Eu sei o que você anda lendo propõe a discussão sobre as influências que as interações, pesquisas em sites de busca e redes sociais vêm provocando na formação de leitores e escritores. O estudo começa por uma análise dos impactos que a materialidade dos textos pode provocar em leitores e escritores...
A situação política vivenciada nos últimos anos no Brasil, com a ascensão da extrema direita ao poder, evidenciou uma falsa oposição no campo educacional. Expoentes de uma suposta “escola sem partido” escancararam um desprezo pelo patronato atribuído a Paulo Freire pela Lei n.º 12.612, de 2012, prom..
Todas as áreas do saber, do senso comum ao conhecimento mais formal, são influenciadas por estruturas de crenças e modelos de realidade implícitos, denominados de paradigmas. Esses paradigmas, ao condicionarem o comportamento em geral e a prática científica e acadêmica, exercem também a sua influênc..
O livro O outro sou eu também: a formação de professores das classes populares em diálogo com Paulo Freire e Enrique Dussel apresenta uma pesquisa realizada com estudantes de um curso de Pedagogia. Procurou-se compreender como as demandas e as expectativas trazidas pelas estudantes das classes popul..
O livro Paulo Freire: uma arqueologia bibliográfica é fruto de um denso esforço investigativo que reuniu pesquisadores(as) brasileiros(as) sobre o pensamento freireano, buscando analisar e evidenciar o conjunto de influências presentes em sua obra. Na forma de uma arqueologia, escava o conjunto de e..
A obra As diferentes faces e interfaces de uma educação para o século XXI: diálogos fronteiriços com Paulo Freire, Edgar Morin, Fernando Hernández, Pierre Lévy e Rodolf Steiner propõe a você ampliar seus horizontes e superar o conhecimento cartesiano, reducionista e mecânico, ainda tão presente em n..
O livro Piaget e Freire. Do construtivismo à educação libertária e solidaria lança um novo olhar sobre a prática e teoria da educação a partir dos trabalhos de dois gigantes do século XX: Jean Piaget e Paulo Freire. O autor mostra que ambos autores partem da crítica ao empirismo, ao apriorismo, ao i..
Esta obra propõe a ideia do jornalismo como ação cultural emancipatória, recuperando os conceitos de Paulo Freire para uma prática pedagógica libertadora. O jornalismo emancipatório é uma proposta para superar a espetacularização midiática que colonizou a atividade jornalística, em que a verdade tra..
Freire e Piaget no século XXI: personalidade autônoma, práxis e educação lança um novo olhar sobre a construção do conhecimento, do sentimento moral e da educação em Freire e Piaget. A obra situa a pedagogia ativa e a pedagogia problematizadora, propostas por esses autores, como um movimento de tran..
Somos desafiados, constantemente, à implementação de um novo paradigma educacional para contrariar a cegueira do pensamento simplificador, disciplinar e disciplinado, e construir, desse modo, a possibilidade do pensamento complexo e das capacidades como a criatividade, a afetividade, a ética e o esp..
A presente obra propõe-se a refletir sobre a importância do processo de formação continuada de coordenadores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista a melhoria das práticas formativas com base no pensamento freireano. O contínuo e incessante processo de aprimoramento dos(as..
Dois mil e vinte e um, o ano do centenário de Paulo Freire, o educador do Brasil e do mundo. Freire utilizou “sua palavra” para denunciar a opressão e também para anunciar a transformação necessária à emancipação dos sujeitos oprimidos. Por sua vida e sua obra, o reconhecimento à práxis freireana el..
Em meio aos dilemas e aos dissensos em torno da promulgação de uma Base Nacional Comum Curricular, acirram-se os debates sobre os fundamentos e as intencionalidades das políticas públicas curriculares no Brasil. Nesse cenário, discutem-se a viabilidade e o direito de cada escola brasileira construir..
O livro Gestão democrática nas perspectivas de Paulo Freire e Tsunesaburo Makiguchi: narrativas autobiográficas aborda os desafios que atualmente se fazem presentes para a construção de gestão democrática na educação. A ideologia do controle nos programas educacionais hegemônicos de cima para baixo ..
A arqueologia é um campo do conhecimento que desperta grande fascínio sobre as pessoas, pela sua capacidade de recuperar fragmentos materiais do passado e com eles tentar trazer de volta à vida culturas que se extinguiram ao longo da trajetória da humanidade. De achado em achado, ela vai recompondo ..
O estudo de que se incumbe este livro insere-se nos meandros das interações entre professores e alunos da educação profissional técnica integrada ao ensino médio. Analisando seus dizeres, investiga as representações da confiança no futuro e na vida, e seus possíveis efeitos de sentido na formação da..
A biografia de Maria Lacerda de Moura pode inspirar as crianças e jovens a acreditarem no potencial e na força das mulheres brasileiras, além de ser um incentivo ao estudo e à busca de conhecimentos, a obra objetiva contextualizar a luta dessa mulher através da produção escrita. O livro Maria Lacerd..
Othoniel Motta — uma historiografia gramatical apresenta uma análise historiográfica e discursiva da produção literária, na primeira metade do século XX, desse sofisticado e profícuo gramático brasileiro. As obras para o ensino de Língua Portuguesa de Othoniel Motta tornaram-se muito relevantes, jun..
Lembrança e Esquecimento em Narrativas de Pessoas Cegas é uma bricolagem de narrativas de fragmentos de vida. Pedaços de histórias que revelam a fragilidade e a grandiosidade da existência humana. São histórias que também falam do não ver, da cegueira, e são contadas por pessoas cegas. Falam do dia ..
Esta biografia de Nise da Silveira foi criada para inspirar crianças e jovens a acreditar no potencial e na força das mulheres brasileiras. Além de ser um incentivo ao estudo e à busca de conhecimentos, a obra objetiva contextualizar a luta dessa mulher dentro de uma profissão que antes era somente ..
28 nomes da literatura brasileira contemporânea. 15 objetos pessoais de Caio Fernando Abreu. É o fruto desse encontro que o leitor tem agora em mãos. A partir do Acervo Caio Fernando Abreu, disponível no Delfos/PUCRS – que abriga desde seu antigo álbum de bebê e sua máquina de escrever, até suas car..
Gestão do Conhecimento na Atividade de Inteligêcia de Segurança Pública: uma abordagem prática e tecnológica propõe aplicar os conceitos e ferramentas atuais da Gestão do Conhecimento à atividade de Inteligêcia de Segurança Pública. Tema relativamente novo, especialmente em organizações públicas, qu..
Este livro é resultado da investigação sobre a relação entre trabalho e educação, realizada nos anos 2016-2017, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Roberval Cardoso, instituição educativa mantida pelo Governo do Estado do Acre por meio do Instituto de Educação Profissional Dom Moacyr (I..
O pedagogo-bricoleur: diferenças nas tramas da pedagogicidade é escrito em um ritmo intenso e suave ao mesmo tempo, com uma linguagem própria, inspirado em múltiplas referências, sem hierarquias. O referencial teórico consistente – com imersão na filosofia, notadamente na Filosofia da diferença de G..