Esta obra tem a difícil tarefa de entender o que motiva a enorme presença de estrangeiros no autodenominado “Estado Islâmico”. São mais de 30 mil homens, mulheres e crianças vindos de quase cem países, que largaram tudo para se juntarem ao Califado. A enorme diversidade econômica, social e cultural ..
Este estudo visa analisar como se insere a representação dos povos indígenas no livro didático do 7° ano do ensino fundamental. Explorando a discussão racial do século XIX até o século XX no Brasil e suas influências no discurso de construção da identidade do povo brasileiro formado por indígenas, n..
Do Luso Grão ao estado do Pará: a Educação pensada historicamente é uma coletânea resultante da caminhada de mais de vinte anos de investimento, por parte dos organizadores e autores, na produção de conhecimento sobre a História da Educação no Pará. A obra revela, implícita e explicitamente, mais qu..
A doença que se instaura no corpo transpassa vísceras, rasga a carne e aquece o sangue, produzindo vibrações num corpo em estado de esgotamento, mas que, por sua vez, não quer se esgotar. O corpo grita! Como potencializar a vida desse corpo esgotado? Neste livro, as autoras lhe mostram como fazer di..
Num belo dia, todos abrem os olhos pela primeira vez na vida. A partir desse momento, as pessoas passam a descobrir mundos - o que os rodeiam, o que está dentro deles e o que está além... Esta é a história da primeira vez em que o menino Guilherme abriu os olhos e viu o mundo à sua volta, de como el..
O pensamento político de Wanderley Guilherme dos Santos analisa a obra de um dos "pais-fundadores" da Ciência Política brasileira e, por meio dela, busca compreender a formação da democracia em nosso país e no mundo. O Brasil possui inúmeros - e importantes - estudos sobre intelectuais estrangeiros,..
O livro A crise do nome: Portugal e Brasil colonial sob a lente do perspectivismo explora intensamente a problemática da significação onomástica concernente ao encontro sociopolítico-linguístico-cultural entre os ameríndios brasis e os jesuítas portugueses, no Brasil do século XVI. Focando os valore..
O livro Escola Sem Partido: Síndrome de uma educação autoritária propõe uma reflexão sobre o fenômeno educacional Escola Sem Partido (ESP) e sua articulação ao movimento social e político mais amplo, de raiz autoritária e com notável potencial fascista que tem crescido no país desde 2013. O livro ob..
Este livro situa-se em um espaço nobre da literatura internacional no que diz respeito à componente tática do jogo, porque é o primeiro a apresentar conceitos, métodos e procedimentos de avaliação do comportamento tático dentro de uma mesma perspectiva teórica e com aplicação prática ao dia a dia do..
Este livro não pretende ser um manual de Filosofia Política no qual, de maneira diacrônica, os autores são contemplados partindo-se dos clássicos e chegando-se aos contemporâneos. Clássicos e contemporâneos estão aqui imbricados porque dirigem ao tempo presente um olhar investigativo, porque exercit..
A Tropicália é um movimento que não carece de reconhecimento e popularidade. Seu aspecto antidualista, herdado da antropofagia oswaldiana, estabeleceu-se quase como um paradigma dentro da cultura brasileira. No entanto a hegemonia da Tropicália enquanto modelo de interpretação e produção cultural po..
O livro O espaço da mídia pública no Brasil pretende contribuir para que a temática da mídia pública seja compreendida como um fundamento de extrema importância para a democracia. O estudo parte da hipótese de que as dificuldades das emissoras públicas do País, e que as tornam na maioria das vezes i..
Mergulhe em narrativas autênticas de transformação pessoal com o livro Trazendo à tona a vida: jornadas de amor, autenticidade e liberdade. Este é um convite para o leitor se perder e se encontrar em uma coletânea de histórias inspiradoras que retratam jornadas pessoais de autoconhecimento, superaçõ..
Planejar de modo organizado os conteúdos de ensino e as avaliações adequadas para a formação de jogadores inteligentes e criativos é um desafio que diversos profissionais encontram em suas rotinas, seja em grandes clubes, escolas de formação ou até mesmo em projetos sociais. Neste livro, o leitor en..
O livro Imagens de Arquivo: montagem e ressignificação no documentário “ônibus 174”; busca apresentar uma trajetória histórica da utilização das imagens de arquivo ao longo dos anos. Por meio de uma revisão bibliográfica, visa a construir um diálogo entre os principais teóricos que se propuseram a i..
O livro Radicalização e Crise: o protagonismo das frentes parlamentares no Governo João Goulart (1961-1964) reconstitui os principais acontecimentos políticos do início da década de 1960 à luz de dois atores pouco estudados pela literatura especializada: a Frente Parlamentar Nacionalista e a Ação De..
Como se produz qualidade no cotidiano das escolas? O livro A política da escola: justiças e qualidades no sistema de ensino é inovador e provocante ao apresentar a política da vida cotidiana em uma escola que, mesmo situada em um bairro desfavorecido e violento na periferia de uma metrópole, é consi..
Este livro tem como universo básico de compreensão a realidade brasileira contemporânea e sua inserção densa na cultura e nas formas de sociabilidade ocidentais. Traz estudos e pesquisas realizados pelo autor no Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções (Grem), que buscam compreende..
A tradução-exu é um parricídio muito peculiar, não considera o sentido absolutamente inessencial, porque deseja num só gesto bater cabeça ao texto original e jogá-lo por terra, como Exu que a um só tempo venera, serve e engana Orunmilá. Nesse sentido, a tradução-exu precisa também vir antes de seu o..
O livro Discurso e poder em Foucault aborda a trajetória do filósofo francês Michel Foucault, da arqueologia dos saberes para a genealogia do poder. A obra é destinada a quem se interessa por temas que envolvem a história das ciências, a Antropologia, a Linguística, a Filosofia, o Direito e a Sociol..
O labirinto do Brasil moderno pretende analisar a trajetória da crítica de arte de 30 a 50, o modo como essa crítica interpretou o processo de produção do objeto estético e que marcas deixou sobre nossa forma de fruir a obra de arte. Tentar elucidar esse movimento que se agita no intercurso do estét..
O grupo de jovens idealistas, os indígenas desconhecidos, as religiosas reclusas ao seu obstinado hospital e os trabalhadores trazidos para iniciarem um negócio florestal compõem mundos desconectados que dividem algo em comum: num ambiente onde o regime das águas e as altas temperaturas determinam o..
Cinema & audiovisual escritos - Trajetória de reflexões e pesquisas expressa minhas vivências com cinema e audiovisual. Em quatro seções, mesclo diferentes origens e experiências ao longo de duas décadas. Primeiro, textos com reflexões e ensaios críticos resultantes de palestras, conferências, ofici..
Schopenhauer é um filósofo visto equivocadamente como misantropo, sem voz e seguidores. Contudo, esse preconceito vem sendo cada vez mais desmentido. Esta obra procura expandir essa crítica ao problematizar sua fortuna sobre Freud: por um lado, Schopenhauer afirma que a Vontade inconsciente daquele ..