Cândido foi publicado no início de 1759 sem indicação do nome do autor, obtendo imediatamente um sucesso prodigioso. Ninguém duvidou de que o autor fosse Voltaire. Naquele mesmo ano, mais de vinte edições saíram na França e várias traduções apareceram na Inglaterra e na Itália. Os governos tentaram ..
Por que excluíram a eugenia das biografias paranaenses? História da Eugenia e da Medicina no Paraná é livro significativo para quem quiser compreender a ciência eugênica em suas apropriações médicas no Paraná do início do século XX. Trabalhando o conceito de sociografia médica, o autor visa compreen..
Entre as novas experiências suscitadas durante as secas da passagem do século XIX encontrava-se o recrutamento de milhares de retirantes (homens, mulheres e crianças) para o trabalho em obras de construção (ferrovias, estradas de rodagem, açudes, prédios urbanos, calçamentos etc.), acionadas como me..
Existe atualmente uma certa convergência entre muitos pensadores de que perdemos o sentido do humano. Novamente é necessário reinterpretá-lo à luz do seu mistério, assim como ele se nos apresenta à razão, sem contudo negar ulteriores meios que temos à nossa disposição, como o são os dados da Revelaç..
A obra tem por objetivo apresentar o tratamento legal e normativo adequado à atividade do registrador diante da declaração de nascimento. Assim como examinar os aspectos mais relevantes do registro civil de nascimento, o mais destacado dos atos de registro no ordenamento jurídico: de um lado permite..
Medo e suas vias de consumo lança um novo olhar sobre a sociedade de consumo e o temor de perder os bens de fortuna – dinheiro, poder e prazer. A obra apresenta como esse temor é utilizado pelo mercado para fazer com que as pessoas desejem o que não necessitam e, ainda, para que elas procurem se sen..
Registro de títulos e documentos e registro civil de pessoas jurídicas propõe-se ao estudo desses dois cartórios, distintos e tão diferentes entre si, mas que não raro andam juntos. O tratamento dispensado considera a autonomia de cada cartório, seus princípios próprios, a técnica de trabalho de cad..
Em tempos de pandemia da Covid-19 e sem a pretensão de criar e apresentar respostas para temas tão complexos como a morte e formação médica, mas que, por assim ser, merece holofote e cuidado, tratei de conhecer como se dá o encontro e a formação do médico no concernente ao enfrentamento da morte do ..
Os sertões – marco fundamental nos estudos sobre a formação brasileira, ao lado de Casa-grande e senzala e Raízes do Brasil – foi escrito a partir de um trabalho jornalístico sobre a rebelião de Canudos, liderada por Antonio Conselheiro e duramente reprimida pelo governo.
Além do texto estabelecid..
O livro Olhares da cidade: cotidiano urbano e as navegações no Velho Chico empreende uma análise sobre a relação entre rio e cidade, tendo como espaço Juazeiro (BA) entre as décadas de 1940 e 1970. Partindo desse princípio, o autor enfoca as relações e as práticas de sociabilidades construídas a par..
O livro A concepção do professor acerca da leitura e da formação continuada na alfabetização foi desenvolvido a partir de fundamentação teórica com dados significativos que contribuem para reflexões sobre a complexidade do processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, os investimentos de púb..
O livro Política, Xenofobia e Islamofobia em Nicolas Sarkozy (2002-2012) joga luzes sobre como Nicolas Sarkozy fez da imigração e do imigrado temas centrais do seu projeto de conquista e de exercício do poder, seja por meio do Ministério do Interior ou da Presidência da República. O autor demonstra ..