Para desver o mundo é necessário que os desvios e as destruições que se criam no horizonte dos acontecimentos tenham a força dos vulcões. Irrupções, explosões da sutileza. Pensamento - potência de ser - potência de pensar. É preciso também dar contorno aos afetos, desclassificando-os. Ouvir o que no..
O Círculo dos três movimentos com vista ao Homem-Árvore é uma proposta de interpretação para a poesia de Manoel de Barros. Divide-se em quatro partes: o primeiro movimento, que diz respeito à morte e à aceitação da ordem natural em estreito diálogo com o simbolismo da terra; o segundo movimento, que..
O harmonizar de explicações, afirmações, fatos ou evidências, por meio da reflexão sobre o universo de um sujeito lírico presentificado na imagem peculiar que se mostra escondendo-se, é uma das portas que se oferece ao leitor neste trabalho realizado pela professora e pesquisadora Vanderluce Machado..
Entre tradição e desenvolvimento: uma clínica brasileira em diálogo. Uma obra coletiva fiel às clínicas de trabalho e à clínica de atividade, mas sobretudo tingida com uma nota singular, original, tanto em termos da metodologia, como dos meios profissionais em questão e de uma epistemologia fortemen..
Como um fotógrafo que retrata cenas e objetos em versos, Manoel de Barros se afasta da metáfora esperada, em uma espécie de alquimia linguística que nos faz capazes de ver o mundo de outra maneira. Esta edição traz documentos e fotografias, além do prefácio de Bianca Ramoneda.Nesses seus ensaios de ..
A formação de sujeitos cooperativos é uma demanda da sociedade contemporânea, que chega às escolas por diferentes caminhos, mas também no bojo das públicas de currículo, que buscam direcionar a ação docente. O Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, assumiu esse compromisso em seu ..
Se uma imagem fala mais que mil palavras, o que não dirá uma animação? Este livro usa do recurso de animações e figuras para ilustrar os conceitos de curva de largura constante, lugares geométricos e envolventes. Em 1914, o engenheiro inglês Harry James Watts inventou e patenteou um dispositivo para..
Em meio às discussões sobre o novo modelo padronizado de requerimento de capital regulatório para risco operacional bancário e a possível extinção dos modelos internos, este livro traz uma revisão desse panorama, com uma análise dos efeitos da assimetria de informação (forte característica do risco ..
Uma introdução ao conceito antropológico de cultura, realizada de forma didática, clara e
simples. A primeira parte do livro refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos, enquanto a segunda procura demonstrar como a cultura influencia o comportamen..
O regresso à condição de “coisa” pressupõe a libertação das amarras racionais da vida dita civilizada, permitindo assim a criação espontânea e autêntica do poeta. Publicado originalmente em 1998, Retrato do artista quando coisa traz, nessa edição, prefácio de Regina Zilberman e imagens do acervo pes..
Como recuperar e reforçar vigas de concreto armado por encamisamento é um guia prático para recuperação e/ou reforço de vigas de concreto armado. A técnica de encamisamento, com o aumento das áreas de concreto e armaduras, é bastante utilizada e possui inúmeras vantagens. O livro indica os materiais..
O livro Interdisciplinaridade em (dis)curso aborda a interdisciplinaridade como um pertinente caminho paradigmático, teórico, discursivo e metodológico a ser trilhado pelo pesquisador da área de Meio Ambiente. A obra traz uma discussão inovadora, rica e fluida sobre o assunto, por meio da Análise do..
O século XVIII configurou-se para a música como um tempo de intensa produtividade. Obras de A. Vivaldi, J. S. Bach, G. F. Haendel, J. Haydn e W. A. Mozart constituem parte desse conjunto, para citar apenas alguns dos compositores eleitos pelos inúmeros autores que se dedicaram a escrever as incontáv..
Um dos últimos livros escritos por Manoel de Barros, Menino do mato sintetiza com perfeição suas aspirações e seu estilo. Esse menino, que é a consciência do poeta, deseja apreender o mundo sem explicações ou propósitos. Na primeira das duas partes que compõem esta obra, Manoel reforça sua instintiv..
Este livro certamente não é definitivo, mas um dos primeiros a condensar as “travessuras matemáticas” na perspectiva de processar dados e/ou informações geoespaciais, apresentando exemplos e exercícios resolvidos que têm rebatimento com a realidade existente na superfície e subsuperfície do nosso pl..
O livro Feminismo como metáfora: autocriação e política tem por objetivo apresentar um breve resgate do histórico dos feminismos que alimentaram a discussão feita no âmbito do neopragmatismo, especialmente no que diz respeito à tradição estadunidense. A sedutora proposta de Richard Rorty a respeito ..
Rádio na escola: um olhar educomunicativo para o ensino médio apresenta experiêcia na construção e na realização de pesquisa em Educomunicação, cujos questionamentos só puderam ser respondidos a partir de uma abordagem interdisciplinar que abrange análises de conteúdos elaborados pelos estudantes no..
Escrito ora em verso, ora em prosa poética, Gramática expositiva do chão, publicado pela primeira vez em 1969, evoca impressionantes imagens que desafiam o pensamento utilitário e a racionalidade do mundo moderno. Esta edição inclui prefácio da escritora Clarice Freire, além de fotografias e documen..
A Dependência Química e os grupos de Narcóticos Anônimos: um olhar sistêmico na perspectiva da Teoria de Redes apresenta um estudo sobre o resultado terapêutico em um tipo de grupo de ajuda-mútua. Para compreender esse processo de recuperação, foram buscados aportes teóricos e epistemológicos sobre ..
Abordamos os cuidados prestados, nos diferentes modelos assistenciais, aos recém-nascidos sadios, em sua primeira hora de vida, momento em que está mais sensível ao meio e as sensações.Trata-se dos modelos tecnocrático, humanista e colaborativo e da avaliação da implementação das boas práticas (penu..
Este é um livro para todos aqueles que já descobriram que a soberania para deliberar sobre a própria vida, com todos os riscos, é nosso único verdadeiro patrimônio. A intenção desta obra é de fortalecer os leitores para que possam resistir, cada vez melhor, contra todo tirano que pretenda empurrar-l..
Para Manoel de Barros, a simplicidade é uma forma de sabedoria, um convite para contemplarmos a beleza das pequenas coisas e nos reconectarmos com o que realmente importa. Este livro é um convite para abraçarmos esta pequena e grandiosa revolução. A edição conta também com fotos e documentos do acer..
Como tornar sua organização eficaz priorizando a Administração de Recursos Humanos é uma obra destinada a todos os ramos de atividades e profissões, porque o atendimento Recursos Humanos tem que existir em todas as organizações do mundo.
O autor discorre com muita sabedoria sobre os temas abordados..
Embora a leitura da materialidade dos objetos pareça ter sido suficientemente explorada no âmbito do design, existem lacunas quanto ao entendimento de aspectos específicos da tridimensionalidade. Por isso, a autora dá um importante passo com este livro, abrindo esse campo para novas reflexões, pois ..