Para desver o mundo é necessário que os desvios e as destruições que se criam no horizonte dos acontecimentos tenham a força dos vulcões. Irrupções, explosões da sutileza. Pensamento - potência de ser - potência de pensar. É preciso também dar contorno aos afetos, desclassificando-os. Ouvir o que no..
O Rio de Janeiro é uma cidade de mistérios. Apesar de rios de tinta terem sido gastos nos últimos 150 anos para explicar a cidade e sua trajetória, ela tem zonas de sombra, envoltas em treva, e que a academia preguiçosamente reluta em iluminar. Uma dessas faces escuras é a área de Santa Rita. Nosso ..
O harmonizar de explicações, afirmações, fatos ou evidências, por meio da reflexão sobre o universo de um sujeito lírico presentificado na imagem peculiar que se mostra escondendo-se, é uma das portas que se oferece ao leitor neste trabalho realizado pela professora e pesquisadora Vanderluce Machado..
Por que investigar o processo de práticas de apropriação do conteúdo paradidático-publicitário, marcas constitutivas dos folhetos e livros do poeta Manoel Monteiro? Buscando compreender os conceitos de paradidático, publicidade, apropriação, estratégia, tática, função-autor e literatura de folhetos,..
O Círculo dos três movimentos com vista ao Homem-Árvore é uma proposta de interpretação para a poesia de Manoel de Barros. Divide-se em quatro partes: o primeiro movimento, que diz respeito à morte e à aceitação da ordem natural em estreito diálogo com o simbolismo da terra; o segundo movimento, que..
Será que o ser humano usa menos que 100% de sua potência cerebral? Como seria nosso céu se houvesse um segundo Sol? Quais as características de uma pessoa regida sob o signo de elefante, mas que tem o pinguim como signo ascendente? Um suco verde é suficiente para garantir sua saúde? Como ver o prese..
Educação e trabalho: uma questão de competências é um livro que investiga as múltiplas acepções que o termo “competência” assume no campo da educação profissional, no mundo do trabalho e no currículo escolar. O problema é entender a passagem de trabalhadores mudos a equipes falantes. O trabalho como..
Os sertões – marco fundamental nos estudos sobre a formação brasileira, ao lado de Casa-grande e senzala e Raízes do Brasil – foi escrito a partir de um trabalho jornalístico sobre a rebelião de Canudos, liderada por Antonio Conselheiro e duramente reprimida pelo governo.
Além do texto estabelecid..
Caixa-Envelope especial contendo os três livros da parceria entre o escritor Antonio Prata e a ilustradora Talita Hoffmann junto com um marca-página no formato de jacaré! A sobrecapa de cada livro vira um pôster. Cores e risadas garantidas.
Jacaré, não!
Toda criança adora esse jacaré maluco! Ele ..
O livro Gestão de Pessoas no Setor Público Municipal como Mudança de Paradigma na Contemporaneidade Brasileira lança um olhar sobre a influência do desenvolvimento de pessoas no Setor Público, com vistas a uma atuação de qualidade, abordando um tema tão pouco relacionado ao contexto do Serviço Públi..
"Pescoço ladeado por parafusos" é uma reunião de minicontos, micronovelas e prosa em formatos que são difíceis de definir a não ser como “coisa do karam”...
O livro APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS Produção e uso de audiovisual no ensino de Ciências apresenta uma pesquisa ocorrida em um curso de férias com estudantes e professores da educação básica que desenvolveram um experimento de comportamento de ansiedade (preferência claro/escuro) com peixes, qu..
Um problema que levaria milhares de anos para ser resolvido em um computador "clássico", foi solucionado em 200 segundos. Esse feito histórico alcançado em 23/10/2019 por pesquisadores do Google, em uma das máquinas da empresa, que permite, entre outras possibilidades, a produção de medicamentos ma..
Com uma prosa ágil, ácida e irônica, Manoel Herzog desponta como uma das vozes mais distintas da literatura brasileira contemporânea. Em Boa noite, Amazona seu estilo único se alia a um personagem inusitado que reflete a dicotomia de um país.
O narrador desta “saga” amazônica é um economista de es..
Em O guardador de águas, Manoel de Barros duplica-se e cede a palavra a outro personagem, o Bernardo da Mata. Bernardo era empregado de sua fazenda e foi seu amigo de vida inteira. Em vários poemas, é Bernardo quem apresenta a fala primal da natureza que tanto caracteriza o poeta. Mas a poesia de Ma..
Após um cataclisma ambiental, só uma região na América Latina sobreviveu ao avanço das águas: Bolivana-Zumbi. Sua classe média remanescente se reestruturou à base do comando evangélico, do jugo chinês e da obrigação de restaurar a natureza, mas segue com suas rixas e discriminações. O resultado é um..
"Carlos Mel pediu a conta. Não esqueça a caixa de fósforos. Pode ficar com o troco. Caminhou até a ponte (viu o panorama). A avenida central passa debaixo. A águia fêz um ninho na chaminé da fábrica de sapatos para crianças."Eis as primeiras linhas publicadas por Manoel Carlos Karam; uma publicação ..
Manoel de Barros iniciou bem jovem sua carreira. E, já no primeiro livro, Poemas concebidos sem pecado, de 1937, demonstrava completo domínio da poética modernista. Manoel recolheu as lições de nomes como Mário de Andrade, Manuel Bandeira, Raul Bopp, mas foi além, trilhando um caminho próprio, evoca..
O livro apresenta scripts de espetáculos de teatro de temática científica expostos no XV CIÊNCIA EM CENA. Os textos são processos criativos de cada grupo, mas a temática científica e o diálogo espontâneo com o público, com diferentes formações e intenções, são um propósito comum. Os porquês, para qu..
Manoel de Barros (1916-2014) nasceu em Cuiabá, mas foi criado numa fazenda próxima a Corumbá. Começou sua educação num internato em Campo Grande e, aos doze anos, foi matriculado no Colégio São José, no Rio de Janeiro - cidade onde viveu por trinta anos. Em 1937 publicou seu primeiro livro de poesia..
Freud e a psicanálise afetiva do século 21 expõe as diferenças entre a clínica psicanalítica tradicional e a atual, a partir de reflexões sobre Análise terminável e interminável, ensaio em que Freud descreveu sem eufemismos as limitações de sua própria obra. A propósito dos 80 anos de publicação do ..
Nos bem medidos poemas em prosa deste livro, pequenas historietas recuperam, como pérolas buriladas, a poética e a ética de uma vida inteira: as infâncias de Manoel de Barros.
Memórias inventadas reúne três livros de Manoel de Barros de poesia em prosa. A ideia inicial proposta a Manoel era a de es..
Amazônia e mercado da Beleza na era da Bioeconomia é a leitura essencial para quem deseja entender os aspectos sociológicos da interferência do capital na Amazônia. O livro expõe a relação de agricultores familiares com uma das maiores empresas de cosméticos do mundo em negociações envolvendo a Prip..
Este livro tem como objetivo analisar as representações sociais que inserem e situam o crack como objeto de preocupação pública no Brasil e como essas representações produzem sistemas normativos que se articulam na construção social do crack e de seus usuários. A proposta é investigar o consumo de c..