As memórias do ativista Beto Ricardo evidenciam sua constante luta em contribuição à dos povos indígenas, que sempre buscaram saídas para as injustiças perpetuadas ao longo da violenta história política do nosso país. Com prefácio de Ailton Krenak e posfácio de Leão Serva.
Figura central do moviment..
Sérgio Ricardo é um artista múltiplo. Compositor, cineasta, artista plástico, escritor, sua obra é uma das mais significativas da cena cultural brasileira desde os anos 1960, assim como é uma das mais desconhecidas. Esse desconhecimento não é apenas relativo ao grande público, aos circuitos do "merc..
O livro Tríade poética na obra de Ricardo Dicke contém um estudo aprofundado da narrativa ficcional do escritor mato-grossense, procurando decifrar os contornos de sua escrita criativa. O que antes era considerado uma literatura hermética ou para iniciados torna-se, com este livro, uma construção di..
As geotecnologias têm o potencial de religar os conhecimentos geográficos. Por isso, os conceitos são aqui integrados, centrando-se na utilização de geotecnologias como SIG e sensoriamento remoto por professores do ensino básico, discutindo-se o estado da arte das geotecnologias, conceituando e expl..
Em Dimensões identitárias e assistenciais do espiritismo, o leitor tem diante de si uma coletânea de artigos, escritos pelos sociólogos Pedro Simões e André Ricardo de Souza, sobre duas dimensões do espiritismo no Brasil: a identitária e a assistencial. Ambas marcam características fortes dessa reli..
28 nomes da literatura brasileira contemporânea. 15 objetos pessoais de Caio Fernando Abreu. É o fruto desse encontro que o leitor tem agora em mãos. A partir do Acervo Caio Fernando Abreu, disponível no Delfos/PUCRS – que abriga desde seu antigo álbum de bebê e sua máquina de escrever, até suas car..
Em O crime de Genocídio no Direito Internacional, André Ricardo dos Santos Lopes analisa de forma crítica como se desenvolveu o conceito de genocídio, a teoria política para a sua positivação como crime no Direito Internacional Penal e a forma pela qual se deu, até o momento, a penalização dos perpe..
Imagine um improvável encontro entre André Rebouças e Frantz Fanon? O primeiro, engenheiro brasileiro, afrodescendente, um dos maiores nomes do abolicionismo no Brasil do século XIX. O segundo, psiquiatra francês negro, natural da Martinica, pensador humanista e um dos grandes influenciadores de mov..
Quem tem medo da literatura? Encurtada entre curtidas e o preço do papel; lida entre teorias que esquecem, apagam ou recalcam a história e a sociedade que se escrevem nas teias dos textos. Como navegar? A sociedade dos textos se propõe a ser um escrito corsário: desde a sociologia, contra-atacar a r..
O livro A Revolução Mexicana na Américo do Sul: as apropriações de José Carlos Mariátegui, Tristán Marof e Oscar Tenório, resultado de minuciosa pesquisa de fontes e de fecundo diálogo com extensa bibliografia, distingue-se por uma análise aguda e perspicaz a respeito de temas caros ao pensamento de..
Para o cineasta espanhol Luis Buñuel – um surrealista formado por contradições, com seu menosprezo à sociedade burguesa e à religião cristã –, estranhezas sempre deveriam fazer parte de seus filmes. Neste livro encontra-se o argumento de que desde a realização do seu primeiro curta-metragem, Um C..
O livro Música e Alteridade: uma abordagem bakhtiniana propõe que a interação entre os sujeitos, fundada no conceito de alteridade dialógica do filósofo Mikhail Bakhtin (1885-1975), possa ser aplicada à compreensão da música, pelo entendimento de que as relações de alteridade têm implicações musicai..
Oitenta e dois moradores de Campinas faleceram em decorrência de um acidente do trabalho em 2015. Neste livro, Ricardo Cordeiro dá voz a cada um desses trabalhadores, que encontraram a morte enquanto lutavam pela vida. Por meio de autópsias verbais realizadas com familiares e colegas de trabalho das..
Será escrever, hoje... sucumbir sob o peso da responsabilidade? Quem escreve em um mundo maciço, respirando continuamente as espessuras mais profundas da existência, corre logo o risco de se impregnar do imenso peso dos dias, da sua rouquidão, como diria talvez J. Paviani. Pois há sangue demais corr..
Dez das mais significativas séries do artista e fotógrafo Pedro Motta são analisados por críticos brasileiros e internacionais. Intervenção do homem na natureza é um tema central, e a coleta de dados, o mapeamento e o processamento digital de imagens são procedimentos recorrentes na obra atual do ar..
Esta obra, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal: sugestão integrada de segurança pública, decorre de uma evolução social pautada na dignidade da pessoa humana, as alterações legislativas e os avanços tecnológicos e culturais, num mundo capitalista, combinada com a modernização e a organização do c..
Na era digital, é um grande desafio para os educadores, pedagogos, professores e gestores escolares criar condições para que as tecnologias e mídias digitais efetivamente sejam utilizadas, e, sobretudo, que estejam integradas ao processo pedagógico da escola básica contemporânea. Esta coletânea de e..
O tema da escravidão – sua história, suas lógicas e mutações através do tempo, suas situações sociais e geográficas, as especificidades regionais, e, no caso evidente do Brasil, a pesadíssima e decisiva herança em que se constitui para o tempo presente –, é um dos temas mais fundamentais e relevante..
As transformações no mundo do trabalho e a reestruturação da atividade produtiva na sociedade
contemporânea são o assunto desse livro. Abrangente, aborda tanto a análise conceitual e as linhas analíticas que balizam o desenvolvimento mais recente da sociologia do trabalho, quanto o cenário geral de..
Ricardo Lísias, autor de O céu dos suicidas - vencedor do Prêmio de melhor romance da APCA, Associação Paulista de Críticos de Arte - e considerado pela revista Granta como um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros, reúne em Concentração e outros contos seus principais contos e se reafirma..
A HISTÓRIA DA ‘ROMA ANTIGUA’ e, por conseguinte, a ‘história do ius roman’ ensinam que devemos sempre buscar questionamentos para saber algo que ainda não se sabe; e oferecer respostas racionais valendo-nos de laços culturais e de pesquisas pragmáticas, com o propósito de indagar a verdadeira identi..
O livro “Cuidar de quem? De quê? A ética que nos conduz”, retoma um debate importante, em especial para o campo da saúde, em um minucioso estudo sobre o conceito de cuidado, tendo como interlocutores principais o filósofo francês Michel Foucault e a filósofa holandesa Annemarie Mol (esta também uma ..
O livro Envelhecimento humano: cognição, qualidade de vida e atividade física é fruto da pesquisa científica e da necessidade de compreender mais sobre a população idosa, que cresce vertiginosamente e irá alcançar números elevados em termos de população. Para tanto, esta obra vislumbrou alguns conce..
Esta obra trata da música e dos planos do universo dos Tukano, etnia da família linguística Tukano Oriental, localizada na região do Alto Rio Negro, Amazonas. O trabalho está pautado principalmente no Mito Tukano da Criação, de Séribhi, ou Gabriel Gentil – pajé Tukano –, e nas entrevistas realizadas..