Energia, tempo, saúde e evolução apresenta e analisa o discurso científico-holístico -religioso e a concepção histórico-evolutiva, que estão contidos nas obras de Armando Hamud, pautado numa visão holística-espiritual. Busca entender sua trajetória de vida, compreendendo os interdiscursos, o trânsit..
O que é o amor? Quem é o outro em um relacionamento? O que é ser homem ou mulher? O que significa reencontro? Por que estou aqui? Quem sou eu?
Perguntas que parecem ser corriqueiras e que possuem, de certa forma, soluções prontas, fornecidas pelos costumes sociais e culturais.
No entanto, as respost..
O livro Educação para todos: educadores se reinventando é fruto das pesquisas de vários educadores brasileiros e portugueses. Trata de inúmeras temáticas, por exemplo, a utilização das tecnologias como ferramenta de mediação importante, que ajudou no desenvolvimento das aulas no decorrer da Pandemia..
A expressão evasão é um tema muito debatido na área educacional, seja na Educação a Distância ou na presencial, especialmente na educação pública. A formação inicial ou continuada de professores é fundamental para que possamos ter uma educação de qualidade. Entretanto os programas de formação de pro..
Diante do desa?o da construção de sistemas alimentares sustentáveis, a academia tem se debruçado em estudos que permitam traçar caminhos possíveis para problemas tão complexos. Reaproximação entre a sociedade e a natureza, em uma relação que propicie a segurança e soberania alimentar e nutricional d..
A construção de um modelo democrático legítimo exige, por um lado, uma reconfiguração do conceito de cidadania e, por outro, uma participação política efetiva que transborde o ato de escolher representantes. De fato, há muito que a cidadania passiva atrelada e circunscrita aos estreitos limites do p..
Neste livro, Armando C. Arosa trata das pesquisas sobre políticas educacionais realizando uma aguda crítica à produção acadêmica brasileira. Nesse movimento, o autor examina os conceitos centrais que estão presentes no debate sobre educação, buscando compreender alguns dos pressupostos teóricos que ..
A arte de representar como manifestação profissional e artística traz uma série de perguntas que compõem o processo criativo: como criar um corpo cêico? Como ser o outro com o mesmo rosto de todos os dias? Quais os elementos visuais que ajudarão a compor essa nova persona, em especial, por meio da c..
As relações entre Constitucionalismo, Estado, Direito e Democracia tratadas na presente obra remetem a um conjunto muito complexo, assistemático e, por vezes, contraditório de possibilidades de existência social, econômica, política e cultural, com particulares implicações no âmbito das sociedades c..
Direitos, Democracias, Políticas e Contemporaneidades é resultado de um projeto audacioso de professoras e professores de distintas universidades dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba que, entusiasmados com a pesquisa e o compartilhando do mesmo amor ao Direito, alimentaram o ideal de segu..
O livro Mulher Nordestina em São Paulo: identidade-metamorfose-emancipação desvela o início da ruptura do estigma da “severinidade” no Brasil como política de invisibilidade identitária predominante. Por meio de um processo de pesquisa diferenciado e inovador na área de Psicologia, a autora apresent..
Dois mil e vinte e um, o ano do centenário de Paulo Freire, o educador do Brasil e do mundo. Freire utilizou “sua palavra” para denunciar a opressão e também para anunciar a transformação necessária à emancipação dos sujeitos oprimidos. Por sua vida e sua obra, o reconhecimento à práxis freireana el..
Francisco Paulo de Almeida - Barão de Guaraciaba - "O Barão Negro" apresenta um caso específico da inserção de um negro nas atividades econômicas, sociais e políticas do Brasil Imperial - escravagista e "pós-escravagista" (1826/1901), no século XIX. Como um homem negro, em um período e espaço consid..
O custo acima do razoável para se produzir e comercializar no Brasil, também conhecido como “custo Brasil”, encarece desnecessariamente tanto a exportação quanto a importação, tornando-se um entrave ao desenvolvimento do país e à acessibilidade dos consumidores brasileiros aos produtos importados a ..
Por que excluíram a eugenia das biografias paranaenses? História da Eugenia e da Medicina no Paraná é livro significativo para quem quiser compreender a ciência eugênica em suas apropriações médicas no Paraná do início do século XX. Trabalhando o conceito de sociografia médica, o autor visa compreen..
Passado em Caleidoscópio: versões quadrinizadas da Independência do Brasil no Sesquicentenário e Bicentenário, fruto de pesquisa apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), visita um conjunto de fontes inusitad..
O livro “Um maligno escrivão”: Bento Ferreira Mouzinho sob o reinado de D. João V (séc. XVIII) debruça-se sobre a emblemática trajetória percorrida no norte da América portuguesa por Bento Mouzinho — lusitano, criminoso e fugitivo —, que aportou à cidade de Natal na segunda década do século XVIII e,..
O livro lança novas luzes sobre a sexualidade na velhice, principalmente na presença da patologia Incontinência Urinária. A obra propõe-se a descrever a sexualidade em sua totalidade, relacionando-a com as alterações na vida sexual provocadas por essa patologia. Por seu conteúdo marcante e linguagem..
Quais as possibilidades da leitura e da análise de Histórias em Quadrinhos em aulas de História? Como podemos investigar a Independência do Brasil com essas fontes documentais? Que documentos podem ser utilizados como complementação à construção desse conhecimento? Essas e outras questões foram as m..
Um panorama da vida, da obra e da época em que viveu Sigmund Freud – o criador da psicanálise, o homem que rompeu com a medicina de seu tempo e marcou o século XX ao revelar os segredos mais recônditos da alma e da sexualidade humana...
Jacques Lacan e Sigmund Freud jamais se encontraram pessoalmente. No entanto, o nome de Lacan é indelevelmente associado ao do mestre vienense: é ele o grande freudiano. Esse volume traz um panorama do ensino de Lacan e de como, ao repensar o sentido da obra de Freud, ele refundou a psicanálise e fe..
Certo dia, Clarice pensou em uma história que desvendasse, simultaneamente, dois grandes "enigmas" da Terra, envolvendo uma girafa tímida e dois continentes ao mesmo tempo muito próximos e distantes, a América do Sul e a África. É essa "explicação" que aparece aqui, recontada por ela e seu pai, o ed..
Casa Butantã é a casa em que o arquiteto Paulo Mendes da Rocha habitou com sua família e que usou como laboratório para experimentar soluções arquitetônicas que mais tarde o notabilizariam. Embora não costumem figurar nas publicações sobre sua obra, as residências de Paulo Mendes da Rocha revelam as..
A obra As diferentes faces e interfaces de uma educação para o século XXI: diálogos fronteiriços com Paulo Freire, Edgar Morin, Fernando Hernández, Pierre Lévy e Rodolf Steiner propõe a você ampliar seus horizontes e superar o conhecimento cartesiano, reducionista e mecânico, ainda tão presente em n..