Este livro visa às informações buscadas em sala de aula, utilizando a psicanálise com os desenhos dos alunos para identificar a interação em sala de aula. É interessante que os profissionais da educação e da saúde entendam que o desenho não é rabisco, mas sim uma ferramenta para ajudar a criança a i..
O livro Educação para todos: educadores se reinventando é fruto das pesquisas de vários educadores brasileiros e portugueses. Trata de inúmeras temáticas, por exemplo, a utilização das tecnologias como ferramenta de mediação importante, que ajudou no desenvolvimento das aulas no decorrer da Pandemia..
A psicanalista Silvia Eugenia Molina apresenta uma série de artigos com questionamentos, assim como possíveis leituras, acerca dos processos de desenvolvimento que o bebê está destinado a percorrer para que obtenha uma identidade humana, singular e sexuada, partilhando, dessa forma, o estatuto human..
VIVER, NARRAR & FORMAR: trajetórias de docentes fisioterapeutas revela-nos uma jovem autora-professora-pesquisadora que, encantada com a docência e pesquisa, propõe um tema de estudo que atravessa sua própria história de vida e apresenta especial relevância na discussão da formação de professores no..
Terapia Ocupacional e tuberculose pulmonar: cuidados e práticas é leitura essencial para estudantes e pesquisadores de terapia ocupacional vinculada à reabilitação pneumológica, apresentando de forma objetiva e prática: - Uma introdução completa e acessível a uma vasta gama de métodos de pesquisa me..
Istanbul: sonho e tortura narra a história do jovem Henrique Ferreira durante sua viagem à Turquia. Os problemas cotidianos enfrentados juntamente da solidão aguda vivida devido tanto às diferenças culturais, quanto às barreiras de linguagem, transformam-se em gatilhos para desencadear problemas psi..
Em Cavalos de Cronos, José Francisco Botelho compõe narrativas que fluem como um líquido, mas sempre através de escolhas verbais sólidas, precisas. Ao mundo concreto se superpõe uma cartografia virtual cujos topônimos têm ressonância de presságio e fábula. As narrativas, em prosa e em verso, se expa..
Quem tem medo da literatura? Encurtada entre curtidas e o preço do papel; lida entre teorias que esquecem, apagam ou recalcam a história e a sociedade que se escrevem nas teias dos textos. Como navegar? A sociedade dos textos se propõe a ser um escrito corsário: desde a sociologia, contra-atacar a r..
A Agência Espacial Brasileira – AEB foi criada, em 1994, com a missão de atuar como órgão central de coordenação dos esforços nacionais brasileiros para a execução do Programa Espacial Brasileiro – PEB. Com mais de 25 nos de existência, a AEB vem perdendo o seu protagonismo e o seu papel sistêmico a..
Monteiro Lobato é um dos principais nomes da literatura brasileira. Mesmo após um século, sua obra segue aclamada e reverberando em escolas, tablets, redes sociais e na memória de muitos.
Como escritor e editor, usou de sua imaginação e abusou de seu prestígio para indicar o caminho a ser percorrido..
Nos contos desse livro, o leitor se verá envolvido em um labirinto de espelhos habitado por personagens atormentados e perseguidos, homens que brincam de Deus (ou de Diabo), jaguares, seres metamórficos, aves de rapina, assépticos burocratas, peões e estancieiros – cada um encarnando os delírios do ..
O livro Recursos Terapêuticos Ocupacionais: teoria e prática lança novo olhar sobre o Fazer e o Cuidar da Terapia Ocupacional, a partir de vivências profissionais no Instituto Nacional de Seguridade Social, do Instituto Municipal Nise da Silveira, do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, de pesquisas d..
Nos dias atuais, é intrigante desejar conhecer o leitor de poesias. A leitura performática da obra Poemóbiles, de Augusto de Campos e Julio Plaza nasce a partir de um questionamento sobre as possibilidades de leitura de poesias, ou melhor, de um tipo específico de poesia que foge ao padrão de poesia..
O livro O lado “positivo” da vida: a capacidade de resiliência em pacientes vivendo com HIV/Aids apresenta a capacidade do ser humano em desenvolver a resiliência após o diagnóstico positivo para HIV/Aids. A obra propõe-se a apresentar a realidade de 13 pacientes soropositivos brasileiros, suas real..
Cantando e brincando com as letras é uma obra que alcança todos os interessados em aprendizagem infantil, especialmente no processo de aquisição da leitura e da escrita.
Esta obra traz a musicalização como instrumento capaz de favorecer um trabalho lúdico, envolvente e de impacto para movimentar o p..
O livro Concepções e práticas de avaliação, recomendado para educadores, mas, de forma específica, para professores que atuam em sala de aula, parte de um entendimento reflexivo sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem. As autoras abordam a história da avaliação no sistema educacional ..
Este livro, intitulado Relações de convivência, conflito, indisciplina e violência em escolas públicas: análise de um programa de governo, das autoras Angela Maria Martins, Maria Helena de Aguiar Bravo e Rosimeire Souza de Oliveira, apresenta resultados da pesquisa financiada pelo Edital Universal d..
Neste livro, Ângela Gonçalves, motivada pela sua vivência na área de saúde mental como professora e supervisora de alunos nos serviços de saúde, apresenta o resultado de suas pesquisas que abordam o tema por diferentes ângulos. Parte de uma discussão conceitual sobre as questões: como saber se o que..
A fronteira não é o lugar onde as coisas acabam, mas sim o lugar onde elas começam (HEIDEGGER, 2012). Essa frase foi o ponto de partida para pensarmos esta obra e trazer para o debate as vivências dos professores e das professoras do campo, em uma realidade de limites entre municípios, os quais cham..
O livro Sobre Histórias da Educação em Pernambuco é uma coletânea de textos que apresenta diferentes objetos e contextos em tempo-espaços também diferenciados sobre a história da educação em Pernambuco. Assim, os estudos nele reunidos debatem, ainda, questões teórico-metodológicas para a historiogra..
A partir de leituras comentadas de textos de Michel Foucault e Jacques Rancière, o livro Diálogos e Dissidências: M. Foucault e J. Rancière coloca em debate as tensões e aproximações entre esses autores. Por um lado, Rancière – que pode ser, em alguma medida, identificado como herdeiro dos estudos d..
A vida social dromocratizada colaborou para o engendramento de formas de violência associadas a um modus operandi do tempo real: a indiferença à alteridade, pela dificuldade de ela ser percebida e considerada; o alheamento do sujeito em relação à alteridade nas modalidades de distração, dispersão ou..
O livro A importância da implantação da classe hospitalar na casa de saúde indígena, no município de Juína, estado de Mato Grosso apresenta a necessidade de formação diferenciada e contratação de trabalhadores em saúde indígena — nesse caso específico, o atendimento hospitalar de crianças indígenas ..
Este estudo visa contribuir com o debate sobre as persistentes assimetrias de gênero, enfocando a paternidade como uma possível “porta de entrada” dos homens no trabalho doméstico e de cuidado, dentro de uma conjugalidade mais parceira e equitativa.Optou-se pela pesquisa qualitativa, na qual 28 pais..