O livro A justiça restaurativa entre a teoria e a vivência: seus limites e potencialidades perante a crise do sistema penal analisa a possibilidade de a justiça restaurativa superar o paradigma punitivo sustentado pelo sistema penal, sob o olhar da criminologia crítica, do abolicionismo de Louk Huls..
História e diplomacia na trajetória de Hélio Lobo (1908-1939) ilumina uma trajetória pouco conhecida na historiogra?a sobre a política externa brasileira: a de Hélio Lobo (1883-1960). Historiador e diplomata, Hélio Lobo foi um representante importante da diplomacia inaugurada por Rio Branco na prime..
Nesta fábula moderna, Joseph Smith narra a travessia de um lobo por um inverno rigoroso. Acostumado a ser temido por outros animais, ele agora se vê cada vez mais fraco, até o ponto em que, desesperado para encontrar alimento, será forçado a tomar trilhas imprevisíveis. Pela primeira vez, sua sobrev..
Esta uma história dentro de outra história. O gato começa a contar a história da Chapeuzinho Vermelho, mas como é difícil continuar! O cachorro interrompe, pergunta, inventa, complica - e uma outra história muito engraçada acaba acontecendo. Tradução de Monica Stahel...
Linguagem musical, plástica e literária estão perfeitamente integradas nesta famosa obra. Num texto claro e encantador, o livro conta a história de Pedro, garoto que enfrenta com coragem e esperteza um lobo que vivia pelas redondezas...
Muitos esforços, tempo e dinheiro podem ser perdidos tentando preservar a natureza, se não a estudarmos primeiramente. O lobo-guará, por exemplo, que não é um lobo de verdade, alimenta-se basicamente de uma fruta específica do cerrado – essa informação faz toda a diferença, seja no momento de projet..
Este episódio acontece em uma fazenda distante da cidade. Um avô e seus quatro netos, entre brincadeiras de criança, se preparam para enfrentar uma criatura um tanto quanto diferente, e, da melhor forma possível, surge sua arma secreta: a IMAGINAÇÃO! Como você, caro leitor, faria isso?..
O livro acompanha a crise existencial do narrador, um psiquiatra que mora em Lisboa - alter ego do próprio Lobo Antunes. Regressado de Angola e separado da mulher e das filhas, o protagonista revela ao longo da narrativa - que transcorre em um único dia - sua grande mágoa em relação ao casamento fra..
As naus é considerado uns dos livros mais originais do premiado autor português. Mais uma obra que subverte as formas narrativas tradicionais, sobrepõe tempos e figuras históricas para narrar o retorno dos heróis e navegadores portugueses a Lisboa (na obra, denominada Lixboa), nos anos 1970, todos h..
Logo depois de voltar da guerra em Angola, António Lobo Antunes escreve Os cus de Judas sobre suas experiências naquele país. O romance se tornou um enorme sucesso, vindo a ser o primeiro grande livro sobre o conflito e a independência angolanos e uma referência histórica obrigatória. Numa narrativa..
Um romance multifacetado e surpreendente, com um estilo narrativo que coloca Lobo Antunes entre os grandes nomes da literatura mundial.Uma mulher de meia-idade decide passar um fim de semana na antiga casa de praia da família para se despedir do local onde passou a infância. Vagando pelos cômodos va..
Por que as pessoas praticam crimes? Por que alguns indivíduos comportam-se de acordo com a lei e outros optam por transgredi-la? O que, então, controla o comportamento dos criminosos? O livro A psicologia por trás de um crime: efeito de consequências e regras na obediência às leis propõe-se a buscar..
Tido como o maior autor vivo na literatura de Portugal, António Lobo Antunes tem uma abordagem detalhada, em diversos de seus romances, sobre fatos marcantes na década de 1970. Em seu novo romance, Comissão das Lágrimas, ele utiliza a história verídica de uma guerrilheira presa e executada em Angola..
O aumento de demandas repetitivas decorrentes da massificação dos contratos na sociedade contemporânea exige não apenas uma resposta jurisdicional, mas uma prestação qualificada pela boa fundamentação, sustentada, na medida do possível, em decisões uniformes, com a observância dos precedentes e dos ..
António Lobo Antunes é um escritor único na literatura contemporânea. Suas obras, como ele mesmo diz, não são romances; mais do que isso, são a tentativa de colocar a vida inteira entre as capas de um livro. A cada novo trabalho, Lobo Antunes parece dar um passo adiante na elaboração de uma narrativ..
O arquipélago da insónia, vigésimo livro de Lobo Antunes, é a primeira obra de uma trilogia sobre o mundo rural. "Eu tenho a impressão que este livro é o primeiro de uma trilogia que se passa fora de Lisboa. Este, no Alentejo. O que estou a fazer agora no Ribatejo e o outro provavelmente na Beira Al..
Terceira parte de uma trilogia que inclui Memória de Elefante e Os Cus de Judas, Conhecimento do Inferno tem como fio condutor uma viagem solitária de carro pelo sul de Portugal. A história é narrada como monólogo interior de um psiquiatra, alter ego do autor. O percurso desdobra-se em vários níveis..
A criação de ambiências em Catatau resulta da verborragia do personagem Renatus Cartesius, cuja linguagem e pensamento não seguem os ditames da recta-ratio. Ao contrário, percorrendo o labirinto de enganos que oferecem novos caminhos ao recém-chegado nos trópicos brasileiros, o personagem experiment..
Entregue à fraqueza do corpo após a retirada de um tumor maligno, o narrador desta história de fundo autobiográfico passa os dias sofrendo com as dores e humilhações da doença. Lembrando-se dos caminhos trilhados até então, como a ingenuidade e as descobertas da infância, a vila em que morou e os a..
O livro Para Além da Imigração Haitiana compreende as dinâmicas das relações entre os dois países contribuindo para a reflexão do subimperialismo brasileiro a dimensão de uma perspectiva calcada pela ótica da diáspora negra. Resultante de um estudo etnográfico com haitianos residentes do oeste do Pa..
Um homem examina antigas fotografias de família e se recorda do tempo passado. De quando era criança, de um primo de partida para os Estados Unidos, de um fotógrafo no estúdio a ajustá-lo no colo da mãe, do farmacêutico pesando-o numa balança. Recorda-se, aos poucos, do que ocorreu desde então. Mas ..
Com título inspirado numa citação do Evangelho de São Lucas, Meu nome é Legião começa como um relatório de polícia, descrevendo a vida de uma gang numa zona a que se chama simplesmente Bairro e que pode fazer evocar qualquer bairro periférico de uma grande cidade. Histórias se cruzam no pano de fund..
Publicado originalmente em 1981, é o quarto romance de António Lobo Antunes. Um relato contundente de um dos maiores escritores da língua portuguesa, mescla presente, futuro e lembranças do passado para narrar os últimos dias de um homem que, como um personagem das tragédias gregas, ruma a um destin..
Lobo Antunes consagrou-se como um dos mais importantes autores da língua portuguesa por meio de romances marcantes, em que ele subverte a narrativa para criar algo absolutamente novo. Mas há uma faceta menos conhecida do autor, que também merece destaque: Lobo Antunes como cronista. É justamente est..