Consciência fonológica: coletânea de atividades orais para a sala de aula compila atividades envolvendo a consciência fonológica com o intuito de incentivar os professores dos primeiros anos escolares a desenvolverem a oralidade em sala de aula por meio de jogos fonológicos e de brincadeiras orais, ..
Elsa Morante (1912-1985) costumava dizer que, no fundo, se sentia “um menino”. E afirmou certa vez, parodiando Flaubert, “Arturo sou eu”. Referia-se ao personagem narrador de A ilha de Arturo – memórias de um garoto, uma assombrosa evocação da infância e da puberdade, que a CARAMBAIA lança com tradu..
O Mal é tão antigo quanto o Universo, mas é ele que nos procura, ou somos nós quem o procuramos, atraídos por aquilo que — pensamos — pode nos oferecer? Os habitantes do esquecido vilarejo de Esperanza, na Espanha do século XV, foram seduzidos por promessas carnais que resultaram em trágicos acontec..
Ilha do Massangano: uma terceira margem no Velho Chico é o livro que lança um novo olhar sobre nosso próprio processo de desenvolvimento, bem como o processo histórico da ocupação humana nos diversos rincões do sertão profundo. O território em questão é a Ilha do Massangano, situada aqui na região d..
Clássico de H. G. Wells, A ilha do dr. Moreau é uma mistura de fábula, romance de aventuras e ficção científica, lançado agora no Brasil em nova tradução. Em 1887, o navio Lady Vain naufraga no Pacífico. À deriva e sem esperanças de sobreviver em alto mar, Charles Prendick é resgatado por um navio c..
Como se mata uma ilha, o primeiro livro de contos de Priscila Pasko, traz 37 contos líricos e filosóficos, que ganham intensidade na medida em que a leitura avança, “deixando a leitora e o leitor em estado de suspense”, como observa a professora da UFMG Constância Lima Duarte, na orelha do livro. Pr..
Ilha invisível: a população de rua em pauta propõe uma reflexão sobre as formas tradicionais de se fazer notícia, os critérios de noticiabilidade e os diferentes formatos para se explorar temáticas de interesse do público. Nesse sentido, este livro constrói uma narrativa jornalística de caráter huma..
João Ubaldo Ribeiro é o nome máximo da literatura brasileira, autor de clássicos da produção contemporânea, como Sargento Getúlio e O sorriso do lagarto. Em O feitiço da ilha do Pavão, publicado originalmente em 1997, ele retoma a dimensão histórica de Viva o povo brasileiro para narrar uma epopeia ..
Este livro propõe utilizar o conceito de ilhas interdisciplinares de racionalidade, desenvolvido por Fourez, como uma estratégia pedagógica e epistemológica, capaz de entrelaçar saberes de várias disciplinas. Com isso, a ideia é buscar uma alfabetização científica e técnica, criando uma modelização ..
No ano de 2013, as manifestações no mês de junho causaram grande euforia no Brasil diante das questões políticas que expuseram, da quantidade de participantes e do número de protestos que ocorreram simultaneamente no Brasil. Esse período gerou muitas interrogações. Como essas manifestações foram org..
Este livro busca identificar as formas de organização institucional da Ciência & Tecnologia (C&T) na Ilha do Fundão, nas décadas de 60 e 70. Faz-se um levantamento histórico do cenário político nacional e suas influências internacionais, entre o período de 1930 a 1980, com o objetivo de construir um..
Comunidades que ainda mantêm características de tradicionalidade sofrem pressão tanto da expansão urbana quanto da implantação de unidades de conservação da natureza. Essas ações marginalizam moradores e provocam rupturas na relação homem-natureza. Pensando nisso, o livro Relação homem-natureza das ..
A importância de discutir o patrimônio natural e a proteção das paisagens da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Ilha do Morro do Amaral dá-se por diferentes motivos, entre eles: ambiental, social, econômico, biológico e cultural. Partindo desse pressuposto, o presente livro aborda aspec..