A soberania do povo foi, sem dúvida, o princípio fundador da política moderna, mas sua implementação foi sempre rodeada de muita incerteza. Como fazer valer a soberania popular e dar forma ao poder democrático? Como institucionalizar o ideal democrático? Com essas questões sempre presentes, Alessand..
Havendo-se passado mais de um século da morte do escritor Euclides da Cunha (15/08/1909), teria ele ainda o poder de nos instruir? O professor Antenor Ferreira acredita que sim. Tendo-se lançado num esforço exegético sobre as obras, e se firmado em densa pesquisa bibliográfica, o autor advoga a atua..
Contracolonização é o conceito-chave desta obra de Antônio Bispo, que contrapõe de forma desconcertante o modo de vida quilombola ao da sociedade colonialista.
Com uma linguagem própria, de palavras "germinantes", o autor oferece um olhar urgente e provocador sobre os modos de viver, habitar e se r..
Imagine que você foi transferido, por uma máquina do tempo, para o ano de 800 do calendário atual. O cenário é uma floresta tropical dominada por centenas de cidades densamente povoadas, com planificação espacial e arquitetônica, cheias de pirâmides, que evidenciam alto grau de urbanização. Tais cid..
Os maias possuíam um difícil e complicado sistema de escrita glífica, na qual se identificaram recentemente 862 caracteres distintos. Empregavam o zero em seu engenhoso sistema trinumeral e vigesimal, com o qual podiam escrever quantidades até o infinito. Tiveram quatro calendários: um ritual (Tzolk..
Segundo romance da escritora norte-americana Pearl S. Buck, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura, este livro é um clássico que retrata a vida na China numa época em que grandes mudanças políticas e sociais transformaram um país agrário em uma potência mundial. Tendo como fio condutor a trajetória..
Jacob Todd, sozinho no exterior pela primeira vez, chega a Amsterdam para a comemoração da Batalha de Arnhem, em que seu avô lutara cinquenta anos antes. Lá ele conhece a velha senhora Geertrui, que sofre de uma doença terminal. Ela narra uma extraordinária história de amor e traição. A história est..
Terra – Antologia afro-indígena é uma coedição entre PISEAGRAMA (@revistapiseagrama) e Ubu que reúne 25 ensaios, publicados ao longo dos treze anos da revista PISEAGRAMA e também inéditos, que abordam as múltiplas relações da terra com a cidade, com a política, com o clima e com o corpo, das perspec..
O ano era 1933. Discussões sobre alternativas ao liberalismo econômico promoviam revoluções ao redor do mundo. Os efeitos da Grande Depressão de 1929 ainda causavam angústias na sociedade americana e mundo afora. Nesse cenário, preocupações acerca de uma crise ambiental gerada pelo capitalismo “selv..
Em “Um Sonho em Terra Vermelha”, Marcos da Matta conta a história de três gerações de uma mesma família, representadas por três mulheres: Lucidora, Zulmira e Maria Edite. Com um estilo de narrativa único e envolvente, o autor transporta o leitor ao norte paranaense recém-colonizado. Nesse território..
A obra-prima do mais importante pensador da luta antirracista e anticolonial.
Os condenados da terra é o ponto culminante de uma obra radical e incontornável abreviada pela morte precoce do psiquiatra martinicano Frantz Fanon, um dos pensadores mais revolucionários do século XX.Ao analisar a situaçã..
Imprensa italiana em terra estrangeira: vozes sociais em ação (Belo Horizonte 1900-1920) tem como protagonistas imigrantes italianos e como cenário a recém construída capital, Belo Horizonte, onde se desenrola a trama da vida social nascente. No final do século XIX, Belo Horizonte recebeu muitos imi..
Por que a romaria de carro de bois, uma prática religiosa enraizada nos valores rurais, continua viva na contemporaneidade? O que essa prática religiosa diz do sujeito urbano? A romaria de carro de bois é a manifestação de uma profunda saudade da natureza, saudade de pisar na terra, de conviver diar..
A história da região italiana da Sicília é repleta de violência e bucolismo. A rústica ilha é onde se passa o primeiro romance de Davide Enia, finalista do prestigiado Prêmio Strega em 2012. O dramaturgo, ator e autor narra em paralelo a história de diferentes gerações da mesma família, que descobre..
Neste livro, a autora Nilvania dos Santos Silva, professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), convida o leitor a navegar rumo à compreensão do processo de construção de regras, princípios e valores essenciais para a formação moral de sujeitos que viveram, quando crianças, em espaços do Movi..
Esta biografia de Martin Luther King não é apenas uma história em quadrinhos - trata-se de uma extraordinária parceria entre o poeta afro-americano Arthur Flowers e o artista plástico Manu Chitrakar, integrados com maestria pelo projeto gráfico do designer italiano Guglielmo Rossi. Uma prazerosa 'j..
“Se for possível um futuro habitável e partilhado em nosso planeta, será um futuro off-line.”
É preciso se permitir imaginar um mundo pós-digital. Para que a internet deixe de ser elemento definidor da vida social, econômica e cultural. Neste ensaio especulativo, Jonathan Crary apresenta a evidente..
Com a imaginação da matéria terrestre, nosso longo debate sobre a função da imagem se reanima, e desta vez nosso adversário tem inumeráveis argumentos, sua tese afigura-se imbatível: tanto para a filosofia realista como para o comum dos psicólogos, dos psicólogos, é a percepção das imagens que deter..
Uma paródia bem-humorada da vida de Cosme Fernandes, um dos "degredados" que chegaram ao Brasil nos primeiros anos do descobrimento.Décimo mandamento para viver bem na Terra dos Papagaios: "naquela terra de fomes tantas e lei tão pouca, quem não come é comido". A sábia conclusão é de Cosme Fernandes..
Vivemos hoje a maior crise ecológica de todos os tempos. A ciência aponta como o percurso anticivilizatório humano leva-nos rumo à sexta extinção em massa das espécies e ao colapso da vida, humana e não humana. Ultrapassar, no Brasil, tristes marcas como a de meio milhão de mortos pela covid-19, par..
Conquistando a Terra trata-se do primeiro volume de uma série de três livros. Neste primeiro volume tratamos da libertação da alma humana, de um despertar para o mundo místico, de transcender rumo àquele que nos criou e nele viver as vitórias dos verdadeiros filhos de Deus. No segundo volume falarem..
Por quanto tempo seremos observadores dos numerosos desastres ecológicos e estaremos submetidos à administração das catástrofes e das miragens de um capitalismo verde, a ponto de testemunharmos passivamente o desenrolar de uma história futura “sem nós”, um verdadeiro exílio sem volta?Movida pela urg..
O presente livro tem como objeto de estudo o tempo dentro da obra Terra nostra (1975), do autor Carlos Fuentes. O objetivo é investigar como o tempo no romance apresenta uma forma estética que transgride a sua concepção linear. Nessa perspectiva, como leitora, realizei uma análise do tempo na obra a..
Neste livro, assim como em todos aqueles que dedicamos à imaginação, quisemos apenas preparar uma doutrina da imaginação literária. Não vamos pois insistir no caráter sexual das imagens brutas, dos símbolos brutos, tais como nascem do impulso da vida inconsciente...