O livro Deleuze e o instinto de morte: debates com a Psicanálise apresenta uma análise minuciosa e original do debate inicial de Gilles Deleuze com a Psicanálise. Privilegia três obras da vasta produção do filósofo: Sacher-Masoch: o frio e o cruel (1967), Diferença e repetição (1968) e Lógica do sen..
Para Deleuze e Guattari, o problema fundamental da Filosofia Política consiste em compreender “por que os homens combatem por sua servidão como se se tratasse da sua salvação?” Em seguida, eles recolocam o problema em outros termos ao perguntarem por que as massas desejaram o fascismo. Ao levantar e..
Este é um trabalho de imersão filosófica na obra de Gilles Deleuze que tenta extrair desse pensador tudo aquilo que poderia ser tomado como partícula conceitual de potencialização de uma mirada sobre o corpo. A incursão busca encontrar a costura que liga o tema da ética ao da corporeidade, experimen..
Devemos sentir-nos afortunados quando um pensador original se debruça sobre o pensamento de outro e lhe dedica um escrito. É o caso do trabalho de Heidegger sobre Nietzsche. É o caso, também, das diversas monografias de Deleuze sobre autores como Hume, Bergson e Foucault. É o caso, enfim, deste Dele..
Poderíamos dizer, então, que o vigor da diferença e da repetição reside em promover uma espécie de clínica filosófica, de saúde, de novo vitalismo, a partir do qual a Filosofia renuncia a servir a toda e qualquer moral, a todos os fundamentos transcendentes, conquistando um encontro com um fora, em ..
As Diferenças em Comum traz ao leitor uma pesquisa sem precedentes sobre as relações filosóficas e políticas entre Karl Marx e Gilles Deleuze, desde um compêndio minucioso das referências, interações e citações sobre o pensador de Trier presentes em toda a produção publicada por Deleuze, sozinho ou ..
Toda a obra de Deleuze – e suas elaborações sobre a filosofia de diferentes épocas e campos variados, como as ciências, as artes e a literatura – é abordada nesse livro essencial. O professor Roberto Machado investiga o modo de funcionamento e a constituição do pensamento filosófico de Deleuze e con..
O tempo atual demanda um esforço brutal na direção da busca de fendas reconstrutoras de paisagens, brechas inspiradoras de novas geografias, becos produtores de oxigênio, buracos criadores de armas, vazios preenchidos de um vitalismo espaçoso... E por que falo de esforço? Porque estamos muito cansad..
Para Deleuze a filosofia não era superior aos outros saberes, razão pela qual constituiu seu pensamento e desenvolveu seus conceitos abordando também outras áreas de conhecimento, como as ciências e as artes. Esse livro reúne seus dois únicos textos sobre teatro: “Um manifesto de menos”, em que dest..
“O destino de Masoch é duplamente injusto”, resume Deleuze, um dos mais importantes pensadores contemporâneos. Sacher-Masoch, que inspirou a formulação do neologismo “masoquismo”, teve ao longo dos anos sua obra praticamente esquecida e associada com os escritos do Marquês de Sade. O filósofo realiz..