Istanbul: sonho e tortura narra a história do jovem Henrique Ferreira durante sua viagem à Turquia. Os problemas cotidianos enfrentados juntamente da solidão aguda vivida devido tanto às diferenças culturais, quanto às barreiras de linguagem, transformam-se em gatilhos para desencadear problemas psi..
O que pode um corpo? Como decifrar suas diversas formas de expressividade? Qual a sua linguagem? Como sofrem, afinal, os nossos corpos? Mais uma vez, as organizadoras deste livro trazem-nos os frutos de suas pesquisas no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (Lipis) e em suas..
Este é o quarto volume de coletâneas dedicadas aos estudos do corpo, em uma perspectiva interdisciplinar, que tenho o prazer de apresentar. Fruto de investigações que vêm sendo desenvolvidas no Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – Lipis, da PUC-Rio, vinculado a esta vice-r..
A autora foi buscar a constituição da história da educação de Vilhena em entrevistas realizadas com ex-professores e ex-alunos que viveram a dinâmica do período delineado e que, hoje, narram as experiências individuais e coletivas daqueles que regeram os fatos e podem nos apresentar uma visão do aco..
Corpo para que te quero se inscreve na tradição de pesquisas e publicações que o Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e intervenção Social da PUC-Rio, LIPIS, vem desenvolvendo. Mais uma vez, com agudo rigor teórico e originalidade, sem, contudo, perder o dom da leitura agradável, as organizadora..
Que corpo é este que anda sempre comigo? aborda a ampla discussão sobre os "discursos do corpo" na contemporaneidade. Do culto ao corpo à obrigação de ser bela, da dor do envelhecimento à anorexia e automutilação de jovens adolescentes, da obesidade infantil ao trauma inscrito no corpo, do percurso ..
Para além das mortes vividas, a pandemia que vivemos nos últimos dois anos, e que ainda nos assombra, trouxe em seu bojo novas formas de vivenciar a dor antes inimagináveis. Como Antígonas, muitos não pudemos enterrar nossos mortos. Como zubis, perdemos a dimensão de olhar um rosto sem máscara. O co..
Concebida como disciplina que estuda os mecanismos de produção de sentido dos textos, a semiótica de linha francesa apresenta, atualmente, importantes desdobramentos que, de certa forma, complementam o pensamento erigido pelo fundador da semiótica europeia, Algirdas Julien Greimas. Um desses desenvo..
A utilização de estratégias didáticas lúdicas como as oficinas desenvolvidas neste manual contribui para o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos alunos, promovendo a interação e a ressignificação dos conceitos de Botânica. Distribuídas ao longo de 14 tempos de aula, a execução das oficin..
Nos contos desse livro, o leitor se verá envolvido em um labirinto de espelhos habitado por personagens atormentados e perseguidos, homens que brincam de Deus (ou de Diabo), jaguares, seres metamórficos, aves de rapina, assépticos burocratas, peões e estancieiros – cada um encarnando os delírios do ..
Este livro visa às informações buscadas em sala de aula, utilizando a psicanálise com os desenhos dos alunos para identificar a interação em sala de aula. É interessante que os profissionais da educação e da saúde entendam que o desenho não é rabisco, mas sim uma ferramenta para ajudar a criança a i..
Quem tem medo da literatura? Encurtada entre curtidas e o preço do papel; lida entre teorias que esquecem, apagam ou recalcam a história e a sociedade que se escrevem nas teias dos textos. Como navegar? A sociedade dos textos se propõe a ser um escrito corsário: desde a sociologia, contra-atacar a r..
Em Cavalos de Cronos, José Francisco Botelho compõe narrativas que fluem como um líquido, mas sempre através de escolhas verbais sólidas, precisas. Ao mundo concreto se superpõe uma cartografia virtual cujos topônimos têm ressonância de presságio e fábula. As narrativas, em prosa e em verso, se expa..
A Agência Espacial Brasileira – AEB foi criada, em 1994, com a missão de atuar como órgão central de coordenação dos esforços nacionais brasileiros para a execução do Programa Espacial Brasileiro – PEB. Com mais de 25 nos de existência, a AEB vem perdendo o seu protagonismo e o seu papel sistêmico a..
Monteiro Lobato é um dos principais nomes da literatura brasileira. Mesmo após um século, sua obra segue aclamada e reverberando em escolas, tablets, redes sociais e na memória de muitos.
Como escritor e editor, usou de sua imaginação e abusou de seu prestígio para indicar o caminho a ser percorrido..
Joana de Vilhena Novaes usa com muita coragem seu aprendizado sobre as atividades do pensamento ao se expor de corpo e alma na arte de imitar a vida. Sua poesia transita pelo perigoso território do desejo — a aceitação e a rejeição — no eterno embate entre o amor e as paixões. Joana revela a escolha..
A principal motivação para a reedição deste trabalho, escrito há mais de 25 anos, é partilhar com uma nova geração de leitores a proposição de uma teoria ao mesmo tempo democrática e eticamente fundamentada sobre os limites materiais ao poder de reforma estabelecidos pela Constituição de 1988, como ..
Organizado em torno às inúmeras articulações possíveis entre psicanálise e clínica ampliada, este livro é o segundo de uma série derivada de encontros entre pesquisadores interessados em ampliar o objeto da clínica e em pensar modos de intervenção a partir das relações entre os processos de subjetiv..