O autor trata de diversos métodos para enfrentar o problema do estudo da cidade, insistindo no fato de que não podemos considerá-los somente como um estudo histórico, mas sim dedicar particular atenção ao estudo das permanências...
Um dos romances mais surpreendentes da literatura brasileira. É um livro sobre o amor e o ciúme, a fidelidade e a rebeldia, mas é também uma celebração da literatura e de seus leitores. Ganhador do prêmio Machado de Assis em 1999. Edição com textos críticos de Adriana Lisboa e Beatriz Resende.
Bia..
Existe uma fronteira sutil entre a cultura do projeto do novo e a da conservação do existente que ainda não foi devidamente explorada. O autor se propõe trabalhar esse desafio e o faz pondo ao centro da sua reflexão o estudo das obras, a partir das quais será possível começar qualquer tipo de teoria..
Este livro trata da fisionomia das cidades, do fato de essa fisionomia ter ou não alguma importância e da possibilidade de modificá-la. Entre seus inúmeros papéis, a paisagem urbana também é algo a ser visto e lembrado, um conjunto de elementos do qual esperamos que nos dê prazer. Dar forma visual à..
APONTAMENTOS DE TEORIA E PRáTICA DO PROJETO é o novo livro do premiado arquiteto e professor doutor Mario Biselli. A obra busca contribuir para uma maior integração entre os campos teórico e prático do fazer arquitetônico, a partir de reflexões fundamentadas em base histórica e no mundo das pesquisa..
O livro reúne dez entrevistas realizadas por Alejandro Zaera-Polo, entre 1992 e 2000, para a renomada revista com grandes nomes do meio arquitetônico – entre eles Rem Koolhaas, Frank Gehry, Jean Nouvel e Álvaro Siza. Figura muito atuante na área acadêmica e autor de renomados projetos, Zaera-Polo fa..
Este livro é sobre a linguagem arquitetônica da fachada principal e do retábulo-mor da Catedral Nossa Senhora da Conceição de Campinas, a partir da apuração dos processos de levantamento métrico e do seu desenho instrumental da época de sua constituição, fornecendo uma reconstituição da sua orientaç..
Os avanços da neurociência desvendam o comportamento do cérebro humano, possibilitando ao arquiteto compreender a relação emocional que o indivíduo estabelece com o ambiente ocupado. Ao longo do processo de pesquisa, busquei investigar a subjetividade de quem projeta e do usuário do espaço que esta ..
Dentro do ensino da arquitetura no Brasil somente é valorizada a arquitetura erudita. Isso se materializa em longas disciplinas sobre a história da arquitetura européia cujos princípios dariam o cabedal necessário para que nossa produção pudesse aspirar ao status de uma arte digna. Ainda hoje, sem a..
Contendo três ensaios seminais (“A parede cindida: voyeurismo doméstico”, “O século da cama” e “Interioridade radical: arquitetura playboy 1953-1979”) e uma entrevista inédita, o livro Arquitetura, sexualidade e mídia traz pela primeira vez uma publicação exclusiva de Beatriz Colomina no Brasil.
P..
Com eixos temáticos de diversidade, tecnologia, acessibilidade e qualidade de vida, Bicicletas nas Cidades revela que os sistemas de bicicletas compartilhadas têm se provado eficientes na transformação global em prol de cidades mais sustentáveis. O livro reúne um time de especialistas, com análises ..
O livro mostra de que forma Lúcio Costa e seus colaboradores, em especial Oscar Niemeyer, buscaram pôr em prática a visão construtivista de elementos como a relação entre espaço, tempo e movimento, o desenvolvimento industrial e a geometria abstrata.
Do traçado da cidade ao planejamento urbano, arq..
Casa Butantã é a casa em que o arquiteto Paulo Mendes da Rocha habitou com sua família e que usou como laboratório para experimentar soluções arquitetônicas que mais tarde o notabilizariam. Embora não costumem figurar nas publicações sobre sua obra, as residências de Paulo Mendes da Rocha revelam as..
Esta coletânea de textos foi produzida por estudiosos dedicados a investigações sobre cidades médias e pequenas, tendo como propósito principal lançar reflexões acerca de algumas questões teóricas, metodológicas e conceituais que afetam as pesquisas relativas a esses tipos específicos de nucleações,..
Com sua capacidade única de tornar inteligíveis os aspectos mais cotidianos da nossa existência, Zygmunt Bauman analisa neste livro a situação atual das grandes cidades. Nelas, o “estrangeiro” é apartado por marcas urbanas da diferença — bairros próprios, grades, muros e todos os mecanismos possív..
Esta obra, apoiada na descrição e na interpretação de imagens fotográficas, pretendeu compreender os símbolos, arquétipos e mitos que povoaram o imaginário missioneiro, no período que se estendeu da instalação da Companhia de Jesus à sua expulsão. Em 1607, chegaram à Província Jesuítica do Paraguai ..
Contraespaços: criação coreológica em dança e a arquitetura de Zaha Hadid é fruto de uma pesquisa em dança que teve como ponto de partida e inspiração a obra da arquiteta Zaha Hadid. O processo foi informado pelos conceitos de imaginação espacial, imaginação corporal e imaginação de movimento, cruza..
A trajetória do Jardim da Infância da Escola Normal de São Paulo, idealizada por republicanos paulistas, que tinham como projeto a organização e modernização da instrução pública do estado em fins do século XIX, teve, em seu percurso, momentos de entusiasmo, influência política/social e perdas. Mesm..
O livro faz uma reflexão sobre o estado de incerteza do mundo atual. A imagem do nevoeiro é um elemento crucial na arte e na arquitetura contemporâneas – das obras de Olafur Eliasson e dos tornados perseguidos por Francis Alys às arquiteturas efêmeras e performáticas, como o "Blur building", de Dill..
Carolina Lyra aborda a obra do arquiteto e artista de vanguarda brasileiro Flávio de Carvalho (1899-1973), a partir de duas perspectivas diversas.
Naquela central, apresenta sua proposta urbanística “A Cidade do Homem Nu” e relaciona-a à arquitetura e cenografia, inserindo-a num mesmo quadro de refe..
Considerando que as cidades se constituem como um espaço masculino, branco e heteronormativo, no qual diferentes grupos sociais a vivenciam de formas distintas e com oportunidades desiguais, o presente livro visa demonstrar o olhar plural das mulheres que compõem a cidade: mulheres trans, mulheres n..
Edificar envolve mais do que materiais e pessoas. É necessário entender o que se pretende desenvolver, o que utilizar e como executar. Os acadêmicos de cursos ligados à área construtiva, seja de nível médio ou graduação, relatam a dificuldade de entendimento quando utilizam bibliografias específicas..
Mais do que casas ideais, as pessoas buscam lares ideais. Pior do que o sentimento gerado pela falta de um teto sobre a cabeça é a sensação de não se fazer parte de nenhum lugar. Essa distinção é basilar para se compreender o argumento central deste livro. Dos lugares ideais à materialidade do lugar..
A partir da década de 1930, diversas correntes estavam em franca disputa na formação da arquitetura brasileira. Os modernos - dentre os quais Lucio Costa e Oscar Niemeyer - sobressaíram-se a neocoloniais e acadêmicos, e conquistaram reconhecimento internacional.
- Como se formou o grupo dos modernos..