O livro partiu do contato de Leda Cartum com a obra de Bruno Schulz, escritor e desenhista polonês da primeira metade do século XX. Em seu trabalho, imagens fantásticas se criam e se confundem tanto no texto quanto nos desenhos: temos a sensação de que são essas imagens que guiam o autor através da ..
O livro é fruto de uma pesquisa em que foi analisado o uso do Facebook por dois candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018: Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. O período escolhido para a seleção de postagens foi o de propaganda eleitoral, entre 16 de agosto e 5 de outubro de 2018 (prim..
Como os médicos leem os clássicos, contemplam as artes e assistem às séries? O que Winston Churchill, Italo Calvino e Truffaut têm a ver com a medicina? O que fazem As mil e uma noites, Homero, Lucrécio, Dante, Cervantes, Shakespeare, Camões, Goethe, Victor Hugo, Dostoiévski e Machado de Assis em um..
Na companhia de Freeda, o(a) jovem leitor(a) vai ingressar em um universo mágico de possibilidades e entender como as habilidades definem a história que cada um veio escrever nesta vida. Para descobrir como isso acontece, acompanhe Freeda e seus amigos nesta aventura alucinante!
Ao final da viagem, ..
O livro reúne oito conferências em que o antropólogo e filósofo Bruno Latour invoca a noção de Gaia para refletir sobre a catástrofe ecológica contemporânea. Reexaminando a "hipótese de Gaia", estabelecida por James Lovelock na década de 1970, Latour argumenta que Gaia é, antes de tudo, um conceito ..
O livro Futebol da cabeça aos pés é uma aproximação entre o futebol — fenômeno em que bilhões de pessoas no mundo vivenciam — com áreas da ciência do esporte, ciência da educação e das neurociências. O livro começa estudando o ser humano e sua relação com o jogo de bola, pré-existente na humanidade ..
A pauta das Ações Afirmativas conseguiu congregar grande parte da sociedade brasileira a dialogar sobre a questão racial nacional. Antes de essas ações serem políticas federais, por força da Lei 12.711, em 2012, elas foram implementadas vagarosamente em universidades e órgãos do Estado, em níveis mu..
Nesta imersão etnográfica, Bruno Moraes trilha novos caminhos teórico-metodológicos para se pensar e fazer a educação ambiental. A institucionalização desse campo, junto às esferas burocráticas do Estado, tem ameaçado a capacidade de enfrentamento das injustiças socioambientais que se alastram pelo ..
Em O Viés Econômico da Delação Premiada, o autor faz uma análise do instituto em questão sob a abordagem da Law and economics (direito e economia), na qual será constatado que as duas ciências devem caminhar entrelaçadas no desenvolvimento de políticas públicas e no combate aos crimes de lavagem de ..
Para ensinar a saber ver a arquitetura, é preciso, antes de mais nada, uma clareza de método. A presente contribuição pretende compendiar e esclarecer os resultados mais recentes da crítica arquitetônica que pressupõem imenso trabalho desenvolvido pelos estudiosos anteriores, e reúnem tudo aquilo qu..
A Teoria do Domínio do Fato e o autor imediato nos crimes contra a Administração Pública lança um novo olhar sobre a conduta praticada pelo agente ativo imediato em obediência hierárquica, quando executa determinada conduta delituosa no âmbito da Administração Pública. A obra propõe abertura para de..
Nesta obra, Bruno do Prado Alexandre convida o leitor a enveredar pelas memórias escolares das travestis, desnudando uma realidade em que os "meninos diferentes" causam estranheza e, por isso, não encontram, no interior da escola, espaços e tempos que acolham seus corpos "fora de lugar". Para essas ..
Colo de pai é um convite para pais e mães, ou futuros pais e futuras mães a acompanhar relatos do dia-a-dia de uma relação com filhos. Julia, hoje com 11 anos, e Tom, com 2, são os personagens principais das muitas histórias vividas pelo pai, Bruno, ao lado deles. Das angústias causadas pela distânci..
Neste livro, buscamos problematizar nosso modo de relação ordinário com os objetos técnicos, conspirando com os hackers modos outros de relação que ampliem o nosso grau de liberdade. Mais do que os hackers em si, interessamo-nos pelos outros mundos possíveis que eles carregam consigo, pelas práticas..
É legítimo aos pais, após submeterem um embrião fertilizado in vitro, selecionar qual será implantado no útero materno? E alterar o DNA desses embriões, de acordo com as suas preferências pessoais? Se a alteração for no sentido de se escolher o sexo, estatura, ou mesmo a cor dos olhos, não parece le..
Entre Contos e Contrapontos: Medicina Narrativa na Formação Médica situa o emergente debate do uso de narrativas no ensino médico e ressalta a fundamental porosidade da prática clínica a contribuições de outras áreas do saber como Filosofia, Literatura, Comunicação e Sociologia. Como amplificar os e..
A ideia inicial de escrever um livro sobre pesquisa transformativa do consumidor representa algo que surgiu timidamente e foi sendo amadurecido e paulatinamente articulado em diversos encontros, reuniões e debates ao longo de três anos, no âmbito do que costumamos chamar de divisão de Marketing e So..
Bullying e surdez no contexto escolar traz uma comparação entre o bullying envolvendo surdos e aquele que envolve apenas ouvintes e descreve a percepção de estudantes surdos sobre o clima escolar. Os dados utilizados foram levantados por meio do autorrelato dos alunos surdos e ouvintes obtidos a par..
O tema sucessão de empresas familiares no Brasil tem sido alvo de muitos estudos, pesquisas e artigos acadêmicos, face à importância desse tema na realidade organizacional brasileira. Este livro abordou essa questão, identificando a complexa rede de significações que circundam o processo sucessório ..
Questionamentos que, invariavelmente, não encontram respostas; poucas palavras que nada mais são do que pensamentos minimamente organizados do inquieto autor no olho de um furacão chamado vida. Tudo, entretanto, efêmero, à flor da pele e, lançando mão da maior das belezas que o ato de viver nos conf..
Fruto de uma extensa pesquisa, "Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo ao fantasismo", de Bruno Anselmi Matangrano e Enéias Tavares, percorre quase 200 anos de história literária para mostrar que o fantástico sempre motivou interesse de escritores, críticos, editores e leitores em..
Esta coletânea reúne oito capítulos, frutos de pesquisas, sobre os povos ameríndios e afro-americanos, os quais viveram e vivem nas fronteiras dos Estados nacionais. Assim, são tratados temas como a sacralidade indígena, o racismo como arma de poder contra os nativos da terra. As espacialidades indí..
Apesar do progressivo aumento na participação das mulheres no mercado de trabalho e da diminuição na diferença salarial entre gêneros, elas ainda sofrem discriminação nessa área. Essas discriminações se manifestam no momento em que mulheres decidem por se colocar no mercado de trabalho (discriminaçõ..
O livro Fogo da liberdade analisa a trajetória de homens e mulheres de origem ou ascendência africana, particularmente aqueles que romperam com a escravidão entre os séculos XVIII e XIX. Ganham espaço nas páginas que compõem a obra histórias de sujeitos que fugiram, formaram quilombos ou tomaram par..