O livro A gente só é, e pronto! Uma análise linguístico-discursiva sobre os impactos da LGBTIfobia na escola nasceu a partir dos vários questionamentos que emergiram após a gradual desistência de estudantes LGBTQIA+ de um projeto escolar que era uma demanda genuína do grupo, o "Portas Abertas". Nas ..
O livro A (re)escrita em espaço escolar: a relação professor-saber-aluno objetiva apresentar, por meio da observação e da análise no espaço escolar, de que modo o ensino de (re)escrita em Língua Portuguesa a partir da produção textual ocorre e em que medida a relação professor-saber-aluno afeta esse..
Ao recuperar ensaios e artigos escritos no calor do lançamento da obra O lustre, segundo romance de Clarice Lispector, publicado em 1946, Mariângela Alonso busca também esclarecer o lugar que O lustre ocupa no horizonte ficcional de Clarice, valendo-se do diálogo entre Literatura e Psicanálise. Nest..
O livro A arte de morrer e renascer em Ariel, de Sylvia Plath traz um novo olhar sobre a tão polêmica poética de Plath e desmistifica elementos decorrentes em sua obra, apresentando uma análise linguística, filosófica e simbólica de poemas omitidos de sua primeira edição. Cada palavra, cada verso e ..
A atividade do professor de inglês na escola pública: a comunicação oral presente na sala de aula tem como objetivo ampliar discussões sobre o estudo do trabalho docente e reflexões sobre o explorar a comunicação em língua inglesa na escola pública, tendo como ponto de partida o olhar do próprio pro..
O livro A construção do ethos discursivo em relatos de pescadores de Gararu correlaciona o estudo de memória coletiva e argumentação retórica numa perspectiva textual, direcionando a construção do ethos discursivo dos pescadores de Gararu/SE, cidade ribeirinha banhada pelo Rio São Francisco, pelas e..
Em A enunciação em A hora da estrela, Edson Ribeiro da Silva faz uso dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa para abordar aspectos constitutivos de A hora da estrela, novela em que Clarice Lispector joga com as possibilidades de mascaramento de si mesma, como “verdadeiro a..
A escrita autobiográfica: por uma didática do ensino-aprendizagem é embasado pelo Interacionismo sociodiscursivo e pelos autores de Didática de Línguas, da Universidade de Genebra, que teorizam o ensino de gêneros de texto como atividades de linguagem...
Esta pesquisa tem por objetivo resgatar o conceito do gênero nonsense com a finalidade de testar a hipótese de um possível diálogo entre textos de duas obras de características e épocas distintas: Viagem numa peneira, de Edward Lear (1846) e Quatro-olhos, de Renato Pompeu (1976). Os estudos realizad..
A Estrutura Potencial do Gênero (EPG) é uma teoria de análise de gêneros desenvolvida por Ruqaiya Hasan na obra Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective, publicada em 1989. A teoria se tornou conhecida no Brasil principalmente a partir das pesquisas de Désirée..
Por meio de uma estimulante pesquisa realizada com adolescentes do Rio de Janeiro e de Barcelona, este livro procura questionar as “verdades” sobre a relação dos adolescentes com o livro e a leitura. Para isso, Isabel Travancas, pesquisadora da área de comunicação, decidiu ir ao encontro dos adolesc..
Não cabe aqui uma valorização da contribuição analítica deste trabalho, pois já foi feita várias vezes e é hoje uma referência indispensável nos estudos de Drummond. Na época, no entanto, era também uma provocação metodológica, pois pela primeira vez Gilberto formulou suas premissas teóricas em cont..
O livro A Fonologia Diacrônica do Proto-Mundurukú (Tupí) busca recuperar a história das línguas Mundurukú e Kuruaya, ambas pertencentes à família Mundurukú, tronco Tupí. Ele reúne uma série de eventos ocorridos nessa pequena família Tupí, desde o Proto-Mundurukú, o período ancestral que deu origem à..
Portugal e Brasil são duas pátrias irmãs sob o ponto de vista histórico-cultural, ambas compartilhando a mesma língua, a língua portuguesa. A obra A identidade linguística brasileira e portuguesa: duas pátrias, uma mesma língua? da autoria de Ivonete da Silva Santos e Alexandre António Timbane levan..
O livro A lâmina do risco e do reconhecimento: ensaios teórico-críticos propõe ser um grande apanhado de algumas das principais discussões no campo legado dos estudos literários do século XX. A partir da compreensão técnica do fenômeno estético, as discussões nos diversos campos propostos trafegam e..
Nos dias atuais, é intrigante desejar conhecer o leitor de poesias. A leitura performática da obra Poemóbiles, de Augusto de Campos e Julio Plaza nasce a partir de um questionamento sobre as possibilidades de leitura de poesias, ou melhor, de um tipo específico de poesia que foge ao padrão de poesia..
As navegações e descobertas portuguesas do século XV fizeram do português a primeira língua a ser globalizada, mas mantiveram oculto por séculos o poder da língua como ativo político. Seis séculos depois, este livro desbrava os obscuros oceanos da lusofonia, nos quatro cantos do globo, para mostrar ..
Este livro objetiva “mergulhar” o leitor em seu primeiro contato com a escrita culta de documentos oficiais e, assim, apresenta questões atinentes às concordâncias nominal e verbal, às regências nominal e verbal e à forma e à função de alguns documentos oficiais utilizados no ambiente de trabalho. A..
A arte é frequentemente organizada em hierarquias injustas, comandadas por detentores de discursos hegemônicos que ecoam e persistem ao longo do tempo. Nessa lógica, a natureza-morta nos dá um exemplo de politização e subversão. Se em sua origem ela foi menosprezada pelas academias de arte que a col..
O livro reexamina o lugar da prosa ficcional rural na cena literária brasileira do século XIX. Considerando o estudo da posição social do narrador, do protagonismo do homem livre pobre e da centralidade da ação violenta na estruturação das ações narrativas, o ensaio sinaliza e situa os impasses e as..
O campo da Análise de Discurso oferece um instrumental teórico que permite ao pesquisador refletir sobre os diversos aspectos relacionados à linguagem e à sociedade. Tendo esse aporte teórico, o livro A memória e seu funcionamento na avaliação escolar, voltado a professores em geral e, especificamen..
Até pouco tempo atrás, a língua de sinais não era considerada língua. Atualmente, além de ser reconhecida como língua oficial em nosso país, são inúmeras as pesquisas que estão comprovando cada vez mais a complexidade linguística dessa língua visual gestual. Uma dessas complexidades é apresentada ne..
A narrativa ficcional: múltiplas feições apresenta um conjunto de textos que problematizam o literário tendo em conta diferentes abordagens teóricas sobre a literatura brasileira e estrangeira, bem como integra reflexões na direção da forma literária como transfiguração de elementos não literários e..
A organização do sentido nas narrativas míticas indígenas procura revelar as estruturas significativas que são comuns a diferentes textos da mitologia dos índios do Brasil. Na obra, os mitos são tomados não apenas como objetos significativos, mas também (e antes de tudo) como objetos representativos..