Quando se fala em poesia, algumas pessoas acham que deve ser uma coisa chata, mas viver é poesia, sorrir é poesia, chorar é poesia; através dos olhos de um poeta que está atento ao seu redor, tudo pode ser poesia.
Se um poeta descreve um lugar, pode ter certeza de que sua visão abrange cada detalhe;..
Em 2008, Zygmunt Bauman foi convidado pela revista italiana La Repubblica delle Donne para comentar múltiplos aspectos do que chama de “mundo líquido moderno”. Durante quase dois anos, ele publicou quinzenalmente sua contribuição e este livro reúne uma seleção de 44 cartas do autor sobre temas da cu..
No ano de 2013, as manifestações no mês de junho causaram grande euforia no Brasil diante das questões políticas que expuseram, da quantidade de participantes e do número de protestos que ocorreram simultaneamente no Brasil. Esse período gerou muitas interrogações. Como essas manifestações foram org..
A desvalorização dos professores, identificada por diversas pesquisas, é incongruente com a retórica das legislações sobre as políticas educacionais que proclamam a valorização desses profissionais, como decorrência da aplicação de noções de valorização esvaziadas de sentido axiológico. Isso é coere..
O que é felicidade? Seria possível alcançá-la definitivamente? Em A arte da vida, Zygmunt Bauman reflete sobre essas perguntas, fazendo uma exposição brilhante das condições — e dos limites — que influenciam nossos projetos de vida. Na sociedade atual, somos levados a acreditar que o propósito ..
O livro é fruto de uma pesquisa em que foi analisado o uso do Facebook por dois candidatos à Presidência da República nas eleições de 2018: Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. O período escolhido para a seleção de postagens foi o de propaganda eleitoral, entre 16 de agosto e 5 de outubro de 2018 (prim..
O livro A CRIATIVIDADE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS: DA REPRODUÇÃO à INCLUSÃO, nos é brindado por Vera Lúcia Penzo Fernandes e traz à tona um tema esquecido na história do ensino de arte. Como aponta a autora, um tema imbuído de controvérsias que nasceram no momento em que o Ensino de Artes no Brasil ..
Em A cultura no mundo líquido moderno, Zygmunt Bauman — um dos mais brilhantes pensadores da atualidade — rememora os deslocamentos históricos do conceito de cultura e examina seu destino num mundo marcado pelas poderosas forças da globalização, da migração e da coexistência bélica de populações.Há ..
Nesta obra fundamental sobre a economia que emerge da compreensão da vida dos pobres, Banerjee e Duflo, ganhadores do prêmio Nobel, oferecem um retrato fiel da realidade e das aspirações de quem vive com menos de um dólar por dia, propondo assim uma nova maneira de pensar a luta contra a desigualdad..
O livro A estratégia pós-verdade: táticas de deslegitimação rejeita as leituras vulgares sobre a disseminação de falsidades no discurso público. Aqui se buscam as contra - dições de uma visão simplista que reclama de uma “era da pós-verdade” e lança toda a culpa sobre as redes sociais, os indivíduos..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear os discursos tidos como documentais, abalando o regime de verdade que pressupõem. Na esteira da recusa dos fechamentos teleológicos e dos ilusionismo..
A emergência da categoria agricultura familiar e dos agricultores familiares como personagens é recente na história brasileira. Especialmente nas últimas décadas, vem ocorrendo um processo de construção da categoria agricultura familiar enquanto modelo de agricultura e como identidade política de gr..
No curso consagrado em 1982 à Hermenêutica do sujeito, Michel Foucault apresenta uma investigação da noção de “cuidado de si” que, bem mais do que o “conhece-te a ti mesmo”, organiza as práticas da filosofia. Ao descrever o modo de subjetivação antiga, ele busca tornar patente a precariedade do modo..
Uma disputa de poder entre o submundo da política e travestis paulistanas.
Estamos em 2009. Lula segue no auge do poder, o Brasil compõe o grupo dos BRIC e os poços do pré-sal começam a jorrar otimismo. Em uma mansão no interior de São Paulo, durante os feriados de Páscoa, seis políticos e empres..
Uma fascinante história por trás da História.
Uma análise dos principais rituais e símbolos do Exército, vistos através de três importantes tradições: o culto a Caxias como seu patrono, as comemorações da vitória sobre a Intentona Comunista de 1935 e o Dia do Exército, comemorado na data da primeir..
A história do mundo moderno contada através das mudanças populacionais
A ascensão e queda do Império Britânico; o surgimento dos Estados Unidos como uma superpotência; desafios globais como o nazifascismo e a Guerra Fria. Essas são as manchetes da história, mas elas não podem ser de todo compreend..
O encontro entre vítima e algoz retratado em um clássico do teatro moderno sobre a redemocratização do Chile depois da ditadura de Pinochet
A Morte e a Donzela, um clássico do teatro moderno escrito pelo chileno Ariel Dorfman, é um dos mais contundentes retratos do momento posterior às ditaduras mil..
Um estudo abrangente e atualizado de uma nova América Latina a partir de suas dimensões políticas, econômicas, sociais e culturais. Resultado de extensa pesquisa de dois dos mais respeitados sociólogos da atualidade, este livro oferece o retrato fiel de um continente em ebulição. Na virada do mil..
O leitor tem aqui a tradução, inédita no Brasil deste que é talvez o ensaio mais importante de Benjamin. Esta versão foi a primeira considerada por ele como pronta para publicação. Por muito tempo tida por desaparecida, só foi encontrada nos arquivos de Horkheimer, em Frankfurt, em meados da década ..
Raízes do Brasil é um livro formador, tanto para a trajetória de seu autor, quanto para se pensar o país. Mas nem só de homem cordial vive um livro. A malha conceitual que sustenta a imaginação de Sérgio Buarque de Holanda é insuspeitadamente rica e diversa.A queda do aventureiro foi o primeiro livr..
O livro A Revolução Mexicana na Américo do Sul: as apropriações de José Carlos Mariátegui, Tristán Marof e Oscar Tenório, resultado de minuciosa pesquisa de fontes e de fecundo diálogo com extensa bibliografia, distingue-se por uma análise aguda e perspicaz a respeito de temas caros ao pensamento de..
O estudo mais abrangente sobre o papel determinante do racismo na desigualdade brasileira, por um dos mais importantes economistas negros em atividade. “Violenta, autoritária, elitista e medíocre. Essa é a sociedade desigual.” Com inovadora abordagem, o economista e professor Mário Theodoro demonstr..
A Sociologia e a vida pública brasileira é uma coletânea de pesquisas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFGD, reformuladas e adaptadas ao formato de livro. Acreditamos que o leitor encontrará instigantes reflexões e provocações sobre os variados espaços da vida pública no Bras..
A obra A Trajetória do INEP no Contexto das Públicas Brasileiras lança um novo olhar sobre essa instituição que sobrevive até hoje no cenário educacional brasileiro. Mais que isso, compreender sua trajetória nos possibilita localizá-la no espaço-tempo da política nacional. Por meio de análise docume..