O livro A pedagogia Hip-Hop: consciência, resistência e saberes em luta, permite-nos reescrever a história sobre a população negra de forma criativa. Caracteriza-se pelo conjunto de experiências relacionadas às histórias e às práticas culturais que nos foram negadas com base nas atividades realizada..
Muito bom ver e sentir a narrativa histórica sendo construída, e nós, como leitores(as), perguntarmos o tempo todo: o que vem depois?Este livro é trama enredada! É trama que o leitor entra, apreende e pensa. É trama que faz o leitor sentir. Mas, acima de tudo, é trama que incita o movimento e a não ..
Com uma linguagem concisa e cortante, Ronaldo Correia de Brito parte de uma paisagem rural, ao mesmo tempo histórica e inventada, para criar personagens que migram, que se embrenham em outras culturas e que, acima de tudo, nos fazem perceber os conflitos próprios da humanidade. Nestes contos, o auto..
Poderíamos dizer, então, que o vigor da diferença e da repetição reside em promover uma espécie de clínica filosófica, de saúde, de novo vitalismo, a partir do qual a Filosofia renuncia a servir a toda e qualquer moral, a todos os fundamentos transcendentes, conquistando um encontro com um fora, em ..
Mas o verdadeiro destaque desta obra de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima é o carnaval recifense, com muito frevo e maracatu. O livro faz parte da Trilogia das Festas Brasileiras, que incluem Baile do Menino Deus e Bandeira de São João. Povoado de cantigas e referências tradicionais da cultura n..
O Manual Eletrônico sobre artefatos durante a preparação de lâminas histológicas está destinado, em sua concepção, aos estudantes de graduação e pós-graduação das Ciências da Saúde. Busca-se, com ele, auxiliar os estudantes na identificação de artefatos, na preparação e na conservação de lâminas his..
O vale do Khumbu, região onde é a morada do Monte Everest no Nepal e onde se desenrola o enredo da história, possui um dos ambientes mais inóspitos e isolados do planeta e mesmo assim atrai centenas de pessoas todos os anos para caminhar ou escalar as diversas montanhas do Parque Nacional Sagarmatha..
O campo de conhecimento e atuação da arquitetura e do urbanismo se envolve com diversas escalas de observação. Este livro apresenta olhares que se debruçam sobre três dessas escalas: a arquitetura do espaço fechado, a arquitetura do espaço livre e a arquitetura da cidade. Observou-se nas duas primei..
Três primos atravessam o sertão cearense para visitar o avô Raimundo Caetano, patriarca de uma família numerosa e decadente que definha na sede da fazenda Galileia. Vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. Ismael, Davi e Adonias passaram parte da infância ali, mas fizeram o possível para cortar s..
Esta coletânea é uma experiência localmente situada, que se afina com uma tendência internacional do ensino de línguas para fins específicos. No caso em pauta, ela customiza para alunos do Curso de Arquivologia o ensino de Leitura e de Escrita, considerando essas duas habilidades como indissociadas ..
Depois de trabalhar a terra e plantar as sementes, nada mais alegre do que colher os frutos. As festas juninas brasileiras, principalmente no Nordeste, celebram a prosperidade e a fartura das colheitas. Bandeira de São João, de Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, conta, em uma narrativa simples e..
A Rede Federal de Educação Profissional no Brasil, desde sua implantação, em 1909, vive um eterno reformismo. Muitas mudanças promoveram alterações em sua estrutura organizacional e em sua oferta de diferentes cursos e níveis de ensino. Com isso, muitos nomes foram dados às instituições dessa rede, c..
O livro Conhecimento sociológico nos domínios escolares: poder e controle na circulação de ideias sociológicas apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de Sociologia que mobilizou recursos teóricos e conceituais da Sociologia do Conhecimento. O autor buscou compreender "o processo de e..
Benjamin e Theo são coelhos jardineiros que levam gentileza, alegria e cor por onde passam, mesmo quando tudo parece cinza e triste. Entretanto, num inverno rigoroso, eles precisam buscar apoio de um lobo cinzento e rabugento para evitar perder toda a plantação. Será que eles vão conseguir ajuda?..
A cada livro, Ronaldo Correia de Brito expande os limites de sua ficção, e da própria literatura brasileira. Já no primeiro conto, duas irmãs velhas estão presas a uma casa antiga e se recordam de tragédias passadas enquanto, do lado de fora, caminhões e escavadeiras varam a noite à procura de um ca..
O que propor e esperar de uma formação universitária para o século XXI? Provavelmente essas sejam duas questões que interpelam os formuladores de políticas educacionais para o ensino superior, bem como docentes e alunos, independentemente dos domínios do conhecimento. Sendo um dos produtos do Seminá..
Autor de Galileia, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, Ronaldo Correia de Brito cria uma narrativa emocionante e multifacetada, de traços dostoievskianos, sobre o amor e a culpa.Francisca é uma mulher de meia-idade, casada e sem filhos, que decide se aventurar numa romaria a Juazeiro em busc..
Esta publicação pretende ser uma radiografia do processo político-administrativo que conduziu a Companhia Energética de Goiás (Celg) — da condição de maior estatal goiana e uma das oito mais bem-sucedidas do setor elétrico brasileiro — a um nível tal de descapitalização que a deixou em estado falime..
O campo da Biblioteconomia, no âmbito das tecnologias de informação e comunicação, tem contribuído para o desenvolvimento de interfaces acessíveis, que atendam a diferentes comunidades de usuários e suas necessidades informacionais. Em Educação a distância para surdos: acessibilidade de plataformas ..
Em Sob o sol da transformação: um convite para mudar sua vida, você será guiado por uma jornada inspiradora de autodescoberta e crescimento pessoal. O autor combina habilmente orações tocantes, reflexões esclarecedoras e mensagens inspiradoras para oferecer um guia compassivo rumo a uma vida plena.
C..
Retratos imorais é um livro inquietante; sua primeira impressão é a do choque. Ronaldo Correia de Brito se distancia de suas obras anteriores, amplifica as tensões íntimas de Galileia para criar uma coleção de contos cheia de fúria, de dor, que vibra com uma força criadora pouco vista na literatura ..
O livro que se apresenta destina-se, carinhosamente, aos profissionais da Educação que têm se dedicado à formação de professores da Educação Básica, com foco àqueles que atuam na rede pública de ensino do estado da Paraíba. Trata-se, portanto, de "entrega" de uma obra composta por textos tematizados..
Prestes a completar oitenta anos, Esperança percebe que sua memória está cada vez mais confusa. Para se reconectar às lembranças do passado, decide escrever sobre as pessoas e o lugar da sua infância. Tendo os grandes eventos políticos do final dos anos 1930 a 1960 como pano de fundo, ela reconstitu..
é crescente, nos últimos anos, o interesse pelos gêneros do discurso, e, com a expansão do ensino universitário, notadamente por iniciativa do Governo Federal, o interesse pelas características, formais e enunciativas, dos gêneros acadêmicos, incluindo-se aí sua aquisição pelo novo contingente de al..