Notando as lacunas na minha experiência de docência nos alunos de psicanálise, resolvi escrever este livro na esperança de melhor norteá-los na sua vida acadêmica. Para traçar um paralelo entre Schopenhauer e tantos outros filósofos que estiveram perto de abrir os portões do inconsciente e Freud, fa..
Este livro faz uma retomada de alguns pensamentos de Gilles Deleuze, Félix Guattari e de Henri Bergson que demonstram como a humanidade cria sociedades fechadas, presas em círculos representacionais, obrigações e hierarquias e como esses círculos se mantêm por meio de esquemas sensório-motores. São ..
O que é felicidade? Seria possível alcançá-la definitivamente? Em A arte da vida, Zygmunt Bauman reflete sobre essas perguntas, fazendo uma exposição brilhante das condições — e dos limites — que influenciam nossos projetos de vida. Na sociedade atual, somos levados a acreditar que o propósito ..
Schopenhauer não escondera de amigos e seguidores a existência de um manual zelosamente guardado que costumava chamar de Eis heuatón - como as célebres memórias de Marco Aurélio. Depois de sua morte, o executor testamentário, Willen von Gwinner as utilizara para escrever uma biografia do filósofo. I..
O presente livro dá continuidade à obra “O pescador ambicioso e o peixe encantado – A busca pela justa medida”. Ele faz uma severa crítica à nossa civilização planetizada, urdida pelo excesso em todos os âmbitos, a ponto de desequilibrar perigosamente todo o planeta. Mas, ao mesmo tempo, sustenta a ..
A corporeidade e a subjetividade dos estudantes dos cursos de Pedagogia e Psicologia trata-se de uma pesquisa em uma universidade goiana. A importância dessa temática – corporeidade e subjetividade – está presente por ser o corpo que expressa as necessidades humanas, e é para ele que convergem tanto..
Em A cultura no mundo líquido moderno, Zygmunt Bauman — um dos mais brilhantes pensadores da atualidade — rememora os deslocamentos históricos do conceito de cultura e examina seu destino num mundo marcado pelas poderosas forças da globalização, da migração e da coexistência bélica de populações.Há ..
Em A Desordem: a arte de pensar com a própria cabeça, o autor revela, sem pudor, sua opinião a respeito dos assuntos mais polêmicos e controversos da atualidade.Aqui você encontrará 30 ensaios curtos, de fácil leitura, todos com começo, meio e fim, cujos temas abordados incluem religião, política, c..
A dívida impagável implode o edifício da filosofia ocidental e nos oferece não apenas um instrumental teórico, mas também uma fabulosa metodologia expositiva para examinar a modernidade e o capitalismo. É um extraordinário exercício de imaginação crítica.
A dívida impagável examina as relações entre..
O livro A Ética do Prazer: o epicurismo renascente de Lorenzo Valla é um prato cheio para quem considera que o bem viver também pede uma boa mesa, em boa companhia. Assim é retratado o modo de vida simples dos epicuristas pelo jovem italiano Lorenzo Valla, em seu diálogo Do Prazer (século XV), aqui ..
“Este livro é o relatório de um campo de batalha.” É com essa afirmação que Zygmunt Bauman abre esta coletânea, que reúne seis de suas conferências proferidas no Instituto de Ciências Humanas de Viena, em 2008. Em todos os textos, a ética é o ponto em comum.Em um brilhante diálogo com grandes filóso..
Embora seja um autor sobejamente conhecido, citado e criticado no Brasil, Rudolf Otto poderia ser classificado como um "ilustre desconhecido" entre nós. Isso pelo fato de tudo aquilo que se diz do autor, contra ou a favor de suas posições, estar baseado em apenas uma de suas obras: O sagrado, public..
Você já deve ter, em algum momento, perguntado: a filosofia é útil? Em busca da resposta para essa pergunta, este livro concretiza-se para todos aqueles que desejam compreender os sentidos que a Filosofia, enquanto disciplina específica, possui no âmbito da educação básica. A autora apresenta, no de..
O livro A Filosofia no ensino médio: uma análise discursiva dos documentos oficiais aborda discursivamente todo o processo de inclusão e/ou exclusão da disciplina de Filosofia no currículo oficial, tendo como eixo norteador as seguintes questões: quais as relações de poder-saber que permearam a ques..
A força do direito, do cada vez mais prestigiado autor norte-americano Frederick Schauer, vem sendo considerada, há alguns anos, obra de referência sobre o papel que a coerção ocupa na aplicação do direito. O autor não está preocupado em afirmar se a coerção é ou não elemento instrumental essencial ..
A obra de Rosana Vasconcelos Vito constitui um parâmetro entre alguns conceitos da educação senequiana e os pressupostos educativos contemplados no relatório Delors para a Unesco. O texto teve como objetivo apresentar a importância da formação moral do homem independentemente do seu tempo histórico...
O livro A formação ética: entre modelos e a razão apresenta um panorama dos diferentes ideais de formação humana na história da filosofia. Desde o período anterior ao seu surgimento, na Grécia arcaica povoada por mitos, passando pelas transformações ocorridas com o advento do pensamento racional, a ..
O livro A improvável jornada do jovem Russell leva o leitor pelo desenrolar transformador de um período importante na formação do filósofo Bertrand Russell. Nesta jornada, Russell é iniciado no hegelianismo britânico assim que chega em Cambridge como tímido estudante, que sai pela primeira vez de su..
Saiba Mais
• Publicado originalmente em 2015, este livro teve início em um encontro
entre Bauman e Raud na Universidade de Tallin, na Estônia, e prosseguiu
por correspondência. Trata-se de um debate profundo, mas perfeitamente
compreensível para o leitor geral.
• Vivemos hoje rodeados pela incertez..
Retornando a temas tão presentes no pensamento de Zygmunt Bauman — como destino, escolhas e liberdade —, este livro nos convida a uma reflexão indispensável sobre as complexidades de ser humano no mundo líquido moderno.Como surge a individualidade? Será que ela segue o mesmo padrão em diferentes pes..
Uma teoria original para entender por que vivemos num mundo cada vez mais difícil de compreender. Ulrich Beck foi um dos mais influentes sociólogos de nosso tempo. Falecido em 2015, trabalhando ativamente, deixou em finalização o texto deste que é seu livro mais recente: A metamorfose do mundo. Nele..
O leitor tem aqui a tradução, inédita no Brasil deste que é talvez o ensaio mais importante de Benjamin. Esta versão foi a primeira considerada por ele como pronta para publicação. Por muito tempo tida por desaparecida, só foi encontrada nos arquivos de Horkheimer, em Frankfurt, em meados da década ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam aos cidadãos privacidade, liberdade de crença, diversidade de comportamentos ou iniciativa econômica, nem promoveriam justiça social, arruinando o se..
Nesta obra, o autor foca em temas como o comportamento humano e suas relações com o dia a dia social e o meio ambiente, enfatizando uma visão sustentável. Há uma preocupação com a educação, a chave das transformações humanas, para explorar melhor os recursos naturais sem degradar o ambiente e as div..