de perto os lançamentos na..
Esse volume reúne duas falas de Jacques-Alain Miller ligadas ao Brasil: o seminário O osso de uma análise, em que trata dos obstáculos do percurso analítico, e O inconsciente e o corpo falante, conferência em que ele apresenta o tema do X Congresso da Associação Mundial de Psicanálise.
O osso de um..
O livro formação de professores em diferentes níveis e modalidades de educação e ensino apresenta o resultado de estudos que foram realizados por pesquisadores da área da educação de diferentes grupos de pesquisa, do Brasil e do Exterior, especificamente no campo da formação de professores, diante d..
Meu ensino agrupa três conferências - de cerca de uma hora cada - inéditas em livro, pronunciadas entre 1967 e início de 1968, logo após o sucesso inesperado dos Escritos.
A partir daí, Lacan é convidado para dar palestras em muitos lugares e para plateias diversas onde fala sobre quem é e o que f..
"1957-58 é o ano maravilhoso de Lacan, quando resolve fazer do Édipo freudiano uma metáfora, e do falo um significante – quando opõe na fala a demanda e o desejo, distinção bastante sofisticada e bastante simples ao mesmo tempo –, quando escreve seus grandes textos sobre a psicose, a significação do..
Depois de tratar da emancipação humana de certa ordem do conhecimento (O mestre ignorante) e de certa ordem do tempo e das atividades que hierarquiza os seres humanos (Tempos modernos), Jacques Rancière se volta à arte dos jardins, no que à primeira vista configuraria um desvio em seu percurso intel..
O fracasso como obra define o projeto inicial do artista belga Marcel Broodthaers, que até o início dos anos 1960 era um poeta sem leitores. Então, num gesto que iria transformá-lo depois no artista dos artistas, reuniu as cópias não vendidas de seu último livro num pequeno monumento feito de papel,..
A publicação dos Escritos de Lacan no Brasil constitui um marco para a bibliografia
psicanalítica em língua portuguesa. Contendo a íntegra dos textos escritos por Lacan entre 1936 e
1966, inclui "O seminário sobre 'A carta roubada'", "O estádio do espelho", "Função e campo
da fala e da linguagem"..
Desde 1973, Jacques-Alain Miller vem lançando os 26 volumes de O Seminário, referente aos seminários ministrados por Lacan em Paris, de 1953 a 1980 – indispensáveis para o conhecimento integral da revolucionária leitura empreendida por Lacan da obra de Freud.
Acompanhando de perto os lançamentos na..
Jacques-Alain Miller reúne nesse livro extratos de aulas que ministrou entre 2008 e 2009 no Curso da Orientação Lacaniana, criado em 1980 no Departamento de Psicanálise da Universidade de Paris VIII. Com a finalidade de enfatizar o singular da experiência analítica, analisa textos de Escritos (pub..
Juntamente com A civilização inca e A civilização maia, esse volume escrito por Jacques Soustelle forma o que se poderia chamar de um tríptico das grandes civilizações ameríndias que tiveram seu declínio e extinção decretados pela chegada dos conquistadores espanhóis ao Novo Mundo...
Sempre acompanhando as publicações originais na França, chega ao Brasil pela Zahar o livro 14 do consagrado Seminário — indispensável para o conhecimento integral da revolucionária leitura empreendida por Lacan da obra de Freud. Com texto estabelecido por Jacques-Alain Miller, encontram-se neste vol..
“Sou filho de padre”, dizia Lacan. Educado pelos irmãos maristas, ele adquiriu um conhecimento sensível e íntimo da espiritualidade cristã. Freud achava que a religião não passava de uma ilusão, a ser dissipada pelos progressos do espírito científico. Lacan, ao contrário, acreditava que a verdadeira..
formação de professores: história, educacionais E práticas pedagógicas apresenta o resultado de pesquisas realizadas por pesquisadores da área da educação, especificamente no campo da formação de professores, diante da perspectiva histórica, política e pedagógica. Nos capítulos que compõem esta obra..
A paternidade tem pouquíssima evidência natural, sendo antes um fato cultural. Segundo Lacan, é o Nome-do-Pai que cria a função do pai. Como este não é uma figura, e sim uma função, não tem Nome próprio: tem tantos nomes quantos suportes tem sua função. E qual é ela? A função religiosa por excelênci..