Carolina fez algumas besteiras e agora vai ter que morar com seu pai, com quem ela, após a separação entre ele e sua mãe, recusou-se a falar pelos últimos meses. Agora, longe de quem mais ama e com contato limitado, Carol vai ter que aprender a se adaptar a esse lugar novo, cru, desconhecido e cinza..
Pela vez primeira, um descendente de Machado de Assis escreve um livro sobre este que é o maior romancista brasileiro. Nesta obra, o autor narra seu conviver com o acervo de “Tio Machado”, além de histórias que gravitam em conversas familiares e seu Complexo Machadiano – imposto a ele quando menino,..
Este livro é composto de uma seleção de textos produzidos pelo Iesp nas Eleições de 2018, projeto que reuniu professores, pesquisadores e pós-graduandos de Ciência Política e de Sociologia do Instituto de Estudos Sociais de Políticos da Uerj ao longo da campanha eleitoral de 2018. O objetivo central..
Você já se perguntou “o que faz um senador”? A pergunta que dá título ao livro parece prosaica, mas a resposta não é tão óbvia assim. Por muito tempo os senadores foram os representantes políticos com o mais elevado grau de desconhecimento e, por que não dizer, aqueles que despertavam o menor intere..
Sinopse: Direito Constitucional às Margens do Estado convida-nos a refletir, em conteúdo e método, acerca da renovação das formas de pensar o Direito para além da imagem do Estado visto como ente homogêneo, que atua de forma coordenada na guarda da Constituição. Assim como a sociedade encontra-se em..
Este trabalho tem por objetivo analisar a produção psicanalítica acerca dos atravessamentos do racismo aos negros no Brasil no período entre 1980 e 2020. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e a pesquisa em psicanálise, utilizando os descritores “racismo” e “psicanálise” junto aos princ..
O desejo de escritura da obra se constitui no encontro com a vida. Enreda o difícil exercício de traçar um plano de sentido. Sentido pungente, pendente, fabricado, impossível. Uma teoria sobre o rumor das práticas cotidianas reinventa uma multiplicidade que não permite a redução da potência da vida ..
Carolina Lyra aborda a obra do arquiteto e artista de vanguarda brasileiro Flávio de Carvalho (1899-1973), a partir de duas perspectivas diversas.
Naquela central, apresenta sua proposta urbanística “A Cidade do Homem Nu” e relaciona-a à arquitetura e cenografia, inserindo-a num mesmo quadro de refe..
Nesse livro, apresento a transcrição, edição e tradução das 49 primeiras páginas do códice iluminado Commentarium in Apocalipsin, do Beato de Liébana (1047). Essas páginas contêm 24 tábuas genealógicas das Tribos de Judá do Norte, assim como o texto do Beato que faz um comentário a respeito do últim..
O objetivo desta obra é examinar a política externa implementada pelo ex-ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo (2019-2021), e analisar se houve, no período em tela, um rompimento com a tradição diplomática brasileira. Ademais, objetiva-se destacar o impacto de tal gestão sobre o processo d..
O livro Um Apocalipse para o Rei é baseado na leitura do Commentarium in Apocalipsin do Beato de Liébana, códice encomendado pelos reis Fernando I e D. Sancha, no ano de 1047. Portanto toda temática está voltada para a leitura e análise de um documento cristão do século XI. Desenvolvemos nossa argum..
O livro Ensino de Educação Física e formação humana propõe um debate sobre o ensino de Educação Física num momento em que a ideia de “aprendizagem” tem ganhado considerável destaque, apresentando-se como um processo que se separa e se autonomiza do ensino formal. Mas até que ponto é possível defende..
Maria Carolina Andery investiga nesta obra o sentido da religião para a identidade de diferentes presidiários do ”Romão Gomes”, local que recebe apenas policiais militares do estado de São Paulo. Com leituras e pesquisa de campo a autora se propôs a conhecer as manifestações religiosas que transpare..
Luciana é uma assistente social capturada por enigmas pessoais e que procura manter trajetos desatentos de si ou de seu desejo. Claudia, mulher que habita as calçadas úmidas da cidade, expõe com sua existência barulhenta e desconcertante que sempre há algo que se agita nas margens. O dorso encurvad..
Maria Carolina Caiafa de Mello é especialista no teatro de absurdo da realidade vivida. Com os fragmentos de um cotidiano superintermediado por tecnologia, a autora tenta filtrar amor e humanidade. “Sou muito mais aprendiz que professora, porque tudo que vou experimentando é tentar ser de um jeito m..
O livro Mas, se a gente é o que come, quem não come nada some! tem sido o fio condutor entre meus escritos acadêmicos e uma militância política. Retrata antes de tudo que o acesso à alimentação é entre outros, um degrau para o acesso à cidadania. Envolve a discussão do Direito Humano à Alimentação A..
Não existe no mercado nenhum livro que integre a caracterização espectroscópica e química de compostos orgânicos. Por essa razão, o leitor se vê obrigado a comprar vários livros sobre essas temáticas. Este livro é composto por dois volumes e sete capítulos no total, que abordam diferentes metodologi..
Ao longo deste livro, fizemos uma etnografia de diários escritos por antigos seringueiros, habitantes de uma reserva extrativista da Amazônia, no estado do Acre, a Reserva Extrativista do Alto Juruá. O fio condutor da leitura antropológica apresentada é o estudo das representações sobre o tempo, rec..
O livro Vení, vamos a hamacar el mundo hasta que te asustés: uma terapia do desejo de escolarização moderna lança um novo olhar para o desenvolvimento de pesquisas na área da Educação. Está escrita sob a forma de um jogo ficcional de cenas e surge como um grito decolonial inSURgente no contexto Lati..
A prática docente no âmbito da Graduação Médica apresenta diversos desafios educacionais próprios, dentre eles, podemos destacar os efeitos da cisão ocorrida historicamente entre a formação promovida pela escola médica e o trabalho, distanciando cada vez mais a formação profissional da complexa intera..
Neste livro, encontramos uma pesquisa qualitativa, com inspiração nos princípios da etnografia, tendo como perspectiva metodológica a aproximação entre os estudos (auto)biográficos e as redes de significações. A obra busca elucidar os processos de constituição da docência na Educação Profissional e ..
O livro Práxis no ensino em Biociências e Saúde: oficinas, experimentos e jogos traz para o leitor uma série de experiências e perspectivas descritas por pesquisadores, colaboradores e alunos de pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), diretamente engajados na produção e difusão de conheci..
No inverno de 2017 um encontro entre Editora Zouk e Casa da Mãe Joanna germinou a criação de um livro de contos inéditos escritos por mulheres.
A certeza de que escritoras talentosas estavam espalhadas pelo País, e que era uma questão de encontrá-las, nos fez lançar um concurso convidando autoras a ..
O livro Educação em prisões e universidades públicas no Brasil lança um olhar sobre os possíveis papéis exercidos e a serem construídos pelas universidades públicas brasileiras em relação às práticas e políticas de educação em espaços prisionais, fundamentando-se no conjunto de normas e iniciativas ..