Esta obra apresenta a discussão de três pontos destacados sobre Lazer, Educação Física e Educação. São eles: i) promover o destaque da metodologia da Educação para o Lazer, que atribui valores e conteúdos do lazer enquanto meios, métodos e projeto, em educação; ii) discutir o conteúdo sobre esporte,..
O livro A criança intersexo: entre silenciamentos e a normalização compulsiva de corpos lança um olhar multidisciplinar sobre as violações à autonomia da criança intersexo em um cenário no qual, a partir de um “design” heteronormativo, “fabricam-se” ou “recriam-se” corpos com o auxílio da tecnologia..
Esta obra foi construída a partir de uma experiência coletiva de formação de licenciandos em Ciências Biológicas no Instituto Federal do Paraná, câmpus Umuarama. O processo inclusivo foi considerado levando-se em conta seus desafios e complexidades, bem como sua implementação nas áreas de Ciências N..
O livro de Elisangela dos Anjos Paula Vieira foi cuidadosamente elaborado a partir de dados publicados em literatura correlacionados à análise qualitativa de relatos obtidos em entrevistas semiestruradas com mães, fisioterapeutas e professoras de crianças com paralisia cerebral. Traz à tona uma disc..
Como a composição de turmas e a gestão escolar podem influenciar na promoção das desigualdades escolares? A pesquisadora Elisangela da Silva Bernado aponta neste importante estudo que, dentre os mecanismos de estratificação presentes nas escolas, as diferenças de habilidades dos alunos em Leitura e ..
Este não é um livro que trata de mais um pouco do mesmo. Ele fala daquilo que não pode ser calado, apesar de não raras vezes escutarmos “Nossa, de novo esse assunto? Já não está muito batido?”. A resposta é bem simples: não! Definitivamente não. Se ao contrário fosse, seria porque continuamos sendo ..
Diante da multiplicidade de métodos de pesquisa existentes, divididos não simplesmente entre quantitativo e qualitativo, mas também tendo cada uma dessas categorias uma miríade de diferentes técnicas e estratégias, este livro vem para elucidar e exemplificar meios de aplicação das múltiplas técnicas..
O livro “Educação Especial e Inclusiva: Reflexões, Pesquisa, Práticas e Formação de Professores”, está composto por textos que representam multiplicidades de facetas, que são entrelaçados a partir da temática central – Educação Especial e Educação Inclusiva.
As autoras e autores dos capítulos apres..
A Red Académica Internacional “Estudios Organizacionales en América Latina y el Caribe” (REOALCeI), em parceria com o Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça da Universidade Federal de Rondônia e a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, apresent..
O livro Trabalhadores em movimento: o MST e a Educação do Campo no norte do Espírito Santo contextualiza a gênese do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Espírito Santo, rememorando o início de suas mobilizações no norte do estado, com participação dos Sindicatos dos Trabalhadores R..
Qual é o papel do Estado frente às questões de ordem política-pública? Qual a sua função no tratamento das causas indígenas? Muitos estudos têm sido realizados nos últimos tempos com o objetivo de trazer à tona os problemas e enfrentamentos indígenas no que se refere às políticas públicas governamen..
A aquisição da leitura e da escrita dos alunos com deficiência visual tem ocorrido, na maioria das vezes, em salas regulares das escolas. No entanto esse processo nem sempre se apresenta de forma exitosa e estruturada. Isso em função da falta de cursos de formação continuada e da escassez de produçõ..
Da educação básica ao ensino superior: reflexões sobre a formação de professores e o ensino da escrita marca os dez anos do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino na Educação Básica e Superior, da Unesp de Presidente Prudente/SP, liderado pelas professoras Ana Luzia Videira P..
Nascida em uma família simples, com 9 anos, Luzia Aparecida Soncella percebe que deveria estar na escola e não está. Decide sozinha que precisa estudar. Com o início tardio na vida escolar, aos poucos foi se dando conta de que suas condições eram muito precárias para frequentar a escola e, quem sabe..
Acultura, a política cultural e a gestão cultural, desde o final da década de 1980, passaram a ser temas importantes e suscitaram várias reflexões no Brasil. Na obra Políticas públicas para a cultura: teoria e prática procura-se entender os processos pelos quais esses temas passaram no período poste..
O objetivo que norteou nossos estudos, que por fim se transformaram neste livro, de educação e o mercado de trabalho na sociedade moderna, foi analisar se o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) campus Calama, em suas atividades educativas voltadas para o ensino técnico, forma profissionais destinado..
Esta obra foi composta na intenção de auxiliar os professores da Educação Básica interessados em conhecer a Prática Interdisciplinar voltada para as séries iniciais do Ensino Básico de modo geral ou, especificamente, para a Educação Ambiental do 1º ao 9º ano e no ensino médio, além de fornecer subsí..
Este livro é resultado dos trabalhos apresentados no III Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar, em especial no Simpósio Estudos da Educação, Comunicação, Cultura e Território em Direitos Humanos na América Latina. Esse simpósio teve duas linhas de discuss..
A obra Depressão e medicalização no discurso jornalístico é inovadora no campo das Ciêcias Humanas e Sociais. O trabalho com o extenso arquivo da revista Veja (1968- 2010) que a autora empreende para a análise de recortes de materialidades linguísticas e imagéticas aponta para uma das mais delicadas..
O livro As constelações familiares como método de investigação da violência escolar na perspectiva sociológica e sistêmica lança um novo olhar sobre o fenômeno da violência como objeto de estudo das Ciências Sociais, com enfoque no contexto escolar. Por meio do estudo de caso, em uma escola de ensin..
Semiótica e Arte – os grafites da Vila Madalena: uma abordagem sociossemiótica é uma obra que propõe a valorização da arte urbana nas ruas, como expressão que ressignifica a partir dos repertórios daqueles que os inscrevem nos muros, fachadas, viadutos etc., a leitura do cotidiano das cidades, estab..
O livro aborda os impasses enfrentados na alfabetização e na escrita de alunos com deficiência intelectual no ensino fundamental II. A autora destaca a importância de se entender as singularidades desses alunos e de se buscar formas adequadas de interação que possam auxiliá-los a superar as dificuld..
Este livro chama a atenção para a democracia cibercultural, cuja “velocidade é o suave estupro do ser pela técnica alçada a fator apolítico aparentemente inofensivo. Trata-se de um regime invisível, articulado pelo uso diuturno das tecnologias digitais e interativas no espaço da produção e de lazer”..