Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação, Cinema, Direito, Música, Arquitetura, etc., e vem marcando decisivamente as reflexões que têm sido produzidas nos campos da estética e das artes, da ética e da política, da linguagem e da epistemologia. Por ocasião dos oitenta anos de sua morte em 2020 (Berlim, 15 de julho de 1892 – Portbou, 27 de setembro de 1940), este livro reúne textos de especialistas brasileiros(as) em torno da obra do autor. Entretanto, não se trata apenas de um livro sobre Benjamin, e sim, como indica o próprio título, de um livro sobre e para o hoje a partir do pensamento benjaminiano.
Com textos de: Aléxia Bretas, Augusto de Carvalho, Carla Damião, Daniel Pucciarelli, Ernani Chaves, Helano Ribeiro, Imaculada Kangussu, João Emiliano Fortaleza de Aquino, Luciano Gatti, Marcelo de Mello Rangel, Márcio Seligmann-Silva, Olgária Matos e Rafael Haddock-Lobo.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
Walter Benjamin tem sido cuidadosamente estudado há décadas no Brasil, nas áreas de Filosofia, História, Letras, Artes, Ciências Sociais, Comunicação,..
'Para escrever um autobiografia é preciso ter muita coragem. Cada vez que é publicado mais um volume da grande enciclopédia da minha vida, eu saio na ..
O verão é muito bom. É bom demais! Manolito está de férias, mas o que é bom dura pouco... Em seu terceiro livro, Manolito é demais!, Manolito continua..
Relato autobiográfico, em três volumes, em que a história da China é contada a partir da vida de uma família desde a tomada de poder de Mao Tsé-tung a..
'A epopeia de Gilgamesh', o famoso rei de Uruk, na Mesopotâmia, provém de uma era totalmente esquecida até o século passado. Estes poemas têm direito ..
A cidadania inexistente é o primeiro volume da coletânea de textos selecionados e reeditados de um dos autores mais festejados do Brasil no campo da t..
Jan Plata é um menino sonhador, devorador de livros sobre navegação, que mora com a mãe numa casinha na praia. Nessa casinha há um sino que o menino e..
Nesta obra, a autora examina, com elementos muito ricos, o nascimento da noção de história, na Grécia antiga, e chega à modernidade e contemporaneidad..
Acompanhando o dia-a-dia de Rói e Rúti, este livro desvenda o segredo do grande amor que une esse casal de ratinhos. É um segredo simples e delicado c..
A obra analisa as influências extra-sociais que geram o suicídio e a natureza das causas sociais, a maneira pela qual produzem seus efeitos e suas rel..