“24/7 anuncia um tempo sem tempo, um tempo sem demarcação material ou identificável, um tempo sem sequência nem recorrência”, afirma o autor. A disponibilidade para consumir, trabalhar, compartilhar, responder, 24 horas por dia, 7 dias por semana, parece ser a palavra de ordem da contemporaneidade. ..
O livro A arquitetura literária de Eça de Queiroz é uma compilação das produções acadêmicas realizadas desde o período da minha graduação em Letras (UFPA), quando conheci a fundo a prosa queirosiana, e incrementada no período da especialização em Literatura e suas Interfaces (UEPA), por meio dos est..
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insignes italianos e um romancista brasileiro ainda pouco investigado, este livro procura decifrar a alma singular de lugares e objetos representados nas ima..
Texto clássico da literatura francesa, A guerra dos botões é uma obra tão importante que já teve diversas adaptações para o cinema, para quadrinhos e até para uma ópera.Lebrac é o líder de uma gangue de garotos que se dedica a enfrentar a gangue rival, comandada por L’Aztec, morador da aldeia vizi..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memória das pessoas filmadas. A partir de dois eixos temáticos construídos pela autora, denominados “Álbuns de família” e “Retratos da dor”, dois dos ensai..
O encontro entre vítima e algoz retratado em um clássico do teatro moderno sobre a redemocratização do Chile depois da ditadura de Pinochet
A Morte e a Donzela, um clássico do teatro moderno escrito pelo chileno Ariel Dorfman, é um dos mais contundentes retratos do momento posterior às ditaduras mil..
O leitor tem aqui a tradução, inédita no Brasil deste que é talvez o ensaio mais importante de Benjamin. Esta versão foi a primeira considerada por ele como pronta para publicação. Por muito tempo tida por desaparecida, só foi encontrada nos arquivos de Horkheimer, em Frankfurt, em meados da década ..
O alfabeto deste livro não segue uma ordenação típica. Em vez disso, ele percorre um caminho de colisões, da escrita do que se entrega só como espanto e impacto. Trata-se de uma amostra da vasta produção de Vladimir Safatle, feita de fragmentos, suas “escritas em farrapos” que misturam as muitas fac..
O livro de Cássia Maria Fernandes Monteiro trata da relação, pouquíssima visitada, entre o artista visual Hélio Oiticica e seu diálogo com diferentes espaços cênicos ao longo de sua carreira. A própria ideia de “espaços cênicos” já é uma contribuição renovadora e definitiva para os que pesquisam a o..
“O arco de questões tratadas neste livro de Serge Margel, fruto de conferências proferidas no Brasil, é bastante amplo: o papel do cinema na revolução tipográfica da poesia, e por outro lado, simetricamente, a arqueologia do cinema encontrada na poesia, os corpos vitrificados nas vitrines das passag..
Se a família enquanto instituição é fundamental para a constituição da subjetividade, as relações no seio familiar são sempre dramáticas! Elas podem colorir a nossa existência, dando-nos vivacidade, mas também podem assassinar as partes criativas e solidárias com a vida. Esses elementos, tão vívidos..
Edição fac-similar dos diários de guerra de Heinrich Böll, prêmio Nobel de Literatura, expõe as angústias do escritor alemão nas trincheiras e hospitais da Segunda Guerra Mundial, entre 1943 e 45
Publicados pela primeira vez em livro em 2017, os diários de Heinrich Böll permaneciam inéditos por um ..
Uma narrativa sutil e múltipla, revelando aos poucos o que se esconde sob a superfície da normalidade, seja na intimidade da casa de uma adolescente, na vida de uma roteirista no início da carreira ou na legitimação profissional de uma atriz veterana.
Paula e Blake não se conhecem, mas dividem traum..
Cinema & audiovisual escritos - Trajetória de reflexões e pesquisas expressa minhas vivências com cinema e audiovisual. Em quatro seções, mesclo diferentes origens e experiências ao longo de duas décadas. Primeiro, textos com reflexões e ensaios críticos resultantes de palestras, conferências, ofici..
A pesquisa e o trabalho cotidiano das relações do cinema com a educação são a base deste livro. Ele se encontra entre a tentativa de uma aproximação com o universo escolar e uma investigação sobre grandes temas - capitalismo, democracia, estética, ética - para pensar o mundo contemporâneo e os proce..
Cinema de duas faces é um convite à delicadeza das minúcias dramáticas que envolvem não somente a obra de Ingmar Bergman como o percurso de uma vida delineada pela (in)constância de crises arduamente existenciais. A escolha de cinco obras de Bergman – quatro principais e uma periférica – dá-se, tamb..
Nesta autoficção transgressora e despudorada, clássico da literatura marginal, o escritor e compositor Luís Capucho mergulha o leitor na penumbra. É um relato confessional que se passa quase inteiramente na sala de exibição de filmes pornográficos do título
Corre a década de 1990, quando o local, n..
O livro Cinema, estilo e análise fílmica amplia os horizontes sobre as conexões entre a análise estilística dos filmes por meio de um intenso debate com o pensamento cultural, o contexto sociopolítico e o entrelaçamento de mídias. No centro do debate está o cinema brasileiro contemporâneo ou moderno..
A antologia Cinematografia, Expressão e Pensamento – Volume II expande o objetivo do grupo de pesquisa homônimo de congregar pesquisadores de diversas regiões brasileiras que se dedicam à direção de fotografia e a difundir o conhecimento produzido pelo impulso dessa união. O segundo volume da coletâ..
Alexandre Garcia segue o estilo de Rohmer na precisão seca do corte. Testemunha a matéria-prima do cineasta dos afetos e das sensações, dos gestos no mundo, em seu modo prosaico de fazer cena e reivindicar moral. Para Rohmer, vale mais o suspiro que a ilação, o inefável que o postulado – e assim atr..
O cinema fornece ilusão de movimento, pela projeção, em uma cadêcia suficientemente alta, de imagens fixas, gravadas em continuidade em um suporte. é a esse horizonte de expectativa sensorial que se associam peculiaridades próprias a lugares e épocas, provisoriamente definidos como sociais e históri..
Esta coletânea reúne artigos sobre cinema e fotografia, escritos pelo pesquisador de Artes Visuais Paulo Roberto Barbosa. Filmes de viagens de Georges Méliès são o que o autor aborda de início, tomando nota do assombro do diretor francês com a chegada dos meios de transporte modernos, ao alvorecer d..
As populares oficinas de escrita de Robert McKee lhe renderam uma reputação internacional. A lista de seus alunos ganhadores do Oscar se estende por páginas. A base de seu programa é o livro Story (também publicado no Brasil pela Arte & Letra), obra que definiu a forma como falamos sobre a arte de c..
Um roteiro afetivo da história da psicanálise
Nesse livro, Elisabeth Roudinesco abandona sua abordagem acadêmica habitual para dar livre curso a encadeamentos inéditos. Em vez de conceitos, atores ou países, o leitor encontra temas, palavras, ficções e territórios reunidos de modo arbitrário e pes..