Uma introdução ao pensamento de Jacques Derrida, com dados bibliográficos para entender o contexto social, político e filosófico, no qual a escrita derridiana vem a público, a partir dos anos 1960...
Esse volume pretende facilitar a vida de todos os interessados em estudar o “difícil” pensamento de Jacques Derrida. Considerado o maior filósofo francês da atualidade, seu “desconstrucionismo” sustenta que toda escritura é irremediavelmente falsa, uma vez que a própria linguagem do escritor distorc..
Este livro inscreve, de maneira labiríntica, alguns dos rastros do pensamento derridiano através das problemáticas da escritura, da diferença, das margens e das fronteiras. O autor parte da imagem de “umidade” que supõe, ao mesmo tempo, a contaminação e a recusa da permanência e da duração. Um pensa..
Marco Antonio de Abreu Scapini constrói um percurso que pretende apresentar a desconstrução como uma filosofia da margem, ou ainda, à margem da filosofia, para então, enfrentar as questões referentes à justiça como núcleo indesconstruível da desconstrução, bem como da violência que se expressa de mú..
A frase de Alain que serve de título a este livro foi o mote de um curso ministrado por Jacques Derrida em seu início de carreira como professor na Sorbonne, no ano letivo de 1960-1961. Pensar é dizer não compreende os manuscritos relativos a tal curso, repletos de rasuras e indicações.
A caligrafi..
O filósofo Jacques Derrida e a historiadora Elisabeth Roudinesco, ambos intelectuais respeitados e reconhecidos, buscam responder à pergunta - sempre atual - feita por Victor Hugo há quase dois séculos: De que amanhã se trata?
Em um diálogo lúcido e caloroso, no melhor estilo do tradicional gênero d..