No século XVII a metafísica geral é separada da especial e passa a ser chamada de “ontologia”. O termo trata do ser, daquilo que existe, suas qualidades básicas. Diversos filósofos se ocuparam dessa questão, desde Aristóteles até os modernos, passando por Parmênides, Leibniz e Heidegger.
Nesse livr..
Esse livro é o resultado da pesquisa feita pelos neurocientistas Stephen L. Macknik e Susana Martinez-Conde, fundadores da neurociência da mágica, sobre o ilusionismo e o modo como os antigos princípios do mundo da mágica podem ser explicados pelas mais recentes descobertas da neurociência cognitiva..
Se há algo que se pode dizer de Arte contemporânea e docência com crianças: inventários educativos é que este livro nos entrega aquilo que promete: reúne textos que emergem da experiência da docência com crianças em sua aproximação com o universo da arte e (e em) suas potencialidades. Nisso, o que m..
A Arte faz de conta. Crianças, artistas fazem de conta que um rabisco, um objeto, um fragmento, um pensamento transformam-se em uma outra coisa. Por muitos motivos, e em um determinado período da infância (mais ou menos por volta dos 6-7 anos), a maioria de nós abandona seus infindáveis processos d..
Esta obra parte de uma crítica às teorias organizacionais e da busca por alternativas ao modelo dominante de organização do trabalho capitalista. O objeto de estudo é o empreendimento autogestionário representado pela cooperativa, abordando o problema da manutenção da cooperação com o aumento do núm..
Todo livro tem um caminho percorrido antes de finalmente ganhar forma e existência. Quando este livro foi pensado, ainda não se tinha uma ideia precisa de sua viabilidade de execução e nem de seu resultado final. Enquanto docentes de cursos de graduação na área de saúde no IFRJ e coordenadoras de pr..
A presente obra nasce da proposta de Susana Rangel Vieira da Cunha e Rodrigo Saballa, de serem abordados temas recorrentes e relevantes discutidos por profissionais que atuam na Educação Infantil e na arte-educação, considerando os terrenos de interface e as fronteiras entre essas áreas, mas de um m..
“Era uma vez...” costuma ser uma expressão bastante comum e utilizada por muitos para dar início a alguma história, especialmente de cunho infantil. Utilizando-se dela, o narrador tende a convidar o leitor ou ouvinte a interromper o que está fazendo e a disponibilizar sua atenção ou imaginação para ..
Este livro convida-nos a visitar um brechó. Não se trata, porém, de um brechó comum – em seus espaços os leitores encontrarão textos escritos. Quando publicados, suscitaram interesse e debate. Encontravam-se, no entanto, errantes, inscritos no fluxo incessante de livros ou revistas. Recuperam aqui, ..
Este livro apresenta um método de planejamento estrutural de projetos gráficos para produtos editoriais. Com relação aos métodos usuais, há uma diferenciação proposta determinada pela êfase inicial da escolha da tipografia de texto do projeto. Isso porque, a partir das características e da medida do..
O livro Não sou criança nem adulto, quem sou eu? propõe dar visibilidade ao atendimento psicoterápico com adolescentes, ao apresentar os principais acontecimentos dessa fase e as possibilidades para aplicações de técnicas e intervenções em Psicoterapia. A obra apresenta a relação do adolescente com ..
O livro Representações sociais de jovens de Goiânia: a negociação de sentidos em relação aos discursos midiáticos a respeito de si busca investigar as representações sociais de jovens de Goiânia sobre os discursos midiáticos hegemônicos, envolvendo a temática da criminalidade e da violência, a respe..
Santa Vitória do Palmar, na fronteira com Uruguai, é cenário e personagem dos contos de Guilherme Azambuja Castro. A “topografia” da região, cuja “aura” o autor delineia e descreve, é o entre-lugar entre o sentido e o vivido, matéria que a memória do escritor fecunda pela vertente da literatura. Al..
A Ética tecendo a cultura e o conhecimento é fruto das reflexões de uma pedagoga que também é formada em Direito. Ou será fruto de uma bacharel em Direito que é pedagoga? Sem dúvida, essas duas formações acadêmicas conferem à obra característica textual autoral ímpar, imprimindo identidade à escrita..
A preocupação com a educação de jovens e adultos trabalhadores não é recente. No contexto da educação brasileira muitas vezes esteve pautada pela noção de treinamento/formação dos sujeitos para servir a uma lógica de mercado. O que percebemos com as pesquisas mais recentes, sobretudo a partir das ex..
Este manual é destinado a todos os estudantes da área de saúde que estejam iniciando os conhecimentos em prática de cirurgia. Tem como objetivo levar aos estudantes conhecimentos sobre como proceder ao entrar no centro cirúrgico, sobre as diversas áreas do centro cirúrgico, como se paramentar em cad..
Prevenção e tratamento de lesões em ambiente hospitalar: abordagem fisioterapêutica e multiprofissional – um enfoque no retorno das funções lança uma reflexão sobre temáticas importantes dentro do ambiente hospitalar: os aspectos e as abordagens voltadas ao tratamento, à prevenção de lesões e à otim..
Pétalas, a nova forma de expressar a nossa existência. Assim como as flores, nós nascemos e desabrochamos lindas e formosas. Em breve, pétalas frágeis em mãos nos tornamos, até que o poeta nos eternize. Uma história de vida, um poema, nada mais que pétalas...
Quantas interpretações possíveis podemos depreender das estruturas linguísticas? No caso de certas construções formadas a partir das nominalizações em ação, entendemos que ao menos duas leituras são percebidas: a de agente e a de tema. Sendo assim, em formações como "A apresentação do Pedro" podemos..
“Liberdade completa, ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer”;. A célebre frase do escritor Graciliano Ramos, tornada pública apenas po..
A obra Pedagogias culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade imprime o interesse dos autores de conectar múltiplas pesquisas que abordam de forma instigante e produtiva o conceito de pedagogias culturais. Enquanto expressão cunhada na década de 1990, essa concepção de pe..
Não se pode educar sozinho. Essa é a intuição que sintetiza todo este livro, que busca pensar a educação no ambiente universitário à luz do primado educativo do reconhecimento. A inquietação central desta obra nasce de alguns resultados que o processo educativo formal tem produzido: medo, ressentime..
O cenário é o Rio de 1810, dois anos depois da chegada da Família Real portuguesa, com as ruas vivendo uma agitação jamais vista em uma cidade das Américas. Os personagens são nobres e plebeus que existiram de verdade e outros saídos da mais delirante imaginação. Em Era no tempo do rei, nem tudo o q..
Como recuperar e reforçar vigas de concreto armado por encamisamento é um guia prático para recuperação e/ou reforço de vigas de concreto armado. A técnica de encamisamento, com o aumento das áreas de concreto e armaduras, é bastante utilizada e possui inúmeras vantagens. O livro indica os materiais..