“Por que deixaste sobre a cama o cadarço vermelho do teu sapato que tantas vezes te pedi e não me deste?”. Essa pergunta de um amante a outro, feita por carta que atesta uma ruptura amorosa, acionará uma torrente de lembranças por meio das quais o narrador protagonista (re)vê a si mesmo, seu amado e..
Nadando contra a corrente, Aguinaldo Rodrigues Gomes construiu seu livro, inquirindo a realidade a partir de sua relação com a base material da sociedade. Isso para nos contar o envolvimento de um professor comunista com a vida brasileira durante a Ditadura Civil-Militar nos anos de 1960. Ênio Cabra..
A morte esmiuçada, poetizada, romantizada ou escrutinada é sempre a morte. O fim de um discurso no tempo que não pode mais ser retomado senão como reminiscências. Última pontuação num capítulo cujo protagonista pode deixar as páginas em branco. Indelével porque definitiva. O ponto final é, aqui, def..
Há muitas palavras para dizer o mover-se que é o nosso, de leitores, por este livro de Aguinaldo J. Gonçalves: caminho, percurso, viagem. Ou meandro, como está em seu título, palavra que vem do grego e que significa a curva acentuada de um rio. Na tipologia fluvial, há rios retos, sinuosos, meandran..
Ao começar a leitura deste livro, agora mesmo, você entrará em contato com várias pesquisas. Isso mudará o significado de como foi seu entendimento sobre os canídeos até então. Aqui você terá acesso às melhores informações sobre o fundamento universal do adestramento. Entenderá como é a base de toda..
A argumentação fenomenológica permite entender o movimento humano como significativo, quando a compreensão do mundo vivido é valorizada. Assim, os movimentos intencionais das pessoas se tornam expressivos e cheios de sentido. Esse movimento, prazeroso e criativo, possibilita que o ser humano se conh..
Meu amigo e professor antigo está ficando cego pouco a pouco as letras subtrai do hábito de ler prazer também labor motor, mas segue sendo em flor como se pode ver e ler e velejar aqui no vento hálito frescor de verbo e vida deste Duo despudor da boca ao duodeno aceno da ideia à veia que compassa o ..
O livro A representação do Mito de Sísifo em O Convidado, de Murilo Rubião examina a literatura muriliana sob a perspectiva do mito e também como o mito de Sísifo é representado nos contos de Murilo Rubião, por meio das ações das personagens e da construção de suas narrativas, revelando o modo como ..
“mon coeur mis a nu”
Sinto-me aqui, modulando o beiral do edifício que estou acabando de construir. Essa última fileira de telhas que compõe o telhado, representa o final de apoio, e ao mesmo tempo, o princípio de tudo o que tenho para apresentar ao leitor neste livro, que traz como fundamento est..
Abordar o holocausto nazista em um espetáculo teatral foi uma decisão difícil. Ainda mais quando as crenças artísticas assumidas partem da não representação, da performatividade, do hermetismo e de uma manifestação estética pautada no entendimento da dor e do silêncio. Essas são as premissas de meu ..