"Eye for an eye" trata de um tema de singular relevância societária, atual e articulado com a realidade. A obra é produto de autores que vivenciaram tal facticidade a quente, permitindo assim uma arguta reflexão do universo carcerário no Brasil. Com argumentos intensos, a vida do que se denominou “c..
O homem é um ser de ação, e nela se conjuga o futuro, este determinado pelo labor cotidiano do homem. Assim sendo, é exatamente na forma de laborar que se conjugam as expensas para a produção de mundos, no caso, do mundo do capital, e seu custo é a sua própria liberdade. Com essa visão provocativa e..
Nos dias atuais, é intrigante desejar conhecer o leitor de poesias. A leitura performática da obra Poemóbiles, de Augusto de Campos e Julio Plaza nasce a partir de um questionamento sobre as possibilidades de leitura de poesias, ou melhor, de um tipo específico de poesia que foge ao padrão de poesia..
O livro Fisioterapia Vascular Periférica é um marco na fisioterapia vascular brasileira, pois reúne, pela primeira vez, na língua portuguesa, uma coletânea de capítulos focados na angiologia e fisioterapia vascular, diferenciando-se de outros livros da área cardiovascular que possuem foco em cardiol..
Quem tem medo da literatura? Encurtada entre curtidas e o preço do papel; lida entre teorias que esquecem, apagam ou recalcam a história e a sociedade que se escrevem nas teias dos textos. Como navegar? A sociedade dos textos se propõe a ser um escrito corsário: desde a sociologia, contra-atacar a r..
Imagine um improvável encontro entre André Rebouças e Frantz Fanon? O primeiro, engenheiro brasileiro, afrodescendente, um dos maiores nomes do abolicionismo no Brasil do século XIX. O segundo, psiquiatra francês negro, natural da Martinica, pensador humanista e um dos grandes influenciadores de mov..
Embora seja antiga a relação entre raça e política no Brasil, é a primeira vez que o público nacional tem em mãos um livro exclusivamente dedicado à questão racial no sistema político, mais precisamente dedicado à dinâmica eleitoral e parlamentar.
Basta acompanhar com alguma periodicidade o noticiá..
Este texto reúne dados e análises sobre a situação de todas as unidades de conservação federais e estaduais do Brasil, depois de 20 anos de consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Os autores vêm estudando há mais de 20 anos as políticas de proteção da biodiversidade brasileira e..
O livro Coisas que a gramática não explica trata da gramática normativa, mas está longe de ser mais uma daquelas obras que se limitam a reproduzir as regras de como falar e escrever corretamente. Seu propósito é maior. Visa a alcançar o que, para muitos, é inalcançável: aquilo que está ausente, sile..
Por que motivo os contos de fadas dão origem a tão profuso número de ilustrações, adaptações e reinvenções? O que, na forma dessas narrativas, instiga a criatividade de tantos ilustradores, escritores, músicos e cineastas para que se apropriem delas e as recriem das mais diversas formas? Como se dá ..
O livro narra a história de um jovem amazônida, Tunico, que segue em uma aventura ao Egito com um passageiro clandestino em um navio egípcio. Após uma animada e confusa passagem por Alexandria, o jovem segue para o Cairo, onde um velho Mestre Ampulheteiro o ensina a arte de fazer ampulhetas. Em uma ..
O livro Trauma, domínio e passividade nos atos de violência sexual procura abordar o complexo tema da violência sexual a partir do referencial teórico da Psicanálise. A obra propõe-se a analisar a etiologia traumática presente nas patologias do agir para compreender as determinações psíquicas própri..
Não é um erro dizer que o debate contemporâneo travado no campo da teoria política foi marcado por questões sobre a conciliação entre os princípios universais de justiça e as concepções particulares do bem, dado o desafio do pluralismo, que deu fim às ideias de composições sociais homogêneas e expôs..
O livro Estética da aproximação apresenta uma análise das imagens de três minisséries de Luiz Fernando Carvalho (Hoje é dia de Maria (2005); Capitu (2008-2009) e Afinal, o que querem as mulheres? (2010)), e oferece um olhar estético para quem não somente assiste e aprecia os programas de televisão, ..
"O pedagogo é um leigo em sua própria matéria"? A provocação aparece em artigo assinado no final do ano de 1968 por Luiz Benedicto Lacerda Orlandi, formado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, então funcionário do Colégio Vocacional de São Paulo e futuro professor de Filosofia da Univer..
Aventure-se na empolgante trajetória de dois meninos que se conheceram aos sete anos de idade, viraram unha e carne, e sonharam empreender antes de experimentar as calças compridas. Luiz Casali e Carlos Colesanti enveredaram pela comercialização de publicidade no rádio, criaram um modelo de programa..
A reflexão sobre o elemento temporal da narrativa é determinante para a compreensão do romance, gênero literário que se constituiu e se desenvolveu à luz de uma nova sensibilidade em relação ao tempo instaurada com o advento da modernidade.
Entretanto, falar de tempo é tarefa difícil que filósofos c..
O livro Luiz Gonzaga: um contador do Nordeste do Brasil apresenta a vida de Luiz Gonzaga, sua obra, seus temas, sua importância para a divulgação da cultura sertaneja nordestina, transcrevendo e analisando letras de muitas de suas canções. Uma obra útil a professores de todos os níveis de ensino por..
Apoiadas pela bolsa de pesquisa da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), as análises a que o leitor terá acesso o colocarão diante de diversos excertos jornalísticos que o ajudarão a definir os contornos que a busca pela liberdade na província grão-paraense tomou entre os anos..
Nascido em casa de tocador e endireitador de fole, Luiz Gonzaga aproveitou naturalmente um bocado de talento familiar. Mas o que o filho de Januário com certeza não imaginava é que se tornaria um cantador e sanfoneiro tão popular, a ponto de ser coroado Rei do Baião! Com o molejo dos seus xotes, xax..
Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “Diálogo incessante”, afirma que “Mesmo no silêncio e com o silêncio dialogamos”. Ao ler o livro de Yvonélio Nery Ferreira, com o qual conseguiu navegar pelas águas turvas do silêncio a partir da produção literária de Luiz Vilela, foi possível perceber o cons..
A justiça restaurativa, atualmente, tornou-se um tema sobre o qual muito se comenta, mas que pouco se sabe o que realmente significa, e isso faz com que seja difundida indiscriminadamente em virtude da carga positiva que a envolve. Assim como é indefinido o seu conceito, também são as suas bases nor..
O livro Outros modernismos no Brasil: 1870-1930 se compõe de capítulos monográficos, escritos por professores e pesquisadores não necessariamente formados em Letras, almejando a maior abrangência possível pelo território brasileiro e pelas modalidades letradas, porque também cá estão a canção popul..
Motivado pelos crescentes debates e movimentos sociais recentes, o livro Assédio sexual e outras figuras penais na relação de emprego: perspectivas jurídicas aborda como essa figura, comparada a outras, ocorre na relação de emprego. Nesse contexto, a obra propõe-se a analisar a prática de tal infraç..