Elegendo o processo interacional como o espaço de construção de sujeitos e da própria linguagem, João Wanderley aborda o trabalho linguístico a partir de três perspectivas que se entrelaçam: as ações que se fazem com a linguagem, as ações que se fazem sobre e as ações da linguagem na constituição d..
O pensamento político de Wanderley Guilherme dos Santos analisa a obra de um dos "pais-fundadores" da Ciência Política brasileira e, por meio dela, busca compreender a formação da democracia em nosso país e no mundo. O Brasil possui inúmeros - e importantes - estudos sobre intelectuais estrangeiros,..
Seguindo a perspectiva interpretativa delineada pelas investigações de Zeljko Loparic e Elsa Dias, este livro examina a criatividade como um dos elementos axiais da teoria do amadurecimento proposta por Donald W. Winnicott. Considerando a psicanálise winnicottiana como uma mudança paradigmática na c..
O cenário da obra foi uma escola que recebe o nome de um poeta paraibano: Augusto dos Anjos! Jogo também é poesia, por sua beleza e pela emoção que exala. Teve a colaboração de um professor que milita na Educação Física por meio de aulas criativas que foram mediadas, observadas e analisadas junto ao..
Pretendo mostrar com este livro que o conhecimento das teorias de aprendizagem interfere positivamente no ensino da dança. Para tal, investiguei as teorias construtivistas de Jean Piaget, L. Vigotsky e Henri Wallon como suporte do entendimento de conceitos utilizados por David Ausubel em sua teoria ..
Autonomia e educação no ciberespaço lança um olhar sobre as relações formativas em um mundo em acentuada transformação, principalmente, tecnológica. A educação e, mais especificamente, a escola, diante de uma nova realidade que utiliza cada vez mais os recursos tecnológicos, são afetadas por demanda..
Jogos, brinquedos e brincadeiras: a ludicidade nos anos iniciais é uma obra que trata dos brinquedos e brincadeiras de ontem e de hoje, do lúdico e da ludicidade. Representa uma descrição que procura revelar uma parte do cotidiano vivido por meninos e meninas e de suas professoras em uma escola públ..
As dificuldades de aprendizagem no ensino de Cálculo ainda estão na ordem do dia dos debates e das pesquisas no âmbito do ensino superior. Muitas dessas pesquisas ou ações pedagógicas, inseridas no próprio contexto do ensino superior de Cálculo, partem do pressuposto de que essas dificuldades de apr..
Você já se perguntou qual Jesus você conhece? Qual é o recorte da vida de Jesus que você mais teve acesso? Mais ouviu falar? Mais leu? Quais óculos lhe ofereceram para ler e interpretar a vida de Jesus? Ou você ainda é uma daquelas pessoas inocentes que acredita que existe uma leitura neutra sobre o..
João do Rio foi o pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), um dos autores mais conhecidos – e controversos – do início do século XX no Rio de Janeiro. Cronista prolífico, ele também foi crítico de arte, escreveu romances, ensaios, contos, peças de teatro, conferências sobre dança, moda, ..
A reunião dos textos teatrais de João do Rio procura fazer justiça ao escritor, que há muito merecia ter seu trabalho de dramaturgo reeditado. No jornalismo, desde cedo, João do Rio mostrou-se interessado pela vida teatral da cidade do Rio de Janeiro. As peças aqui agrupadas, ainda hoje, revelam-se ..
Este livro de Jacques Rancière, assim como “A vertical das emoções: as crônicas de Clarice Lispector”, de Georges Didi-Huberman, são fruto de conferências proferidas pelos filósofos na Universidade de Zurique, em um ciclo organizado pelo professor Eduardo Jorge de Oliveira dedicado a escritores bras..
Balancê Anavantú no coração, o ritmo do quadrilheiro na Festa de São João tem como objetivo analisar, por intermédio dos jornais Estado de Minas, Diário da Tarde, Diário de Minas e Jornal de Minas, no ano de 1979, o Forró de Belô, os motivos que levaram à realização do evento, a participação da impr..
Este é um livro sobre animais e sobre gente. A história mescla fábulas da tradição popular brasileira, como uma versão de 'Festa no Céu', da 'Anta Encantada' e do 'João-de-Barro'. Bichos e pessoas habitam esse mundo mágico e na sua convivência surgem temas e questões fundamentais como a ecologia e c..
Entre palavras, desenhos e modas: um percurso com João Affonso lança um olhar sobre a obra e a trajetória de João Affonso do Nascimento (1855-1924), autor do livro Três séculos de modas, publicado em 1923, em Belém, e com expressiva atuação da imprensa das cidades de São Luís, Belém e Manaus entre o..
“Tratamos de investigar João Guimarães Rosa na perspectiva do káos grego: espaço hiante, abertura, apetite, potência; e do kósmos: ordem, ornamento, construção. Além disso, pusemo-nos a investigar, igualmente — mas em outra visada — a presença dos clássicos greco-latinos no Grande sertão: veredas do..
O livro Radicalização e Crise: o protagonismo das frentes parlamentares no Governo João Goulart (1961-1964) reconstitui os principais acontecimentos políticos do início da década de 1960 à luz de dois atores pouco estudados pela literatura especializada: a Frente Parlamentar Nacionalista e a Ação De..
João Formiga era meio preguiçoso, tirava seis ou sete sonecas por dia. Mas o João tinha outra habilidade: guardava na memória todas as aventuras que seu avô tinha vivido e sabia contá-las como ninguém. Por isso, no dia em que ele sumiu do formigueiro foi uma tristeza, e todo o mundo saiu para presta..
Wilhelm Heinrichs, jovem alemão, parte de sua terra natal em 1956 para a realização de um sonho. Chega ao Brasil guiado pela fé cristã e, com o exemplo de São Francisco de Assis, tem o firme propósito de trabalhar para servir as crianças e jovens na educação. Membro da Congregação dos Irmãos dos Pob..
Apesar de receber o nome no título da obra, João não era, de fato, um personagem causador dos fatos, e, sim, um centralizador social envolvido nos mesmos. Em contrapartida de sua postura, o ciclo social do rapaz era muito bem intrigante e uma enxurrada de emoções o circundava. João, filho da publici..
Será que conhecemos o Patrimônio Histórico e Cultural de São João de Meriti? Como é possível identificá-lo? Quais são os bens importantes a serem preservados para as futuras gerações? Como reconhecer o valor histórico e cultural desses bens? O importante é considerar sua historicidade ou as tradiçõe..
O livro “Um maligno escrivão”: Bento Ferreira Mouzinho sob o reinado de D. João V (séc. XVIII) debruça-se sobre a emblemática trajetória percorrida no norte da América portuguesa por Bento Mouzinho — lusitano, criminoso e fugitivo —, que aportou à cidade de Natal na segunda década do século XVIII e,..
A Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) é a área geográfica economicamente mais próspera da Paraíba. Os seus 12 municípios detêm um terço da população e metade do PIB desse estado.A análise do desenvolvimento da RMJP, na primeira década deste século, levou à compreensão dos seus aspectos socioe..
Líder carismático, prefeito revolucionário e deputado estadual influente. O visionário Miguel é retratado sob vários aspectos pela autora, filha, expectadora privilegiada da trajetória do pai e detentora das memórias do homem que encantava pelo magnetismo pessoal e habilidade incomum para dialogar c..