Este trabalho é continuação de um primeiro estudo denominado “Till Eulenspiegel: Do direito e do avesso de um herói pícaro”, publicado em 2013 em “Direito e Literatura: por que devemos escrever narrativas” a convite de um de seus organizadores, professor Bernardo Barbosa Gomes Nogueira.
Professor G..
O livro Convergêcias audiovisuais: linguagens e dispositivos enfoca o caráter multifacetado do audiovisual por meio de uma coletânea de textos que exploram essa variedade. Seja no cinema, na televisão ou mesmo em projeções mapeadas, o audiovisual é abordado neste livro a partir de transversalidades ..
"Dias nublados" apresenta um narrador andarilho fazendo um percurso por Curitiba em busca de um passado que lhe deixou marcas profundas. A cidade é fria, escura, lamacenta, repleta de figuras solitárias como ele. Sonhos se misturam com cenas de outrora, com a morte, porque o lugar de quem narra é nã..
Como se relacionam Assembleias Legislativas e governadores no Brasil? Quais são os espaços de atuação abertos aos deputados estaduais por meio de projetos de lei? Estão as Assembleias Legislativas destinadas a se consolidar apenas como órgão auxiliar do governador? Este livro busca responder a essas..
Quem (ou o que) somos nós? Somos os nossos cérebros? Ou será que somos nossos corpos? Ou nossas mentes? O que, afinal de contas, define nossa identidade? Os 35 ensaios que compõem o livro Você não é seu cérebro!, todos escritos pelo psicólogo Felipe Stephan Lisboa, tentam responder a essas e muitas ..
O presente volume reúne dois textos com abordagens e ambições diversas, mas que mantêm um traço de unidade. Ambos tratam de aspectos do pensamento marxista: o problema da sociedade comunista e o conceito de classe social. Como se nota, é uma temática démodée. A sociedade comunista é hoje entendida c..
Na misteriosa cidade de Praga, Ean Blažej, um jornalista solitário e apaixonado por filosofia, dedica grande parte de seu tempo aos livros. Certa noite, tem um pesadelo perturbador. Desde então, anonimamente, passa a receber mensagens e códigos secretos que confundem, levando-o a diferentes pontos d..
Um livro fascinante sobre como a imaginação interage com a emoção, a percepção e a razão para formar a história da vida humana.
Atravessando diferentes campos, como ciência, política, antropologia, religião, cultura e filosofia, o renomado historiador Felipe Fernández-Armesto revela as emocionantes ..
O livro apresenta, a partir da análise do desenvolvimento da Vegetoterapia, quais são os elementos fundamentais para o estabelecimento de uma terapia corporal conforme descrita por Wilhelm Reich. O livro faz uma análise do desenvolvimento do trabalho de Wilhelm Reich chamado economia sexual. Partind..
Em Comércio, política e sociedade em Angola: negociação e conflito em narrativas coloniais (século XIX) revelam-se nuances dos enfrentamentos entre portugueses e potentados angolanos nos sertões de Luanda, que mostram aspectos das relações sociais nem sempre verificadas nas narrativas históricas. Os..
Com uma carreira consolidada na Poesia e no Teatro, Luiz Felipe Leprevost volta suas atenções para a prosa e o resultado é o livro “E se contorce igual a um dragãozinho ferido”, uma história narrada entre Curitiba e o Rio de Janeiro. Com um belo e frenético texto, Leprevost nos conta a história de J..
A obra A isenção fiscal como política cultural para as entidades tradicionalistas gaúchas trilha caminhos acerca do direito e da cultura, expondo ao olhar do leitor as preocupações cotidianas com as manifestações culturais, mediante a análise dos direitos culturais, do direito tributário e das vivên..
O livro Narrativas sobre a pessoa com deficiência durante a pandemia da Covid-19: acesso, educação e sociedade propõe um olhar sobre a pessoa com deficiência a partir do ano de 2020, com ênfase em ambientes formais de educação. A obra consiste em um convite à reflexão sobre o momento social da pande..
A obra Telemedicina e Teleneurologia irá introduzir o leitor no universo da telemedicina, com ênfase especial na teleneurologia. O leitor descobrirá como pode ser montado este novo universo que está revolucionando o acesso remoto das pessoas que necessitam em tempo real da opinião de um especialista..
Mal terminaram de comemorar o “fim da história”, com a vitória ocidental na Guerra Fria, os estudiosos da política se depararam com um novo fenômeno: a crise da democracia. Incapazes de resistir à pressão dos mercados financeiros, os Estados agem contra a maioria da população. Medidas redistributiva..
Publicado no contexto das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, Entre o passado e o futuro. As ideias republicanas no Rio da Prata e o Brasil joanino nos oferece uma maneira pouco usual de (re)pensarmos a luta política no Brasil nos anos que antecederam nossa independência. O livr..
À medida que o século XXII avança, o mundo empresarial encontra-se à beira de uma revolução sem precedentes, impulsionada por inovações exponenciais e mudanças capazes de mudar todos os paradigmas. Gestão no século XXII é uma obra que busca decifrar os mistérios desta nova era, oferecendo um guia pa..
O lirismo de Luiz Felipe Leprevost neste livreto parece não pousar na coreografia ensaiada que antecede a língua na orelha. Ele se fecha em silêncio, cortinas cerradas do palco, gola levantada, chuva, neblina. Mas também não é melancolia, solidão. Menos ainda o caminho florido de quem vai à casa. A ..
A preocupação em se avaliar a qualidade dos programas ou serviços de saúde vem crescendo nos últimos anos. Esse fenômeno é consequência da ampliação na oferta dos serviços, do aumento considerável dos custos com a incorporação crescente da tecnologia para o diagnóstico e tratamento das enfermidades,..
O livro Educação e Contemporaneidade: temas emergentes objetiva dialogar a respeito de diversas áreas de pesquisa em desenvolvimento no campo da Educação. Nesse sentido, os manuscritos presentes nesta obra visam, a partir das distintas perspectivas teóricas da Psicologia, Tecnologias e Ciências Soci..
Quem somos nós como nação? É ainda relevante a reflexão sobre o problema da identidade nacional nesta época de globalismo desenfreado, de desordem mundial e de ataques sucessivos das grandes corporações internacionais às instituições brasileiras, que ameaçam nossa soberania e nossa experiência histó..
Este livro analisa a presença e a influência cultural portuguesa na Índia, por meio do estudo sobre o Seminário de Santa Fé e o Colégio de São Paulo, em Goa. Essa história remonta a 1540, quando se acentuou uma viragem da presença cultural e política portuguesa na Índia. Até então havia certa tolerâ..
Este livro apresenta um panorama do que foi a resistência aos militares e as consequências dessa luta. Por meio da técnica da História Oral, foi realizada uma série de entrevistas, assim como outras, empreendidas por diferentes pesquisadores, coletando memórias de quem atuava na frente de batalha pe..
"Janelas irreais - um diário de releituras", de Felipe Charbel, transita entre a ficção e o ensaio, ao apresentar um narrador que relê alguns romances decisivos na sua formação como leitor e toma notas dessas leituras. O seu propósito é voltar a livros que o fizeram feliz (como Os detetives selvagen..