Recluso, rigoroso e genial, Stanley Kubrick realizou obras-primas do cinema nos mais diferentes gêneros.
Neste livro, fartamente ilustrado com cenas e fotos de bastidores, o grande crítico francês Michel Ciment traça o mais completo compêndio crítico da obra de Kubrick, reunindo textos analíticos, ..
Recluso, rigoroso e genial, Stanley Kubrick realizou obras-primas do cinema nos mais diferentes gêneros.
Neste livro, fartamente ilustrado com cenas e fotos de bastidores, o grande crítico francês Michel Ciment traça o mais completo compêndio crítico da obra de Kubrick, reunindo textos analíticos, ..
O pensamento e os escritos do filósofo e professor Michel Foucault (1926-1984) marcaram de maneira original e autêntica os séculos XX e XXI. Seu trabalho intelectual foi desenvolvido sob a forma de livros, textos para jornais, artigos, cursos, entrevistas e conferências. Toda essa produção literária..
Carl Rogers com Michel Foucault (caminhos cruzados) tem o propósito de lançar a psicologia humanista brasileira no debate contemporâneo sobre as questões atuais dos processos de subjetivação. Ciente dos riscos que aguardam qualquer um que queira considerar a psicologia humanista de um modo geral – t..
Carl Rogers com Michel Foucault (caminhos cruzados) tem o propósito de lançar a psicologia humanista brasileira no debate contemporâneo sobre as questões atuais dos processos de subjetivação. Ciente dos riscos que aguardam qualquer um que queira considerar a psicologia humanista de um modo geral – t..
Michel não consegue comer uma framboesa, mas escapa de cair num abismo; Michel não consegue se abrigar da chuva, mas escapa de ser fulminado por um raio... Michel até escapa de ir para o matadouro! Mas o carneiro Michel sempre acha que não tem sorte. Até que um dia ele encontra a ovelha Brigite. Ser..
Da verdade dos espaços aos espaços da verdade: uma genealogia em Michel Foucault investiga o tema do espaço e seus efeitos a partir da historicidade da verdade dos (e nos) espaços, dentre eles, por exemplo, o espaço da doença mental, do poder psiquiátrico, do poder disciplinar, dos dispositivos de c..
Michel Foucault questiona: é preciso crer na psicanálise para que ela surta efeito? Nas ciências em geral, assim como nas Humanidades, não basta crermos, temos de comprovar os resultados. Este estudo pretende verificar os limites éticos e políticos da psicanálise através da leitura da obra História ..
Esta obra busca demonstrar de que forma a Filosofia de Serres se constitui como abordagem substantiva das multiplicidades a partir de uma teoria da comunicação. Considera-se que essa abordagem das multiplicidades como teoria da comunicação possa contribuir para se pensar um projeto de filosofia da e..
Maria Firmina dos Reis e Michel Foucault: diálogos possíveis no romance Úrsula lança um olhar para o discurso literário e as possibilidades de análise sob conceitos como autoria, devir e interdição, sempre se atentando às amarras das relações de poder em uma conjuntura. A obra demonstra como os enun..
Esta reedição, sugerida pelo próprio autor, traz à luz uma obra clássica, que se vê cada vez mais atualizada na dinâmica da vida contemporânea, na medida em que mostra que há uma lógica passional que anima o corpo social: o orgiasmo como uma das estruturas essenciais de toda socialidade. Esta obra n..
Há muito tempo, a tradição universitária evita debruçar-se sobre um continente soterrado e esquecido da filosofia. E há tempo demais ela sacraliza apenas os protagonistas mais austeros da grande guerra das ideias. Por quê? Porque a história da filosofia é escrita pelos vencedores de uma luta que,..
O século XIX foi o século da Revolução Industrial, do triunfo do liberalismo, mas também das soluções coletivas para o problema da miséria, que deram origem a propostas socialistas, comunistas e anarquistas. Neste volume, Onfray examina outra linha de força que atravessa o século, a de filósofos que..
O latim, língua de um povo "amoroso e ávido de raças estrangeiras", segundo a célebre fórmula de Nietzsche, tornou-se no Ocidente, durante quase dois mil anos, a língua viva da filosofia, a de santo Agostinho, Descartes, Espinosa, Leibniz. Neste 'Vocabulário latino da filosofia', o propósito é tripl..
Os cursos de Foucault que abriram caminho para sua História da sexualidade.Na década de 1960, Michel Foucault iniciou um projeto sobre uma arqueologia da sexualidade como experiência moderna. Nas décadas seguintes, isso resultaria em um de seus trabalhos mais célebres e importantes: História da sexu..
Este curso de Michel Foucault, ministrado em 1983 no Collège de France, é particularmente interessante porque os temas abordados não foram publicados em nenhum estudo durante sua vida. Qual governo de si deve ser o fundamento e o limite ao governo dos outros? A partir desta questão, Foucault se situ..
As máquinas celibatárias é um livro chave para entender a sobrevivência dos mitos no universo das máquinas. Editado originalmente em 1954, o livro ganhou uma edição ampliada em 1976, base para a presente edição brasileira. Michel Carrouges, ao estabelecer uma relação inédita entre Marcel Duchamp e F..
O livro apresenta uma lúcida e mordaz análise das sociedades contemporâneas, valorizando o retorno do trágico, do destino e do presenteísmo à vida cotidiana. Ao abordar a alegria do mundo e a potência de seu jogo, o mundo das aparências e o jogo das máscaras, o autor privilegia uma nova sensibilidad..
Em 1981, no curso Malfazer, dizer verdadeiro, Michel Foucault trata da noção de governo pela verdade, introduzida em O nascimento da biopolítica e retomada em Do governo dos vivos. O curso, dirigido a juristas e criminologistas durante um projeto de revisão do código penal da Bélgica, analisa o dese..
O livro Olhares da cidade: cotidiano urbano e as navegações no Velho Chico empreende uma análise sobre a relação entre rio e cidade, tendo como espaço Juazeiro (BA) entre as décadas de 1940 e 1970. Partindo desse princípio, o autor enfoca as relações e as práticas de sociabilidades construídas a par..
Esta é a transcrição do primeiro curso de Michel Foucault no Collège de France. Sua publicação marcará data na "recepção" de Foucault. Não se poderá mais lê-lo como antes. Aqui o leitor descobrirá a profunda unidade do projeto que vai de Vigiar e punir (1975), dominado pelos temas do poder e da no..
Provido de um conhecimento raro e vivo do latim, munido, ainda e sobretudo, de um poderoso pensamento pessoal apropriado para fazer reviver, na forma de um mito impressionante e persuasivo, um mundo de controvérsias enterradas e, contudo, ainda presentes, Michel Villey era o único capaz de produzir ..
Pronunciado no Collège de France de janeiro a março de 1975, o curso sobre 'Os anormais' dá continuidade às análises que Michel Foucault consagrou, a partir de 1970, à questão do saber e do poder - poder disciplinar, poder de normalização, biopoder.É, portanto, uma peça essencial para acompanhar a f..
Um romance total do vencedor do prêmio Goncourt — Aniquilar é um thriller com nuances esotéricas, sátira política e drama familiar. A narrativa de Houellebecq é avassaladora e fluida, sobre a imprevisibilidade da morte e o amor como redenção.
Paul Raison é um funcionário de meia-idade que ocupa um c..