O livro A gente só é, e pronto! Uma análise linguístico-discursiva sobre os impactos da LGBTIfobia na escola nasceu a partir dos vários questionamentos que emergiram após a gradual desistência de estudantes LGBTQIA+ de um projeto escolar que era uma demanda genuína do grupo, o "Portas Abertas". Nas ..
Em agosto de 2008, por meio da Lei n.º 11.769/08, o ensino de música passou a ser obrigatório nas escolas de educação básica de todo o país. A aprovação da Lei trouxe perguntas pertinentes aos professores da disciplina de Artes, à qual a música se aplica. Questiono, então, como um professor de Artes..
O livro #VaipraCuba! A gênese das redes de direita no Facebook investiga a campanha digital de 2014, um laboratório para experimentações das estratégias e táticas comunicacionais que teriam seu ápice na vitória de Jair Bolsonaro em 2018. Naquele pleito, ainda antes do Brexit e da eleição de Donald T..
Você conhece alguém que tem muita dificuldade em se comunicar, se relacionar... e muitas vezes sente que a própria vida não tem mais significado? Essas pessoas mudam várias vezes de estudos, trabalho, relações e parece não ter fim a insatisfação. Você já se sentiu assim? A maioria de nós em algum mo..
Após a Constituição de 1988, os brasileiros voltaram a escolher seus presidentes. Da primeira eleição direta até hoje, foram sete disputas com quatro presidentes eleitos. O primeiro foi um político pouco conhecido nacionalmente, de discurso moralista, que surfou na insatisfação com o primeiro govern..
O livro A (re)escrita em espaço escolar: a relação professor-saber-aluno objetiva apresentar, por meio da observação e da análise no espaço escolar, de que modo o ensino de (re)escrita em Língua Portuguesa a partir da produção textual ocorre e em que medida a relação professor-saber-aluno afeta esse..
Ao recuperar ensaios e artigos escritos no calor do lançamento da obra O lustre, segundo romance de Clarice Lispector, publicado em 1946, Mariângela Alonso busca também esclarecer o lugar que O lustre ocupa no horizonte ficcional de Clarice, valendo-se do diálogo entre Literatura e Psicanálise. Nest..
O livro A arte de morrer e renascer em Ariel, de Sylvia Plath traz um novo olhar sobre a tão polêmica poética de Plath e desmistifica elementos decorrentes em sua obra, apresentando uma análise linguística, filosófica e simbólica de poemas omitidos de sua primeira edição. Cada palavra, cada verso e ..
A atividade do professor de inglês na escola pública: a comunicação oral presente na sala de aula tem como objetivo ampliar discussões sobre o estudo do trabalho docente e reflexões sobre o explorar a comunicação em língua inglesa na escola pública, tendo como ponto de partida o olhar do próprio pro..
Organizado por Felipe Ferreira Barros Carneiro, Amarílio Ferreira Neto e Wagner dos Santos, o livro A Comunicação Científica em Periódicos debruça-se sobre um aspecto central da ciêcia contemporânea: a comunicação científica e os periódicos. A obra, que reúne 14 capítulos assinados por especialistas..
O livro A construção do ethos discursivo em relatos de pescadores de Gararu correlaciona o estudo de memória coletiva e argumentação retórica numa perspectiva textual, direcionando a construção do ethos discursivo dos pescadores de Gararu/SE, cidade ribeirinha banhada pelo Rio São Francisco, pelas e..
A CRíTICA DE ARTE EM âNGELO GUIDO trata de um dos primeiros críticos a atuar como profissional nos jornais do Rio Grande do Sul, em meados do século XX. Ele é conhecido como pintor e como professor de história da arte da UFRGS, mas poucos sabem de sua produção como crítico de arte. A sua linguagem é..
Em A enunciação em A hora da estrela, Edson Ribeiro da Silva faz uso dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa para abordar aspectos constitutivos de A hora da estrela, novela em que Clarice Lispector joga com as possibilidades de mascaramento de si mesma, como “verdadeiro a..
A escrita autobiográfica: por uma didática do ensino-aprendizagem é embasado pelo Interacionismo sociodiscursivo e pelos autores de Didática de Línguas, da Universidade de Genebra, que teorizam o ensino de gêneros de texto como atividades de linguagem...
Esta pesquisa tem por objetivo resgatar o conceito do gênero nonsense com a finalidade de testar a hipótese de um possível diálogo entre textos de duas obras de características e épocas distintas: Viagem numa peneira, de Edward Lear (1846) e Quatro-olhos, de Renato Pompeu (1976). Os estudos realizad..
A Estrutura Potencial do Gênero (EPG) é uma teoria de análise de gêneros desenvolvida por Ruqaiya Hasan na obra Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective, publicada em 1989. A teoria se tornou conhecida no Brasil principalmente a partir das pesquisas de Désirée..
O livro A expansão do jornalismo para o ambiente numérico apresenta a condição digital do jornalismo. Sobrevivendo sob essa condição, seu ponto de partida hoje é o número, ou seja, “o que é possível de ser programado”;. Nessa perspectiva, a escrita jornalística, em sua versão mais radical, significa..
Por meio de uma estimulante pesquisa realizada com adolescentes do Rio de Janeiro e de Barcelona, este livro procura questionar as “verdades” sobre a relação dos adolescentes com o livro e a leitura. Para isso, Isabel Travancas, pesquisadora da área de comunicação, decidiu ir ao encontro dos adolesc..
A face obscura da esfinge midiática: estudo de recepção junto a adolescentes aborda a recepção de informações e imagens de violêcia, transmitidas cotidianamente na televisão, acerca do jovem em conflito com a lei. Para tanto, a autora faz uma análise das origens e da concepção de violêcia, buscando ..
Não cabe aqui uma valorização da contribuição analítica deste trabalho, pois já foi feita várias vezes e é hoje uma referência indispensável nos estudos de Drummond. Na época, no entanto, era também uma provocação metodológica, pois pela primeira vez Gilberto formulou suas premissas teóricas em cont..
O livro A Fonologia Diacrônica do Proto-Mundurukú (Tupí) busca recuperar a história das línguas Mundurukú e Kuruaya, ambas pertencentes à família Mundurukú, tronco Tupí. Ele reúne uma série de eventos ocorridos nessa pequena família Tupí, desde o Proto-Mundurukú, o período ancestral que deu origem à..
O fim da Ditadura Militar (1964-1985), no Brasil, pôs fim à censura? Que interferências a Geografia Escolar estaria sofrendo nos dias de hoje? Em que medida o Currículo Oficial e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) continuam a impor o poder do Estado na seleção dos conteúdos educacionais? E..
A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna traz ao leitor discussões sobre a significação, veracidade e fluidez das imagens da era digital, em especial as da fotografia, consideradas por autores relevantes, como Soulages, Barthes, Sontag, Santaella, Flusser, Benjamin, Aumont e Couch..
Portugal e Brasil são duas pátrias irmãs sob o ponto de vista histórico-cultural, ambas compartilhando a mesma língua, a língua portuguesa. A obra A identidade linguística brasileira e portuguesa: duas pátrias, uma mesma língua? da autoria de Ivonete da Silva Santos e Alexandre António Timbane levan..