Este livro investiga três conceitos intimamente relacionados - gosto, interpretação e crítica, que possuem também suas distinções, gravitando em torno de nosso posicionamento valorativo do objeto estético, seja ele uma obra ou evento de arte contemporânea, um produto de indústria cultural ou um objeto da natureza. Todos os três podem ser considerados na polarização entre a postura meramente subjetiva - 'cada um tem seu próprio gosto', e a demanda ou exigência de objetividade - a tarefa de uma crítica de arte. Cada um dos capítulos problematiza tais categorias não apenas com base nessas polaridades, mas também no interior de uma análise de crítica social, de leitura de obras de arte específicas, além da sempre necessária exegese de textos clássicos da história da filosofia.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, Luchino Visconti e Cornélio Penna. Abordando o universo ficcional e os relatos de memórias desses artistas, dois insigne..
A precariedade da arte surge de uma premissa básica: a arte não é óbvia. Sua potência nasce da lealdade cambiante que estabelece com a “verdade” do mu..
O enfoque psicanalítico das relações que o toxicômano estabelece com a droga situa-se no encontro de uma variada gama de problemas e impasses conceitu..
A partir da década de 90 do século passado, o reconhecimento das possibilidades subversivas da ficção foi cada vez mais restringido ao fato de permear..
A escritora argentina Silvina Ocampo é uma das figuras mais requintadas, talentosas e estranhas da literatura espanhola. Filha de uma família aristocr..
"Este não é apenas mais um livro sobre José de Alencar e sua obra. Invertendo perspectivas e paradigmas crítico-teóricos, Valéria Bezerra mostra que o..
O livro investiga a "mise-en-film" da fotografia no documentário brasileiro procurando demonstrar como a fotografia é requerida na elaboração da memór..
As elaborações sobre a neurose obsessiva no feminino apresentadas neste livro são fruto de uma pesquisa realizada sobre a neurose obsessiva nas mulh..
Traduzido diretamente do hebraico e organizado pelo poeta e professor de literatura hebraica da USP Moacir Amâncio, “A paisagem correta” é o primeiro ..
As democracias parlamentares têm de assegurar certo grau de igualdade e de liberdade entre seus membros para se legitimarem. Sem isso, não garantiriam..
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