'Métodos de crítica literária' trabalha com textos críticos que são escolhidos em função de seu caráter exemplar, quer representem um 'tipo' de crítica (formalista, hermenêutica, estruturalista, psicanalítica, estilística, sociológica, genética, poética, filosófica), quer um questionamento novo sob..
Este livro tem por objetivo analisar como o discurso de inclusão é apresentado no conjunto de documentos referentes à educação superior do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2008). A frequente utilização desta palavra – inclusão – é o que entendemos que caracteriza um “discur..
Para coibir a prática de charlatanismo por parte dos terapeutas, o Estado francês resolveu reagir, com o que ficou conhecido como "emenda Accoyer" à Constituição. Numa "parceria" polêmica, cabe agora às instituições PSI - que abrigam psiquiatras, psicanalistas, psicólogos e psicoterapeutas - informa..
Realizados em épocas diversas, esses ensaios e entrevistas de Elisabeth Roudinesco abordam - com coragem - temas controversos como a homossexualidade, o antissemitismo, o cientificismo das novas terapias, as conexões da psicanálise com a filosofia e a medicina.
Na Apresentação, o psicanalista Marco..
Famílias lideradas por mulheres, homossexuais que manifestam o desejo de se casar e criar filhos, adotando a ordem familiar que sempre repeliu sua preferência sexual, e delinquência juvenil levada ao extremo apontam algumas das grandes transformações que vêm ocorrendo na família ocidental. A liberal..
Elisabeth Kübler-Ross descreve nesta obra que se tornou um clássico as experiências de pacientes terminais, suas agonias e frustrações, numa tentativa de encorajar as pessoas a não se afastar dos doentes condenados, mas, antes, aproximar-se deles e ajudá-los em seus últimos momentos...
Nas áreas da Saúde e da Assistência Social, os debates sobre o papel dos profissionais como protagonistas na construção da realidade, tanto em nível organizacional quanto social e político, têm salientado a necessidade de esses profissionais desenvolverem maior capacidade para problematizar e analis..
Presente em várias listas de best-sellers da França, esse ensaio faz um balanço magistral dos cem anos da psicanálise e uma projeção de seu futuro no novo milênio.
Na contracorrente do fascínio pela neurociência, fustiga uma sociedade em que o homem é levado a tratar suas neuroses a golpes de recei..
Uma breve história da filosofia francesa recente, feita através de seus seis maiores representantes, cujo pensamento inquieto e libertário ainda ilumina o nosso universo.
Nessa obra, a renomada historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco homenageia Canguilhem, Sartre, Foucault, Althusser, Dele..
"Ler Roudinesco é uma tarefa urgente." Catherine Clément, Le Magazine Littéraire
Príncipe dos perversos, marquês de Sade defendia uma ruptura com as leis que regem a sociedade ao divulgar em seus livros a sodomia, o incesto e o crime. Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, contou sem reservas como ..
O livro Trabalho e Cinema: reflexões sobre o trabalho a partir da produção cinematográfica e elaboração de casos para ensino traz uma reflexão sobre o trabalho, a partir da produção cinematográfica, nacional e internacional. A obra, além de debater trabalho e cinema, traz casos para ensino e uso em sala..
O que é antissemitismo? O que significa ser judeu? Enfrentando o tema com a originalidade que marca sua extensa obra, a pensadora francesa Elisabeth Roudinesco examina as diferentes maneiras de ser judeu no mundo contemporâneo.
Dos textos da Bíblia aos de Freud, volta às origens do conflito israelo..
Em 2010, o filósofo francês Michel Onfray lançou na França o polêmico Le crépuscule d’une idole. Nas páginas, Freud é tratado como impostor, homofóbico, incestuoso e fascista. Pouco tempo depois a psicanalista Elisabeth Roudinesco lançou sua resposta, apontando erros de apuração, fatos forjados e ac..
O filósofo Jacques Derrida e a historiadora Elisabeth Roudinesco, ambos intelectuais respeitados e reconhecidos, buscam responder à pergunta - sempre atual - feita por Victor Hugo há quase dois séculos: De que amanhã se trata?
Em um diálogo lúcido e caloroso, no melhor estilo do tradicional gênero d..
Luluca era um vaga-lume que se sentia inferior aos outros, por causa da sua luz fraquinha. De repente, ele resolve deixar de acender a luz própria. Você já imaginou um vaga-lume que deixa de brilhar no escuro? O que será que acontece com Luluca quando toma essa decisão? E se você resolver se sabotar..
Uma obra fascinante, que nos apresenta um Freud mais humano e vigoroso do que nunca
A partir de novos arquivos abertos pela Biblioteca do Congresso em Washington - e de uma erudição ímpar sobre a história da psicanálise, Elisabeth Roudinesco reconstitui a vida de Freud através das intensas relações..
Polêmico, excêntrico, genial, Lacan sacudiu a comunidade psicanalítica de seu tempo de modo tão violento que ainda desperta paixões radicais. A historiadora e psicanalista Elisabeth Roudinesco novamente se debruça sobre a trajetória do mestre para revelar seu legado intelectual, além de peculiaridad..
Um roteiro afetivo da história da psicanálise
Nesse livro, Elisabeth Roudinesco abandona sua abordagem acadêmica habitual para dar livre curso a encadeamentos inéditos. Em vez de conceitos, atores ou países, o leitor encontra temas, palavras, ficções e territórios reunidos de modo arbitrário e pes..
Qual o lugar da mulher num local predominantemente masculino como um garimpo? Venha! Descarregue a mala, livre-se de todos os pré-conceitos, embarque neste trem chamado literatura e embrenhe-se num dos garimpos da Chapada Velha, tão próspero outrora. Com peneira nas mãos e vários sonhos na cabeça, v..
A Unesco e a educação rural brasileira: no Paraná, o caso de Prudentópolis propõe-se a discutir as influências da Unesco nos assuntos relacionados à educação rural no Brasil, entre os anos de 1936 a 1996. A investigação analisa em que medida as recomendações da Unesco, constituída em 1945 como um or..
Ao fazer um balanço do tempo presente e das várias definições de identidade hoje possíveis, a renomada historiadora e psicanalista francesa Elisabeth Roudinesco analisa neste livro a natureza e os perigos do que chama de derivas identitárias. Depois de vinte anos, os movimentos de emancipação parece..
Esse dicionário faz um recenseamento e uma classificação de todos os elementos da psicanálise. Apresenta os caminhos pelos quais esta construiu, ao longo do último século, um saber singular, contendo em seus cerca de 800 verbetes:
- os conceitos;
- os países de implantação;
- a biografia dos protago..
A análise e o arquivo reúne três conferências da historiadora e psicanalista francesa Elisabeth Roudinesco.
A primeira conferência, dedicada ao filósofo Jacques Derrida, explora as consequências do poder do arquivo como fonte histórica. A segunda acompanha o pensamento de Jacques Lacan e retraça a g..
Elisabeth Kübler-Ross descreve nesta obra que se tornou um clássico as experiências de pacientes terminais, suas agonias e frustrações, numa tentativa de encorajar as pessoas a não se afastar dos doentes condenados, mas, antes, aproximar-se deles e ajudá-los em seus últimos momentos...