Organismos Geneticamente Modificados, ou simplesmente OGMs, são organismos resultantes da manipulação genética realizados pela biotecnologia. A biotecnologia – tecnologia aplicada em organismos vivos – foi implementada na década de 1980, no Brasil, já em clima de polaridade entre produtores e ambien..
Este livro nasceu a partir da tese “Um perfil de Maria da Pureza Monteiro Lobato” defendida em 2018. A figura de Purezinha Monteiro Lobato – como assinava – sempre me chamou atenção desde os tempos de graduação. Como seria a mulher que acompanhou Monteiro Lobato por uma vida (desde 1906 a 1944), organ..
Monteiro Lobato é um dos principais nomes da literatura brasileira. Mesmo após um século, sua obra segue aclamada e reverberando em escolas, tablets, redes sociais e na memória de muitos.
Como escritor e editor, usou de sua imaginação e abusou de seu prestígio para indicar o caminho a ser percorrido..
Monteiro Lobato e as Oficinas do Imaginário é uma proposta e um convite à formação de professores e educadores que desejam experimentar um mundo de mistérios e descobertas presentes nas obras do autor do Sítio do Picapau Amarelo. Os seis capítulos apresentam um Monteiro Lobato possivelmente desconhe..
O livro A Fonologia Diacrônica do Proto-Mundurukú (Tupí) busca recuperar a história das línguas Mundurukú e Kuruaya, ambas pertencentes à família Mundurukú, tronco Tupí. Ele reúne uma série de eventos ocorridos nessa pequena família Tupí, desde o Proto-Mundurukú, o período ancestral que deu origem à..
O EMPREENDEDOR DE HOJE foi desenvolvido a partir de uma pesquisa sobre a dinâmica de uma organização por trás dos bastidores, com o intuito de fazer com que os micros, pequenos e médios empreendedores tenham uma visão mais ampliada de sua empresa, de forma a desenvolvê-la observando o mercado local ..
Ativamente envolvida com as revoltas de estudantes e trabalhadores em Maio de 1968, Monique Wittig foi uma das primeiras teóricas e ativistas do novo movimento feminista. O romance As guerrilheiras é um de seus trabalhos mais influentes e um dos textos feministas mais lidos do século XX.
Desde que ..
A promessa cultural do estético fundamenta a experiência estética em redes de relacionalidade, com o intuito de elucidar os significados complexos, por vezes ambivalentes, das práticas estéticas. Obras de arte e atividades cotidianas fazem promessas e ameaças que moldam nossas respostas e desejos es..
O livro “Cada cão que se lamba”: o relacionamento entre o Ministério Público e a Polícia na apuração criminal indica, logo em seu título, o caráter crítico e inédito que busca alcançar. A obra lança um olhar prático e comparativo, com outros países, sobre a eficácia ou não do modelo brasileiro que f..
Vamos imaginar a seguinte situação: Você está prestes a entrar no mercado de trabalho e recebe uma carta, essa carta foi escrita por você só que do futuro, muitos anos se passaram, inúmeras experiências te transformaram e essa carta vem, nesse momento, pra te dar dicas, caminhos ou simplesmente para..
Em A vontade das coisas: o animismo e os objetos, a filósofa e psicanalista francesa Monique David-Ménard reúne um vasto repertório de tudo que já foi dito e estudado sobre as relações que estabelecemos com nosso entorno não humano e não animal a fim de mapear como nos comportamos diante daquilo que..