O tabuleiro geopolítico mudou. O planeta está abandonando as energias fósseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) e adotando as energias renováveis (eólica, solar, hidrogênio etc.) como base econômica. É a chamada 3ª Revolução Industrial, que mudará, por completo, o modo de vida das pessoas, co..
Este livro conta a história e a trajetória de um casal formado por dois homens, vindos de realidades totalmente distintas: um do interior do Paraná e outro do interior da Inglaterra, ambos gays. Narram sobre sua infância, adolescência e juventude e a experiência de se descobrirem gays, o processo de..
Maria Firmina dos Reis e Michel Foucault: diálogos possíveis no romance Úrsula lança um olhar para o discurso literário e as possibilidades de análise sob conceitos como autoria, devir e interdição, sempre se atentando às amarras das relações de poder em uma conjuntura. A obra demonstra como os enun..
Reis-juízes devoradores de presentes é um ensaio sobre as complexas relações entre consciência e ação moral e pretende sensibilizar empregadores sobre a justiça nas contratações de trabalho. Este livro se dirige a estudantes, pesquisadores e profissionais dedicados à gestão de pessoas e também àquel..
Comunicação, cultura e mobilização comunitária lança um olhar sobre as políticas públicas de cultura desenvolvidas no Brasil do século 21, em especial o Programa Cultura Viva. A partir de um estudo de caso, buscam-se aproximações entre as teorias de comunicação e conceitos na perspectiva da mobiliza..
O livro “Um maligno escrivão”: Bento Ferreira Mouzinho sob o reinado de D. João V (séc. XVIII) debruça-se sobre a emblemática trajetória percorrida no norte da América portuguesa por Bento Mouzinho — lusitano, criminoso e fugitivo —, que aportou à cidade de Natal na segunda década do século XVIII e,..
O livro lança novas luzes sobre a sexualidade na velhice, principalmente na presença da patologia Incontinência Urinária. A obra propõe-se a descrever a sexualidade em sua totalidade, relacionando-a com as alterações na vida sexual provocadas por essa patologia. Por seu conteúdo marcante e linguagem..
Por que excluíram a eugenia das biografias paranaenses? História da Eugenia e da Medicina no Paraná é livro significativo para quem quiser compreender a ciência eugênica em suas apropriações médicas no Paraná do início do século XX. Trabalhando o conceito de sociografia médica, o autor visa compreen..
Passado em Caleidoscópio: versões quadrinizadas da Independência do Brasil no Sesquicentenário e Bicentenário, fruto de pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), visita um conjunto de fontes inusitad..
Quais as possibilidades da leitura e da análise de Histórias em Quadrinhos em aulas de História? Como podemos investigar a Independência do Brasil com essas fontes documentais? Que documentos podem ser utilizados como complementação à construção desse conhecimento? Essas e outras questões foram as m..
O livro Conhecendo a América: entre fatos, história e cultura lança uma nova opção para todas e todos que se interessam pela História da América e buscam uma visão geral do nosso continente, obtendo conhecimentos sobre a América do Sul, América Central e América do Norte, bem como seus 35 países e p..
Monteiro Lobato e as Oficinas do Imaginário é uma proposta e um convite à formação de professores e educadores que desejam experimentar um mundo de mistérios e descobertas presentes nas obras do autor do Sítio do Picapau Amarelo. Os seis capítulos apresentam um Monteiro Lobato possivelmente desconhe..
O livro Arthur Thiré: uma história sobre o Professor e Educador Matemático lança um olhar sobre a vida e obra desse professor que veio da França para o Brasil, inicialmente para atuar na Escola de Minas de Ouro Preto, mas que depois passa por diversas instituições de ensino, chegando ao Colégio Pedr..
O livro Cidade Sub-versiva Des(afetos) Performáticos do Camuflável desafia quem ler ou quem simplesmente atra(versa) o olhar sobre as perambulações tecidas pela autora e seu sujeito/pesquisador Felipe de Jesus. A obra propõe, nas ruas, nos becos, nas calçadas e no solado do sapato gasto, cartografar..
Esta obra primou pela análise da imagem da barbárie representada no cinema documentário na crise estrutural do capitalismo contemporâneo. Em especial, as cenas de violência e brutalidade cometidas na sociedade em meio às crises sucessivas do capital após o
desmantelamento do chamado “socialismo real..
Adentrando a história intelectual do Ocidente, Os Jardins da Academia promove uma investigação sobre as escolas da tradição grega a Academia de Platão e o Liceu de Aristóteles , passando pela criação da universidade na Idade Média e pelo Iluminismo do século XVIII, ao mesmo tempo que desnuda o dogma..
O livro Torta de algodão na ovinocultura de corte lança um novo olhar sobre o a utilização de coprodutos agroindustriais na dieta de animais ruminantes, com vistas ao aumento da produtividade. A obra propõe-se a abordar conceitos sobre o consumo de nutrientes, perfazendo o comportamento ingestivo e ..
No ano 2000, o historiador Daniel Aarão Reis escreveu para a Zahar um pequeno livro para a coleção Descobrindo o Brasil, Ditadura Militar, esquerdas e sociedade. Nele, Aarão defende a tese de que, ao contrário do que pensamos, a ditadura no Brasil não foi imposta de cima para baixo, pelas elites, ma..
Eles são mais curtos que um romance ou uma novela, surgiram a partir de narrativas transmitidas de geração em geração, transitaram pelo fantástico, pela lenda de cunho histórico, abordaram modos e costumes e também se alimentaram de intrigas. Esse tipo de texto literário, que hoje é identificado com..
Desde os anos 1980, uma série de mudanças tecnológicas, econômicas e ideológicas vem sendo observadas na esfera militar estadunidense. Essa “Revolução nos Assuntos Militares” foi conduzida pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o qual movimenta e articula diversos conceitos, práticas, tecno..
Nas últimas décadas, pesquisas acadêmico-científicas sobre as problemáticas ambientais decorrentes da ação destruidora do homem têm ganhado corpo e força na direção de contribuir com a denúncia de que a intervenção antrópica não é imprescindível para o desenvolvimento da sociedade capitalista. Medid..
Não se pode pensar nas famílias senão como um sistema em que os indivíduos vivem o processo de crescimento. Na obra de Marfiza T. Ramalho Reis, a atenção volta-se para esse processo e, com diferentes abordagens, psicoterapeutas de família refletem sobre as diversas etapas pelas quais as famílias pas..
A problemática que motiva a realização deste livro incide sobre o modo com o qual, na ciência geográfica, notadamente a partir da assimilação da fenomenologia no contexto da constituição da Geografia humanista na década de 1970, se estabeleceu um perfil de interlocução entre os geógrafos com Heidegg..