A obra Porque Hemingway se matou é uma narrativa intrigante escrita pelo autor Gustavo Duarte, que nos presenteia com uma jornada profunda e reflexiva no universo literário. A tese principal desta obra gira em torno da busca pela compreensão da própria existência e das complexidades da vida. Porque ..
O livro Entre armários e gavetas: homossexualidade masculina e o processo de envelhecimento contextualiza como diferentes homens gays reuniram-se em grupo para levar a vida de maneira mais leve, menos solitária e, sobretudo, para apoiarem-se mutuamente frente às questões do assumir-se, de preconceit..
Vamos imaginar a seguinte situação: Você está prestes a entrar no mercado de trabalho e recebe uma carta, essa carta foi escrita por você só que do futuro, muitos anos se passaram, inúmeras experiências te transformaram e essa carta vem, nesse momento, pra te dar dicas, caminhos ou simplesmente para..
Neste volume, Rodrigo Duarte parte do ambiente em que vivemos para refletir sobre a vivência da arte. Busca, então, elementos de reflexão no pensamento de autores como Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Santo Tomás, Kant, Hegel, Adorno e Arthur Danto, entre outros...
Com raras exceções, o corpo foi historicamente tratado de modo negativo pelo pensamento filosófico: como cárcere da alma, obstáculo à moralidade ou entrave ao conhecimento e à verdade. Na estética, contudo, o corpo e a sensibilidade sempre foram temas centrais, desde seus momentos originários – a sa..
O livro Avaliação da aprendizagem na educação infantil e os contextos de vida de crianças empobrecidas aborda a constituição histórico-social da pobreza e como esse fenômeno reverbera nos espaços escolares, enfatizando as práticas educativas-avaliativas desenvolvidas desde a infância. A obra analisa..
Além de muita diversão, o cinema oferece um imenso potencial de aprendizado para qualquer tipo de público. Luz, câmera, ficção e Biologia: a ciência vai ao cinema é um convite ao leitor para repetir sobre o conhecimento científico contido nos filmes de ficção científica e sobre como essas obras pode..
A obra A emergência de novas subjetividades em ecovilas: a saga da vida comunitária e da preservação ambiental analisa e compara as subjetividades que emergem do cotidiano de três ecovilas (duas localizadas na Suíça e uma no Brasil). Fruto de uma imersão na vida diária dos moradores locais, o autor ..
A propaganda no Brasil não só acompanha a evolução do mercado, mas demonstra um potencial criativo que serve de modelo para muitos países. Campanhas premiadas, agêcias inovadoras e profissionais de primeira linha compõem o cenário de um país marcado pela criatividade. Contudo, o grande número de inf..
O presente livro tem como principal finalidade preparar o leitor para a compreensão de uma forma diferente de se enxergar o Direito. Como essa mudança de paradigma deve necessariamente passar pela marcha histórica do pensamento jurídico, a obra propõe-se a apresentar, num primeiro momento, a ascensã..
Neste livro, contamos como os processos judiciais foram acompanhados dentro do sistema de justiça criminal para identificação de seus respectivos desdobramentos, detalhamos o tempo da justiça (entre a data do crime e as datas das decisões), o perfil das pessoas submetidas a julgamento e a resposta d..
Um livro sobre inquietações na Educação, na filosofia e nas artes, a gente só escreve após muito tempo de convivência. Meira e Pillotto se colocam no papel de professoras/pesquisadoras de modo (re)significado.
Porém, numa batalha muito antiga em dar à arte, um lugar digno e fundamental na educação; ..
Em 2018, por ocasião dos vinte anos da morte da poeta Orides Fontela, nos propusemos a refletir sobre o seu legado: uma obra extremamente original no contexto da poesia brasileira contemporânea, combinando objetividade, rigor formal e uma estética despojada com um adensamento filosófico que não enco..
No livro Fotografias escolares: práticas do olhar e representações nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos procura-se investigar registros produzidos na e pela escola para identificar recorrências e, por meio de sua percepção, a consolidação de uma imagem da escola passível de construção..
Enquanto EU Me Procurava mescla crônicas ficcionais de elementos quase cotidianos com imagens de pinceladas surreais de icônicas
interpretações. Em primeira pessoa, a obra discorre questões humanas, notoriamente também femininas, de maneira crua, grotesca e nua, todavia pinceladas com a delicadeza
d..
O livro A Guerra entre China e Estados na Coreia: da Escalada às Negociações de Cessar-Fogo tira do esquecimento a origem da disputa entre China e Estados Unidos, pela autonomia da Coreia do Norte, da balança de poder da ásia e do status quo político internacional. A Guerra Sino-americana entre 1950..
O livro Educação infantil, formação e prática docente nas tramas da arte: diálogos com Anna Marie Holm e Vea Vecchi reúne dez artigos produzidos no contexto de uma experiência coletiva, vivida por pesquisadoras e pesquisadores que realizavam seus estudos pós-graduados e cursaram uma disciplina eleti..
Por meio das ferramentas analíticas legadas por Michel Foucault, Policiamento Comunitário, Neoliberalismo e Educação: uma abordagem genealógica investiga as mudanças ocorridas na polícia, especialmente com a adoção de determinada doutrina de policiamento comunitário, que passou a ser difundida no Br..
“Ouvi dizer”. Quantas vezes essa expressão é usada para se referir aos boatos organizacionais? Conteúdo que se relaciona a eventos do cotidiano, o boato pode ser aumentado e transmitido de pessoa para pessoa sem que existam dados concretos capazes de testemunhar sua exatidão. Por isso, autores como ..
Ao mencionarmos a política ateniense no século V a.C. e suas fronteiras marítimas, não podemos deixar de mencionar sua poderosa marinha e a participação ativa dos seus remadores na hegemonia sobre o Mar Egeu. Oriundos do segmento social ateniense thete, os marinheiros atenienses movimentavam, com a ..
Em continuidade ao livro História do Direito: ascensão e degeneração do pensamento jurídico, a presente leitura tem como principal finalidade apresentar ao leitor a ossatura de algo que pode ser chamado de existência jurídica, dividindo-a em planos existenciais. Por meio da técnica da substanciação,..
Neste volume, Rodrigo Duarte reflete sobre um fenômeno contemporâneo de grande impacto sobre nossa vida: o da produção do entretenimento de massa. Tocando em temas como a realidade do virtual e a divisão do trabalho, as bases de sua reflexão são a Teoria Crítica (Horkheimer e Adorno) e a filosofia d..
Virada alemã entre os séculos XVIII e XIX, "a época de Goethe e Schiller". Sob a contestação da hegemonia do Iluminismo e do classicismo, alguns jovens pensadores - como os irmãos Schlegel, Novalis e, a seu modo, Hölderlin - sugeriam, já àquela altura, um caminho diferente para a modernidade que nas..
Comunidades que ainda mantêm características de tradicionalidade sofrem pressão tanto da expansão urbana quanto da implantação de unidades de conservação da natureza. Essas ações marginalizam moradores e provocam rupturas na relação homem-natureza. Pensando nisso, o livro Relação homem-natureza das ..