Este é um livro para todos aqueles a quem interessa pensar o conceito de justiça, suas nuances, seus imperativos e desafios sociais. Nele, tanto os estudiosos do Direito quanto os demais interessados sobre o tema da justiça encontrarão boas vias de estudo sobre as origens míticas e históricas do Dir..
O livro O pensamento político do Brigadeiro Eduardo Gomes (1922-1950) traz à tona um trabalho inédito dentro da historiografia brasileira sobre um personagem político-militar ilustre do século XX. Sua história é muito importante, uma vez que possibilita compreendermos não só a difícil relação entre ..
Acompanhando 40 anos da trajetória de Eduardo Coutinho, mestre do cinema documental no Brasil, Consuelo Lins analisa a filmografia do diretor, desde o premiado Cabra marcado para morrer (1964-84) até Peões (2004). Esse estudo cronológico passa por Edifício Master (2002) e ainda pelo programa Globo R..
O autor concentra em sua abordagem conceitos e critérios mais ligados à ciência e que se afastam das religiões, mas não de Deus, muito pelo contrário. Ele afirma categoricamente, várias vezes, que temos um Deus e que Deus é o nosso Criador.
A ideia principal é fazer com que este livro possa se torna..
Espaços Gendrados em Narrativas de Júlia Lopes de Almeida aborda a produção literária dessa autora brasileira, realizando uma análise crítica dos espaços ocupados por homens e mulheres em duas narrativas especificamente: A viúva Simões e A Falência, ambas escritas na virada do século XIX para o sécu..
Esta obra, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal: sugestão integrada de segurança pública, decorre de uma evolução social pautada na dignidade da pessoa humana, as alterações legislativas e os avanços tecnológicos e culturais, num mundo capitalista, combinada com a modernização e a organização do c..
A tuberculose ainda persiste como problema de saúde pública mundial, atingindo principalmente populações negligenciadas nos países em desenvolvimento e menos desenvolvidos. O arsenal terapêutico antituberculose passa por um processo de estagnação, e boa parte dele é obsoleto e tem propiciado, inclus..
Francisco Paulo de Almeida - Barão de Guaraciaba - "O Barão Negro" apresenta um caso específico da inserção de um negro nas atividades econômicas, sociais e políticas do Brasil Imperial - escravagista e "pós-escravagista" (1826/1901), no século XIX. Como um homem negro, em um período e espaço consid..
O Eucalyptus é o gênero madeirável de rápido crescimento mais plantado no País. Já o Eucalyptus benthamii Maiden et Cambage apresenta grande aptidão de cultivo no Brasil, principalmente em regiões de clima frio e com geadas frequentes, como o Sul e o Sudeste, regiões que representam o maior polo de ..
O livro A atuação parlamentar do Partido dos Trabalhadores lança um olhar sobre os deputados federais e os senadores do PT por meio dos discursos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal entre os anos de 1980 e 2006. A obra propõe-se a analisar como os parlamentares, ainda pouco estudados, integr..
A Educação para os Direitos Humanos deve ser, no séc. XXI, um desafio não apenas sociopolítico, mas também cultural de cada nação. A obra traz uma reflexão e explicação sobre as razões que sustentam a diferença dos níveis de desenvolvimento entre Portugal (antigo colonizador) e Angola (antiga colóni..
Role Playing Game e ensino de Química busca discutir com professores e alunos a utilização do RPG como estratégia pedagógica, inserindo o jogo como prática em aulas de Química e possibilitando a problematização de conteúdos disciplinares por meio do lúdico. Neste livro apresentam-se o RPG, algumas p..
O livro Economia das relações de poder nasceu de uma provocação do pensador Michel Foucault, que, em um artigo de 1982, disse: "eis o que precisamos, uma nova economia das relações de poder" (DE, p. 1043). E ponto final. Esse artigo, da década de 80, avança sobre outros temas como o "esclarecimento"..
Planejamento estratégico governamental no Brasil: autoritarismo e democracia (1930-2016) compara o planejamento estratégico governamental levado a cabo por duas estratégias de desenvolvimento em regimes políticos antitéticos, quais sejam, o Nacional-Desenvolvimentismo Autoritário (1964-1985) e o Nov..
O livro conta a história de um jovem lenhador que trabalha com o pai e que não vê seu trabalho reconhecido. O jovem busca, então, surpreender o pai, decide escalar uma montanha difícil para cortar o tronco da árvore que todos da vila onde mora acreditam ser uma madeira especial da maior e mais antig..
Eduardo Neves, doutor em arqueologia, defende que a investigação do passado da Amazônia – que, ao contrário do que se imagina, tem milhares de anos de ocupação humana – pode ajudar no planejamento de um futuro sustentável para a região.
Nesse livro, o autor propõe um olhar voltado ao passado para im..
As Diferenças em Comum traz ao leitor uma pesquisa sem precedentes sobre as relações filosóficas e políticas entre Karl Marx e Gilles Deleuze, desde um compêndio minucioso das referências, interações e citações sobre o pensador de Trier presentes em toda a produção publicada por Deleuze, sozinho ou ..
O livro Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água lança um novo olhar sobre como abordar essa temática tanto no espaço escolar como fora dela. “Acreditamos que frente ao problema de escassez e uso desse recurso, um dos caminhos é trabalhar com crianças pequenas, despertando..
Em 2022, o Brasil comemorou 200 anos da data mais importante da sua história. Como normalmente acontece, o resgate da memória suscitou discussões acaloradas. A dúvida era se o Grito do Ipiranga representou realmente a autonomia ou se o fato deve ser visto como o início de um processo de construção n..
Lingua(gens) e Saber(es) na Amazônia: traduzindo singular(idades) reúne uma coleção de 14 capítulos voltados para as diversas linguagens e saberes vivenciados no espaço amazônico. Abrange desde as experiências corporais mais intrínsecas do homem amazônida, como os modos de compor a mesa para as prát..
O medo à espreita investiga a obra-prima de Cornélio Penna, o romance A menina morta, com especial atenção às representações do medo durante a história. A aventura crítica pelos livros do autor fluminense, desconhecido de parte do grande público, é uma tarefa de fôlego, como reconhecem leitores e le..
O ensino da psicanálise ainda é, hoje em dia, um tema pouco estudado, independentemente do contexto em que ocorra: nas Instituições Psicanalíticas ou nas Universidades. Dedicado àqueles que ensinam psicanálise em qualquer um desses dois contextos - ou seja, aos professores-pesquisadores universitári..
Com uma escrita erudita, poética e ao mesmo tempo militante, inventiva e mordaz, Eduardo Viveiros de Castro define este Metafísicas canibais como a resenha de um livro imaginário que jamais será capaz de terminar: O Anti-Narciso. O objetivo dessa obra inexistente seria ilustrar a tese de que antropo..
Dentre todas as possibilidades de tematizar a cultura digital e seus multiletramentos, considero que esse livro abre-se a uma instigante reflexão, justamente por despertar um interesse de foco científico interdisciplinar, imbuído da proposição de ampliar discussões e provocar o pensamento crítico co..