Energia, tempo, saúde e evolução apresenta e analisa o discurso científico-holístico -religioso e a concepção histórico-evolutiva, que estão contidos nas obras de Armando Hamud, pautado numa visão holística-espiritual. Busca entender sua trajetória de vida, compreendendo os interdiscursos, o trânsit..
Esta peça, até então inédita em forma de livro, é lançada na coleção Dramaturgos do Brasil. O leitor finalmente poderá conhecer a releitura que Renato Vianna faz do mito de Fausto, na qual, como salienta Sebastião Milaré, "relata os últimos dias de um escultor, não por meio de dados da realidade, ma..
O livro Estudos em mídia, esporte e cultura traz 10 artigos que exploram a temática esportiva em suas dimensões culturais, econômicas, sociais e midiáticas desde uma perspectiva das Ciências Humanas e Sociais, especialmente da Comunicação. São vistos assuntos como estádios e a geografia das cidades,..
O pensamento autoritário é coisa do passado ou ainda tem incidência na vida sociopolítica brasileira? Boris Fausto analisa o pensamento autoritário brasileiro através de seus nomes mais representativos e a partir do contexto histórico que favoreceu a emergência de uma ideologia e de regimes dessa na..
Um mundo se desenvolveu por milênios à margem do Ocidente e do Oriente, até um dia ser descoberto e conquistado. Seus traços, que ficaram impressos na solidez da pedra e na fragilidade do barro, são o objeto desse livro. Das escarpas dos Andes ao Amazonas, do cerrado ao litoral, o leitor é convidado..
Se há uma palavra que dá o tom de Fator Alencar é a palavra equilíbrio. É sabido que a figura de Alencar, e por ressonância a sua obra, viu-se cercada por inúmeras polêmicas, o que, aliás, ocorre com todos aqueles que ultrapassam a linha imaginária que separa os ícones dos que se misturam em um níve..
Coletânea organizada por professores da USP traz material raro e revela como o gênero da narrativa curta se consolidou nas letras nacionais.
O sino e o relógio é a primeira antologia, em muitas décadas, de contos românticos brasileiros. Com ênfase em material raro, ela reúne 25 narrativas publicada..
Em fins de 1857, José de Alencar deu uma guinada em sua carreira literária e tornou-se também o principal dramaturgo de seu tempo. Embora o Romantismo estivesse no auge, nos terrenos da poesia e da prosa, o mesmo não se dava no teatro, naquela altura já aberto às novidades do Realismo, que aqui cheg..
A obra Um enfoque de Gênero na Política Urbana no Brasil: avanços e contradições de Ana Lúcia Alencar Burgos trata de um tema sobre a política urbana no Brasil, seu caráter fragmentário progressivo que, ao incorporar o enfoque e olhar do gênero feminino, supera o meramente biológico e avança para um..
O livro Marketing digital: o efeito do conteúdo de mídia social e a popularidade das marcas no Facebook é resultado de dois anos da pesquisa de mestrado em Administração do autor, que abordou a produção de conteúdos de marketing no ambiente digital e fez uma análise das duas maiores cervejarias do B..
Eles são mais curtos que um romance ou uma novela, surgiram a partir de narrativas transmitidas de geração em geração, transitaram pelo fantástico, pela lenda de cunho histórico, abordaram modos e costumes e também se alimentaram de intrigas. Esse tipo de texto literário, que hoje é identificado com..
Depois de se projetar no meio intelectual do Rio de Janeiro como cronista e romancista, José de Alencar tornou-se um dramaturgo igualmente respeitado pelos seus contemporâneos. Entre 1857 e 1865, ele escreveu seis comédias e dois dramas, nos quais dialogou com o Romantismo e o Realismo, abordando pr..
Esta obra tem como objetivo descrever um modelo que identifica e analisa os focos de febre amarela no Brasil por meio da mídia social Twitter. No livro, a febre amarela é abordada num contexto histório e epidemiológico, até os anos mais recentes dessa epidemia. Utilizamos a mídia social Twitter para..
Noções de regime próprio de previdência social é um livro voltado a toda academia jurídica e servidores públicos. Aborda temas de benefícios previdenciários de servidores públicos no âmbito do regime próprio de previdência social (RPPS), com análise de teses jurídicas adotadas desde a redação origin..
Como viviam os pobres no sertão do Ceará? Qual o seu imaginário político? Como se divertiam? O que dizia a sua poesia? Esse livro busca responder a essas perguntas, enveredando pela poética de Juvenal Galeno, um desconhecido poeta que viveu a segunda metade do século XIX e primeiras décadas do XX. F..
O livro Os laboratórios didáticos de um curso de Física tem um caráter investigativo e propõe ações voltadas para o uso do laboratório didático, contribuindo para a valorização social da ciência, de modo crítico-reflexivo, propondo importantes reflexões assim como novas estratégias metodológicas qua..
Observa-se que as narrativas contemporâneas, por meio das escritas de si, trazem à tona lembranças de personagens que relatam experiências de tempos que deixaram marcas no ser, sejam elas oriundas da infância ou de tempos considerados sombrios. Assentado nessas percepções, este livro se apresenta co..
Os sertões – marco fundamental nos estudos sobre a formação brasileira, ao lado de Casa-grande e senzala e Raízes do Brasil – foi escrito a partir de um trabalho jornalístico sobre a rebelião de Canudos, liderada por Antonio Conselheiro e duramente reprimida pelo governo.
Além do texto estabelecid..
O livro Religião e Religiosidade: o relegere e o religare em Família propõe um novo olhar, a partir de narrativas autoetnográficas, para as circunstâncias sociais e culturais que direcionam e elucidam a coexistência, as conexões, as aproximações e os distanciamentos de diferentes subjetividades no c..
Sóror Juana Inês de La Cruz: Escrita de Si e Recepção, lança um olhar, sobre a sociedade onde somente os homens tinham acesso ao mundo do saber,ao Ensino Superior, onde o estudo, além da liberdade de escrever era vedado á mulher. Este livro responde a muitas indagações, entre as quais: O que é escri..