Viver e morrer bem é um livro de Bioética, uma área de conhecimentos e práticas que lidam com questões e decisões relacionadas a manter ou tirar a vida humana ou animal, no seu início, meio ou fim. Também se ocupa normalmente de problemas relacionados à promoção e à distribuição de qualidade vida re..
O livro O pensamento político do Brigadeiro Eduardo Gomes (1922-1950) traz à tona um trabalho inédito dentro da historiografia brasileira sobre um personagem político-militar ilustre do século XX. Sua história é muito importante, uma vez que possibilita compreendermos não só a difícil relação entre ..
Acompanhando 40 anos da trajetória de Eduardo Coutinho, mestre do cinema documental no Brasil, Consuelo Lins analisa a filmografia do diretor, desde o premiado Cabra marcado para morrer (1964-84) até Peões (2004). Esse estudo cronológico passa por Edifício Master (2002) e ainda pelo programa Globo R..
Ao analisar os processos de profissionalização do futebol no Rio de Janeiro e na Colômbia, Eduardo contribuiu notavelmente para ampliar o debate - sobre o tema específico, sobre o futebol e sobre o esporte como um todo - exatamente a partir das possibilidades do método da História Comparada. Evitand..
Da angústia ao pânico: sonhos, sintomas e desamparo é uma leitura destinada a estudantes, professores, pesquisadores, profissionais de saúde e outros leitores com interesse em psicanálise, psicologia clínica e saúde mental. A obra apresenta uma contribuição psicanalítica para o estudo das psicopatol..
Guerra na imprensa: os jornais cariocas e a Coluna Prestes aborda, principalmente, a cobertura sobre a grande marcha revolucionária que abalou a República entre 1924 e 1927. São analisados dois importantes jornais cariocas da época, o governista O Paíz e o oposicionista Correio da Manhã, viscerais a..
A teoria dos quatro discursos de Lacan se realiza numa estrutura por meio da qual entendemos ser possível dar inteligibilidade lógica e uma orientação ética à construção do caso clínico enquanto método de pesquisa em psicanálise, em duas vertentes. Essa foi a conclusão a que chegamos neste estudo de..
O livro conta a história de um jovem lenhador que trabalha com o pai e que não vê seu trabalho reconhecido. O jovem busca, então, surpreender o pai, decide escalar uma montanha difícil para cortar o tronco da árvore que todos da vila onde mora acreditam ser uma madeira especial da maior e mais antig..
"Um sítio, que é terreno fértil para uma criança brincante, se transforma em palavras fecundas para nosso autor escrever. Por consequência, frutifica a relação dos leitores com a infância, com a criatividade, com o lugar vivo que habita cada um de nós. Que luxo poder contar com um mini-sítio, ao nos..
O malte é utilizado para a alimentação e em diversos processos produtivos de alimentos, mas é na produção de bebidas fermentadas que se mostra um ingrediente com qualidades que permitem que os microrganismos produzam uma bebida capaz de encantar os mais rigorosos paladares. Enquanto parte dos consum..
This book is the result of a collective re¬flection among scholars from 8 federations and decentralized countries (Argentina, Australia, Brazil, Canada, Ethiopia, Germany, Italy, Mexico) who sought to update approaches and arguments on federalism in a post-COVID-19 scenario. On one hand, the pandemi..
O medo à espreita investiga a obra-prima de Cornélio Penna, o romance A menina morta, com especial atenção às representações do medo durante a história. A aventura crítica pelos livros do autor fluminense, desconhecido de parte do grande público, é uma tarefa de fôlego, como reconhecem leitores e le..
“O homem da Areia é o conto mais representativo do maior autor fantástico do século XIX, o mais rico de sugestões e o mais forte em valor narrativo. A descoberta do inconsciente ocorre precisamente aqui, na literatura romântica fantástica, quase cem anos antes que lhe seja dada uma definição teórica..
As Diferenças em Comum traz ao leitor uma pesquisa sem precedentes sobre as relações filosóficas e políticas entre Karl Marx e Gilles Deleuze, desde um compêndio minucioso das referências, interações e citações sobre o pensador de Trier presentes em toda a produção publicada por Deleuze, sozinho ou ..
A Educação para os Direitos Humanos deve ser, no séc. XXI, um desafio não apenas sociopolítico, mas também cultural de cada nação. A obra traz uma reflexão e explicação sobre as razões que sustentam a diferença dos níveis de desenvolvimento entre Portugal (antigo colonizador) e Angola (antiga colóni..
As ideias básicas do órganon são aqui resumidas tendo como suporte diferentes traduções [Bini, Gomes, e Oxford], além, naturalmente, das edições críticas de Bekker e Ross. Diversos comentários são apresentados em Anexos com o objetivo de detalhar alguns dos temas que nos pareceram relevantes. Segue-..
Role Playing Game e ensino de Química busca discutir com professores e alunos a utilização do RPG como estratégia pedagógica, inserindo o jogo como prática em aulas de Química e possibilitando a problematização de conteúdos disciplinares por meio do lúdico. Neste livro apresentam-se o RPG, algumas p..
Mal terminaram de comemorar o “fim da história”, com a vitória ocidental na Guerra Fria, os estudiosos da política se depararam com um novo fenômeno: a crise da democracia. Incapazes de resistir à pressão dos mercados financeiros, os Estados agem contra a maioria da população. Medidas redistributiva..
Lançando um olhar sobre os mecanismos de repetição empregados por Clarice Lispector na elaboração de seus textos, Carlos Eduardo Brefore Pinheiro verifica de que forma esse procedimento contribui para a construção de possíveis sentidos na obra da escritora. Tal verificação se consolidou unindo a teo..
O livro Despertando o sentimento de pertença nas crianças em relação à água lança um novo olhar sobre como abordar essa temática tanto no espaço escolar como fora dela. “Acreditamos que frente ao problema de escassez e uso desse recurso, um dos caminhos é trabalhar com crianças pequenas, despertando..
“[...] nestes tempos de retrocesso civilizatório o “guia” de Eduardo Borges tem o significado de um banho iluminista dedicado não apenas aos jovens, mas a todos nós.
[...] O que segue em sua obra são diversas aulas sobre questões centrais do nosso dia a dia, como o racismo, a homofobia, a ideologia,..
O presente livro propõe analisar parte das relações entre portugueses e hindus na região de Goa entre, aproximadamente, os anos de 1510 e 1560. O foco utilizado para a análise restringiu-se às tensões políticas e religiosas entre esses grupos, levando-se em consideração os reflexos da conjuntura pol..
O autor concentra em sua abordagem conceitos e critérios mais ligados à ciência e que se afastam das religiões, mas não de Deus, muito pelo contrário. Ele afirma categoricamente, várias vezes, que temos um Deus e que Deus é o nosso Criador.
A ideia principal é fazer com que este livro possa se torna..
(In)efetividade do direito local e internacional à saúde enfrenta polêmicas questões do dia a dia forense, como a titularidade do direito à saúde (coletiva ou individual), de modo que a análise dessas questões passa pelas teorias universalistas e relativistas, inclusive com referências a tratados e ..