A agitação geopolítica internacional e os conflitos armados que a humanidade vem atravessando há anos proporcionam a ocasião para esta reflexão sobre a teoria de Freud acerca da “Guerra e da Morte”. Baseada no mito da horda primitiva, da morte do pai e da dívida comum, a sociedade, segundo o fundado..
Você conhece alguém que tem muita dificuldade em se comunicar, se relacionar... e muitas vezes sente que a própria vida não tem mais significado? Essas pessoas mudam várias vezes de estudos, trabalho, relações e parece não ter fim a insatisfação. Você já se sentiu assim? A maioria de nós em algum mo..
A arquitetura da personalidade propõe-se a subsidiar respostas para alguns questionamentos do indivíduo na busca do autoconhecimento: o que diz a mente, o cérebro e o corpo? Que mensagens estão por trás de minhas doenças? O que causa os sentimentos de ansiedade, desconfiança e angústia injustificáve..
O que é felicidade? É possível alcançá-la definitivamente?
A sociedade líquida moderna espera que cuidemos de dar sentido e forma às nossas vidas, nos julga pelos resultados e também nos faz pensar que a arte da vida tem por objetivo a felicidade. O livro do grande pensador contemporâneo Zygmunt Ba..
Por que se referir assim à questão, por que a batalha do autismo?
Porque a identificação e o "diagnóstico" do autismo geram muitas polêmicas. Porque a expressão é recorrente nos depoimentos de pais de autistas sobre seu cotidiano de obstáculos. Porque, não menos importante, o tratamento do autismo ..
Quando o bebê começa a desenvolver a audição e o tato? Como o momento do parto pode afetar a relação entre mãe e filho? Mãe ansiosa é igual a bebê ansioso? Como conter um acesso de raiva de uma criança de dois anos? Por que é tão importante ter amigos? O que se deve fazer, afinal, para que uma crian..
Um dos mais importantes pensadores da atualidade faz uma reflexão provocadora e necessária sobre a crise do capitalismo global
Vivemos tempos incertos e conturbados. No entanto, até mesmo a previsão mais pessimista sobre o futuro projeta a ideia esperançosa de que nada pode ser tão ruim – sempre h..
Quando uma criança passa dos cinco anos, sua atenção deixa de se concentrar apenas na família. As pessoas, lugares e acontecimentos do mundo exterior despertam sua curiosidade e interesse. A mudança traz alegrias para os pequenos, mas também uma série de dúvidas, desconfianças e hesitações. Para os ..
O diálogo caloroso e envolvente entre representantes de duas gerações distintas de psicanalistas coloca o leitor em contato direto com o universo clínico de Françoise Dolto. Uma introdução às ideias e à prática da psicanalista, respeitada pelo importante trabalho realizado com crianças. Em pauta, te..
Em cinco lições, o renomado psiquiatra e psicanalista J.-D. Nasio se propõe a aprofundar, de forma brilhante e didática, a teoria e a clínica da depressão — para ele, mais do que um distúrbio de humor, a depressão é antes de tudo uma patologia da desilusão.
Qualquer um pode ficar deprimido? O que po..
Novos trabalhos de pesquisa interessantes nos ajudam a entender melhor o processo da nossa individuação. Eles mostram quais circunstâncias de vida, quais decisões exercem a maior influência sobre nós. Não são apenas os maiores desafios na vida que nos fazem amadurecer. E também não precisamos temer ..
Este livro apresenta uma análise institucional do discurso das principais formas de tratamento para o autismo no campo da Psicologia: a Psicanálise e a Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Foram entrevistados profissionais que trabalham com essas abordagens, e os resultados, até certo ponto, sur..
Esse livro explora o mistério da dor de amar – seja ela causada por perda, abandono, humilhação... –, buscando entender o mecanismo daquilo que nos causa dor. Nasio se destaca pela clareza e elegância com que consegue transmitir, inclusive para não-especialistas, conceitos complexos da psicanálise...
Em geral, quando não encontramos nenhuma justificativa concreta para uma dor corporal, costumamos dizer que ela é psíquica. Porém, mais do que uma sensação, a dor pode ser uma emoção que surge sem qualquer agressão física imediata. É o caso do viúvo que sente dores no corpo quando entra em contato c..
Para o autor, a entrevista é um diário entre duas pessoas, diálogo que é sério e tem um propósito. A questão fundamental para o entrevistador deve ser sempre a seguinte: qual será o melhor modo de ajudar a pessoa?..
Famílias lideradas por mulheres, homossexuais que manifestam o desejo de se casar e criar filhos, adotando a ordem familiar que sempre repeliu sua preferência sexual, e delinquência juvenil levada ao extremo apontam algumas das grandes transformações que vêm ocorrendo na família ocidental. A liberal..
Mesmo que o mistério da origem do universo não existisse, o mistério da consciência nos encararia: como é possível que um agregado de átomos, organizados como moléculas, estruturadas em células, conectadas em redes funcionais em seu sistema nervoso, possa estar consciente de pensamentos, sentimentos..
Em um mundo em que, aparentemente, as pessoas buscam de forma incessante o ter e estabelecer vínculos do modo mais intenso e rápido possível, os autores desta obra mobilizados pelos sofrimentos contemporâneos percebidos em suas vivências acadêmicas e clínicas, dedicaram-se a pesquisar uma das dimens..
“É o Rio Negro e o Rio Solimões se cruzando. A mamãe disse que eles se cruzam, mas eles não perdem a cor.” Assim se apresenta um desenho em análise com o qual a criança parece indagar: “posso ser um com o outro sem me perder? Como os rios, somos apenas diferentes, mas podemos nos cruzar e desembocar..
Embora familiar na atualidade, a máxima “Freud explica” mostra um desconhecimento dos propósitos científicos do fundador da psicanálise e dos alcances clínicos de sua descoberta. De forma ágil e sintética, esse livro acompanha o trajeto do conceito de interpretação em Freud e Lacan...
O livro A jornada do cuidar: a experiência única de cuidadores familiares na demência lança um olhar ampliado à questão do cuidado na demência e do cuidado que deve ser ofertado aos cuidadores familiares, desde o diagnóstico, até as fases mais avançadas, e até mesmo após a perda concreta. A obra apr..
Como Literatura e Psicologia podem dialogar? Quais contribuições o pensamento de Jean-Paul Sartre – sobre a literatura e sua filosofia existencialista – podem oferecer para que a arte literária seja utilizada como um instrumento nas práticas da Psicologia existencialista sartriana? Buscando responde..
Este livro é um belíssimo estudo, com uma amplitude e uma profundidade exemplares, que considera o ser humano, seja ele paciente, familiar, médico, entre outros, em suas dimensões biológica, psicológica, social e espiritual. Evoca o ensinamento de Ortega y Gasset: “Yo soy yo y mi circunstancia y si ..
Os avanços da ciência moderna, paradoxalmente, têm tornado urgente uma revisão dos quadros clínicos clássicos da literatura psicanalítica. A neurose obsessiva, tipo clínico isolado por Freud no final do século XIX, é retomada e revista nesse volume em toda a sua atualidade...