O livro Transtorno do Espectro Autista: Atualizações, Instrumentos de rastreio e Educação no Brasil busca esclarecer os novos dados a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como lançar a provocação a respeito dos principais agentes de identificação precoce do TEA na saúde básica e e..
O livro A moda na mídia: produzindo costuras traz uma importante contribuição aos estudos desses dois campos. O que determina e constitui a relação cada vez mais próxima entre a moda e os meios de comunicação? A participação crescente da mídia na vida social e as profundas transformações culturais c..
Mídia e consumo: a subjetividade como mercadoria aborda a temática do consumo sob o enfoque da psicossociologia, à luz do contexto de filmes brasileiros de longa-metragem, propondo a reflexão crítica sobre processos de subjetivação refletidos em imagens de tabaco. Com embasamento nas proposições de ..
Sim, a morte é um fenômeno biológico, nem bom, nem mal. Mas não podemos esquecer que é para a morte que a vida adquire sentido e que mesmo a sobrevivêcia serena ou agitada do morto não resulta na manutenção da incontrolável potêcia polissêmica de suas identidades, seus afetos e atos. Perscrutar a mo..
Contendo três ensaios seminais (“A parede cindida: voyeurismo doméstico”, “O século da cama” e “Interioridade radical: arquitetura playboy 1953-1979”) e uma entrevista inédita, o livro Arquitetura, sexualidade e mídia traz pela primeira vez uma publicação exclusiva de Beatriz Colomina no Brasil.
P..
Este livro trata de uma análise acerca da abordagem efetivada pela mídia televisual, nas situações em que os jovens de origem popular aparecem envolvidos em casos de violêcia. A obra propõe demonstrar que, em suas reportagens, o tipo de programa em estudo acaba exercendo as funções de julgar e conde..
A ditadura civil-militar brasileira ainda é uma ferida aberta em nossa sociedade. Provas disso são as diversas heranças que o período deixou e que nos assombram ainda hoje, afinal, uma injustiça do passado que é atenuada ou justificada no presente torna-se uma injustiça no presente e, portanto, uma ..
Inovador ao expor de forma clara as vertiginosas mudanças por que passa a comunicação de massa, essa nova versão de A nova mídia apresenta as últimas novidades do mundo virtual (avanços da Internet, fusões entre megaempresas, etc.) e uma projeção do que está por vir. Exemplos no texto mostram o que ..
O caráter lúdico do esporte e as possibilidades de construções narrativas de determinados grupos sociais com base nesse fenômeno é algo que desperta um interesse cada vez mais crescente do meio acadêmico. Seja nas seleções nacionais e suas relações com as identidades nacionais, seja no aspecto mític..
Neste livro é traçado um breve panorama histórico sobre os modos como se desencadeiam os conflitos no campo no estado de Rondônia. Esses modos, como orienta o percurso, foram relevantes a fim de analisá-los à luz dos Direitos Humanos, da Constituição Federal de 1988 e do Direito à Terra conforme dis..
Mídia e Escola é um estudo de recepção de reportagens de telejornal em sala de aula sob a perspectiva da teoria das mediações, sustentada por Jesus Martins Barbero e Guillermo Orozco Gómez. O objetivo é de compreender e explicar o processo de recepção de reportagens de telejornal entre alunos do 4º ..
Sociedade em rede: comunicação científica na nova mídia traz aos leitores a elaboração e resolução de um importante problema relacionado à comunicação do conhecimento científico entre os pesquisadores e entre pesquisadores e leigos: como tornar possível a difusão de conhecimentos complexos e express..
Neste livro, Noam Chomsky fala sobre o poder de manipulação que a mídia exerce nos Estados democráticos modernos, os quais procuram fazer que o povo seja impedido de conduzir seus assuntos pessoais e que os canais de informação sejam estreita e rigidamente controlados. Ele diz como essa noção de Est..
Manipulações midiáticas em perspectiva histórica é o resultado do trabalho de diversos pesquisadores de diferentes áreas científicas, tais como Sociologia, Antropologia, História, Psicologia, Comunicação, Jornalismo, Educação etc., apenas para citar algumas. Nosso propósito não é acusar os meios de ..
A artemídia é mais que a mera utilização de câmeras, computadores e sintetizadores na produção de arte, ou a simples inserção da arte em circuitos de massa como a televisão e a internet. Esse livro aborda a relação entre mídia e arte e de que modo se combinam, contaminam e distinguem...
O livro formação de professores para o uso da mídia na escola apresenta uma proposta formativa voltada aos docentes para a utilização dos diferentes meios e processos de comunicação em sala de aula na contemporaneidade. Trata-se de uma experiência empírica que rompe, de vez, com o paradigma da racio..
O livro A mídia sob o império da lei: as políticas de regulação dos meios de comunicação no Brasil e na Argentina no século XXI traz um conjunto de reflexões sobre uma temática extremamente relevante, que são as políticas de regulação da mídia aplicadas nas décadas recentes, em especial nos dois paí..
O livro Mídia, Violência e Alteridade: perspectivas e debates reúne contribuições de diversos pesquisadores da área da Comunicação que investigam temas profundamente atuais, como a manipulação de imagens (e quiçá da história) pela inteligência artificial, discursos sobre a diversidade e a representa..
Memória, identidade e mídia em processos comunicacionais Kaingang trata dos sentidos produzidos pela recepção no contexto de indígenas situados nos cenários de Santa Maria e região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Fruto de uma pesquisa inspirada pelo pensamento intercultural, o l..
Censura, Justiça e Regulação da Mídia na Redemocratização avalia as transformações nas instâncias judiciais de controle da liberdade de expressão após a abertura democrática brasileira e a proibição constitucional da censura, no fim dos anos 1980. Ao rebaixar o controle estatal da comunicação, a Con..
As disputas eleitorais no Brasil, como na maioria dos países democráticos ocidentais, tiveram processos evolutivos, dos quais se migrou de um sistema restritivo para a universalização do voto. As regras também evoluíram pouco a pouco na experiência histórica. As manipulações diretas, a opressão e o ..
Polarização, os desafios do governo Bolsonaro, o esforço de Lula para reerguer a esquerda, a falta de representatividade, as fake news e a influência das redes sociais a reboque, sobretudo, do WhatsApp. Esse cenário tem raízes nas Manifestações de 2013. Quando jovens com celulares e streamings divul..
Este livro é uma coletânea de trabalhos de 11 autores nacionais e 4 internacionais, desenvolvidos no âmbito do Grupo de Pesquisa Mídia, Religião e Cultura (MIRE). O fenômeno religioso adquire novas configurações com a maior circulação dos meios de comunicação na vida cotidiana dos sujeitos e também ..
Formadora de opinião por excelêcia, a mídia tradicional se distancia do compromisso com a pluralidade e a diversidade social, embora diga o contrário. A construção do dissenso em torno das ações afirmativas exemplifica a escolha por uma sociedade branca, de privilégios. Essa atitude nos faz question..