O livro A mídia sob o império da lei: as políticas de regulação dos meios de comunicação no Brasil e na Argentina no século XXI traz um conjunto de reflexões sobre uma temática extremamente relevante, que são as políticas de regulação da mídia aplicadas nas décadas recentes, em especial nos dois paí..
Em Punição e Racismo na passagem do Império para a República, são investigadas as condições históricas da estrutura(ção) do racismo na violência escravista e no aparato prisional entre o período imperial e o período republicano. Como um dos pressupostos teóricos é o fato de que o racismo é constitui..
Este livro reúne parte da produção bibliográfica desenvolvida na forma de relatórios de iniciação científica, de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, por integrantes do Laboratório de Estudos do Império Português. Os capítulos gravitam em torno da temática ampla da História, Cultura, So..
Para Evander Armini Nostarius, ser um oficial do Exército Imperial é um trabalho tão empolgante quanto perigoso. Sendo filho de um dos maiores heróis do país, ele precisa lutar, não apenas contra os criminosos, mas também contra a inveja e o despeito de muitos. Treinado por um dos mais competentes o..
De onde surge o poder dos Estados Unidos? Quando eles efetivamente
se tornaram uma grande potência no cenário internacional? Essas são
algumas das perguntas que norteiam esse livro, resultado de uma pesquisa que analisou documentos e discursos dos presidentes americanos, de Andrew Johnson a William ..
Dividindo as províncias do Império apresenta um argumento original: o de que a tomada de decisões no Brasil Império era caracterizada pelo efetivo funcionamento de um sistema político de tipo representativo. A partir da análise dos processos decisórios desencadeados pela apresentação de projetos que..
Um novo meio de expressão para uma nova nação. Em janeiro de 1840, o Brasil torna-se o primeiro país latino-americano a conhecer a daguerreotipia. Com a bênção de dom Pedro II, o país mantém-se em posição de destaque no cenário fotográfico internacional, com as transformações políticas e sociais sen..
A população da colônia portuguesa na América está bem equilibrada entre as duas províncias do atual Nordeste (28% da população) e as duas províncias do Sudeste (27%). A forma natural para o país independente em 1822 seria a república, e não a monarquia. Se a independência tivesse sido por outro que ..
Algumas gerações de brasileiros cresceram mobilizadas pela ideia de que o Brasil seria o “país do futuro”, enquanto gerações de portugueses cresceram entendendo que Portugal seria o reverso: “o país do passado”, decadente. Ideias que só são opostas na aparência, mas que compartilham de um passado hi..
Ao localizar o Brasil dentre as várias possessões portuguesas, antecedendo o processo hoje denominado globalização, esse livro traz também uma reflexão sobre o que significa a herança do período colonial para o Brasil contemporâneo...
Ao estudar a história dos principais livros ou manuais para o ensino das primeiras letras no Brasil do século XIX, no âmbito mais geral da História Cultural e mais especificamente da História do Livro, da Leitura e da Cultura Escolar, o autor / historiador – Fernando Vojniak - oferece ao leitor uma ..
El libro que se presenta aquí constituye un estudio riguroso e innovador de uno de los sofistas griegos más interesante del movimiento cultural denominado la "Segunda Sofística": Flavius Philostratus, que vivió entre finales del s. II y comienzos del s. III d.C., y formó parte del grupo de intelectu..
A tese deste livro está envolta em seu grande diferencial, que é uma profunda perspectiva histórica sobre o processo de abolição da escravatura no Brasil a partir do viés legislativo, tendo como marco inicial o tratado anglo-brasileiro de 1826, que tinha como objetivo suprimir o comércio de negros n..
Julho de 1841. A corte amanheceu em festa. Hora de acompanhar a cerimônia de sagração e coroação de D. Pedro II, que assim tornava-se um ícone dileto do Estado. Junto com o cortejo imperial desfilam símbolos desse teatro da política: insígnias, emblemas, palácios e a própria etiqueta...
Felipe Ziotti Narita trata da noção de história presente nos livros para a formação da infância entre os anos de 1860 e 1880, escritos pelo cônego Fernandes Pinheiro, importante intelectual romântico. Ele contribui para compreendermos a permanência do sagrado na cultura oitocentista brasileira e seu..
Este livro discute as questões do consumo relacionadas com a maneira como a propaganda está usando a urgêcia como argumento de venda. A vida atual parece ser um verdadeiro império do imediato, em que tudo precisa ser feito para ontem. E como a velocidade e o tempo têm sido apropriados pela comunicaç..
Este é um livro diferente, pois vai além do "saber" sobre o "animal". Fala sobre os produtores e técnicos, com suas limitações que levam ao prejuízo na atividade. Aborda também sobre o capital -– dinheiro pouco e mal gasto –, resultando só em despesas, fazendo com que a propriedade de nome "fazenda"..
Inicialmente pensei em intitular esta obra “Ovinocultura eficiente e lucrativa”, porém, como trabalho também com bovinos e bubalinos, percebi que o sistema de produção é o mesmo, o que muda são os índices zootécnicos e suas respectivas etas, portanto este livro pode ser apreciado pelos demais criado..